Ads 468x60px

22/04/2010

TOCANTINS: Rede Bionorte é discutida em Palmas Fonte Folha do Bico

A participação do Estado do Tocantins na BIONORTE – Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal foi discutida durante uma reunião na tarde desta terça-feira, 20, em Palmas. Participaram do encontro a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Márcia Barbosa; o representante do Comitê Científico da Bionorte, Rafael Sanzio Pimenta; e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Alan Rickson.


Rafael Sanzio destacou a aprovação da proposta do PPG – Programa de Pós-graduação da Bionorte, que vai implantar o curso de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade. De acordo com Pimenta, 150 doutores estão cadastrados na rede BIONORTE para atuarem como professores orientadores. Cada professor pode orientar até seis alunos. “O nosso objetivo é que por meio da Bionorte possamos formar pelo menos 200 doutores por ano”, explicou.

A secretária Márcia Barbosa disse que o Governo do Estado deve investir cerca de R$ 200 mil como contrapartida para a Bionorte. Já o Governo Federal, cerca de R$ 14 milhões. “Teremos uma participação positiva e representativa na Bionorte, que certamente será um grande beneficio para todos os estados que compõem a Amazônia Legal .

A Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal pretende integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia, gerando conhecimento, processo e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. (Jodevaldo Pereira)

0 comentários:

Postar um comentário