Ads 468x60px

10/05/2010

Voz do Galista

Foto ilustrativa de galo de briga. 
Alguns galistas pediram que eu colocasse no Blogue a opinião deles sobre a polêmica que vem se expandindo em decorrência das ações da polícia e do IBAMA contra o que eles chamam de esporte. Vimos pela imprensa recentemente em Teresina e aqui em Floriano batidas da polícia em locais onde se realizam encontros dos galistas para torneios.
.
Sou democrático e espero que as pessoas que leiam este manifesto e entendam do assunto façam uma análise dos "prós e contras" dessa prática e assim contribuam para a melhor solução do problema.
MANIFESTO - O GALISMO
.
"A ignorância das coisas conduz-nos fatalmente ao exagero. A citação não é nova, é bem sabido. A confirmação tem obtido através da história, onde povos e nações nos ofereceram muitos exemplos, alguns extremamente precipitados e sinistros, como o ocorrido a GALILEU, quase queimado vivo por sentença do Tribunal da Inquisição, simplesmente por ter afirmado ser a terra redonda. Mas, se o que ignoramos é sempre exagerado, é implícito que reconheçamos ser o exagero o subterfúgio dos desarrazoados. É o caso das lutas de galos, esporte emocionante, praticado em todo o mundo civilizado, mas que à morbidez de certas pessoas se afirma como perversidade, sadismo e outras tantas tolices, que bem caracterizam conflitos psíquicos ou mentalidade por demais rasteira e atrofiada de quem assim o julga, mutilando a ótica e turvando os horizontes.
.
É bem sabido de que todo leigo tem soluções próprias para os problemas alheios. Por essa razão, compreende-se facilmente porque as lutas de galos são tão caluniadas por alguns, que contra elas despejam uma infinidade de julgamento errôneo, infundado, absurdo e em sua maioria levianos.
.
Entre as opiniões mais generalizadas, figura a de que as lutas de galos são promovidas por pessoas incultas, rudes, grosseiras e na maior parte das vezes, de nenhuma ou de muito pouca civilidade. É certo que as pessoas que esgrimam com semelhantes argumentos, certamente nunca presenciaram uma luta de galos realizada na devida forma, senão jamais argumentariam que somente indivíduos sem cultura e de instintos baixos poderiam interessar-se por essa modalidade de espetáculos. Semelhantes argumentos esboroam-se facilmente quando são citados nomes de galistas ilustres, muito, aliás, que se destacam nas diversas atividades em todo mundo.
.
O mais interessante é que pessoas nada esclarecidas sobre os processos biológicos que regem os seres e as coisas e muitas vezes incapazes de distinguir um galo de uma galinha arvoram-se como seus defensores, ignorando que essas extraordinárias aves brigam desde os primeiros dias de nascidas e se não houver a pronta interferência do homem, se aniquilarão ou se inutilizarão para sempre. O galista, pois, verdadeiro protetor de uma espécie de grandes méritos, é um abnegado e mais do que isto, tem de possuir uma espécie de real vocação para o esporte, pois a criação e o manejo desses animais se prendem às particularidades muito especiais, onde a dedicação, carinho e o espírito de observação são fatores para se levar a bom termo a tarefa. Parecerá exagero isto, mas quem conhecer de perto um galista, em pouco tempo se inteirará de seu carinho e dedicação para com suas aves e não raro verá que, com orgulho, ele lhe apontará determinado animal, já afastado das competições, com seis anos ou mais conservado como Jóia rara. E feliz desse exemplar que não teve a indefectível sorte de um frango de corte! Morrerá de velhice ou de insidiosa doença, mas jamais para o inglório fim culinário.
.
Galo-de-briga luta instintivamente, e isto se constituí no seu maior desejo. Não são instigados um contra o outro como comumente acreditam os leigos no assunto. Brigam por necessidade, pelo seu próprio instinto e pelas excepcionais qualidades com que a natureza os dotou. Apenas o homem, para que essa luta não se tornasse aleatória, como sucederia sem a sua interferência, estabeleceu normas para a igualdade em peso e altura evitando um desproporcional domínio de um lutador sobre o outro.
.
E isso que fizeram conosco é absurdo levando-se em conta a quantidade de criadores existentes em nosso país e que ficam como que marginalizados e, o que é pior, repudiados como marginais por pessoas que têm acesso esporádico à mídia e a usam com o intuito de desinformação e difamação!
.
Quero aproveitar o ensejo para avisar que nós, Galistas, continuaremos a preservar e cuidar dos nossos animais, mesmo sendo tratados por muitos, como marginais. Enquanto isso, os verdadeiros marginais estão soltos, nas portas das escolas vendendo drogas, entrando em nossas casas, tirando a vida de nossos filhos e parentes, carregando nossos bens, nos deixando em estado de choque, como medo iminente.
.
Agradece,
.
Galistas de Floriano."
.

4 comentários:

Unknown disse...

Meus parabéns pelo texto.
Talvez se ao invés de criticar, os leigos ao assunto tratassem de se informar mais sobre essa pratica que já existe a muitos anos, tudo seria melhor compreendido, pois não se trata de algo irracional, mas sim de uma tradição cultural passa de geração à geração.
Existem tantos outros esportes que são muito piores e tem fins bem mais prejudiciais que nem são indagados, então, para que insistir em acabar com a pratica milenar das rinhas de galos combatentes ?

Unknown disse...

parabèns pelo texto
voçê conseguiu expressar o que certamente todos galistas senten
como pessoas leigas que não sabem destinguir um galo de uma galinha podem criticar e marginalizar uma arte milenar parabens voçê foi chou de bola !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

galista disse...

Infelismente os galos de briga serão extintos do Brasi e de boa parte do mundo,por aqueles que se dizem protetores.A sociedade protetora dos animais proibiu o sacrificio de capivaras vetoras de doença letal ao homem,se a lei determinasse que,a sociedade fosse obrigada a arcar com os custos sossiais em caso de contaminação de pessoas ou morte ela pagaria hospital indenização a quem de direito acabaria a sociedade de proteção animal.Para um leigo galo e bom na panela,todo galista ODEIA que fala isso.Eu mudei de esporte,agora gosto de briga de torcida organisada,enquanto não acabam com o futebol.

galista amador disse...

E lamentável mas pessoas que são leigas condenam esse esporte antes mesmo de se informa sobre o assunto, não da pra entende? Como pessoas que nem mesmo sabe as regras de um combate que nem mesmo foi uma única vez a uma rinha de galo, pode condenar e falar sem propriedade alguma através de quaisquer que seja o sistema de comunicação, baseado em que? ou em quem, naqueles que preferem levar uma raça milenar a extinção, nosso Brasil já não tem muito problema pra resolver, e vc que prefere criticar ao invés de se informa por que não olha pro seu rabo sujo antes de querer condenar algo sobre o qual não entende, por que nem mesmo um galista experiente sabe tudo por que vc ou o Ibama saberia!?

Postar um comentário