Ads 468x60px

04/01/2011

Família Siqueira

Caros colegas



Agradeço informações sobre os Siqueira.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
RE: Família: Siqueira 21-07-2001, 21:06
Autor: marsousa      [responder para o fórum]

Caro Artur Camisão Soares

Tenho vários ramos com o apelido Siqueira. De alguns tenho bastante informação, enquanto que de outros muito pouco sei.

Se indicar algumas datas e locais, e eventualmente alguns nomes, poderei ver se os dados que possuo correspondem ao que lhe interessa.

Maria Manuela
RE: Família: Siqueira 22-07-2001, 03:34
Autor: artur41      [responder para o fórum]

Cara Maria Manuela


Estou-me a referir ao ramo Siqueira de
D.Bárbara Joaquina Siqueira Mimoso.
Como a senhora colocou como hipótese
que o apelido Siqueira pudesse ter apa
recido através dos Rolão; poderia ser
uma pista a explorar.
Era a esse ramo dos Siqueira que eu
me estava a referir.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
RE: Família: Siqueira 22-07-2001, 11:17
Autor: marsousa      [responder para o fórum]

Caro Artur Camisão Soares

Como lhe disse, o apelido Siqueira , neste ramo, aparece no nome do Dr. Amaro de Siqueira Mimoso casado com D. Catarina de Azevedo e Siqueira. Estes são 4.os avós do escritor Eça de Queiroz.

Dado que Amaro de Siqueira Mimoso vem no Felgueiras Gayo seria de seguir o que lá está, não fora o facto de, além do nome aparecer Amaro de Siqueira Pinto Mimoso, lhe serem atribuídos como pais José Pinto Pacheco e D. Josefa Freire de Andrade, os quais são na realidade pais da esposa, D. Catarina de Azevedo e Siqueira.
Por várias outras fontes, nomeadamente o casamento de Amaro e D.Catarina e o assento de baptismo de uma neta do casal, Inês Margarida Pereira d'Eça, verifica-se que não existe o apelido Pinto no nome de Amaro e que os seus pais são Manuel Rolão e a segunda mulher deste, Joana Mimoso nascida em Tânger, filha de António Jorge Mimoso, cavaleiro da Casa Real, e de Ana Bogalha.

É curioso que esta minha 10ª. avó Ana Bogalha (não sei de onde lhe vem o apelido e já sei os nomes dos antepassados até aos bisavós) que casou com António Jorge Mimoso em 10-9-1643, descende de uma família Leitão de Tânger, originária da Covilhã e eu tenho de um outro ramo de Tânger, uma 11ª. avó chamada Leonor Banha de Sequeira (que casou em 23-8-1627 com o Capitão Manuel Fernandes de Figueiredo), filha de Lourenço de Sequeira Leitão e de Beatriz de Siqueira (esta filha de Álvaro de Sequeira e Maria Pires).
Possivelmente os dois ramos provêm do mesmo mas até agora não consegui ligá-los.

Quanto aos Siqueiras ligados aos Rolões apenas sei o que está no tema Rolões aqui do Fórum.

Cumprimentos

Maria Manuela
RE: Família: Siqueira 22-07-2001, 16:14
Autor: artur41      [responder para o fórum]

Cara Maria Manuela


Curiosas estas questões. Obrigado pela
sua detalhada informação.


Com toda a consideração

Artur Camisão Soares
RE: Família: Siqueira 20-08-2001, 07:44
Autor: egas45      [responder para o fórum]

A família Siqueira deriva da Sequeira?É que eu sou da família Sequeira: de braga, Porto, Peso da regua , Santa Marta de Penaguião.Sabe alguma coisa desta família?

Anabela
RE: Família: Siqueira 20-08-2001, 13:56
Autor: artur41      [responder para o fórum]

Cara Anabela


Sequeira e Siqueira são no fundo a mes
ma família. Dão origem a ramos familia
res distintos.
Quanto à família a que se refere terá
que ser mais explícita.



Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
RE: Família: Siqueira 10-04-2010, 16:08
Autor: small      [responder para o fórum]

Cara Anabela
Não sei se ainda anda por aqui, no entanto não quero deixar de partilhar o que tenho:

Narciso 10.3.1833 S.Tiago de Priscos
Filho de Manuel José Barbosa e Rosa da Cunha Serqueira do lugar do Crasto

Neto materno de Manuel Gomes (?) e de Custódia Serqueira do lugar do Crasto

São meus ascendentes maternos qualquer informação que queira partilhar comigo é bem vinda
Cumprimentos

Stella
RE: Família: Siqueira 22-07-2001, 23:22
Autor: LBMSPG      [responder para o fórum]

Maria Manuela,

Peço desculpa de interromper, mas ao ler a sua mensagem para o Artur Camisão Soares, deparei com os nomes de José Pinto Pacheco e sua mulher D. Josefa Freire de Andrade.Estes são meus 8º avós, e é um ramo que eu tenho um pouco "encalhado", pelo que lhe ficava eternamente grato, por todas as informações que me possa facultar,quer na descendência, quer na ascendência, e colatrais.

Os dados que possuo são :

JOSE PINTO PACHECO, FCR (2.1.1681), filho de Francisco Pinto Pacheco,CFCR a 14.3.1664(filho de António Pinto Pacheco)e de s.m. D.Isabel Siqueira (inicialmente nos meus papeis , e terá sido por má leitura, tinha o seu nome como Isabel Figueira).Casou na freguesia de S.José (L-2,fls 171) com D. MARIA JOSEFA FREIRE DE ANDRADE, filha de António de Araujo e s.m.D. Maria da Encarnação Freire de Andrade.
Tiveram :

D. TERESA JOSEFA FREIRE DE ANDRADE,n.Lisboa (Martires), e casou a 19.8.1717 em Lisboa (S.José) com seu primo direito SEVERINO DE VASCONCELLOS E SOUSA, filho de Manuel de Sousa e Vasconcellos e s.m. D. Ana Maria Freire de Andrade (irmã de D. Maria Josefa Freire de Andrade). Tiveram :

D. MARIA CLARA DE VASCONCELLOS E SOUSA, casou a 4.4.1737 em Lisboa (S. José), com EUSEBIO SOARES DA GAMA E VASCONCELLOS, FCR, filho de Theotónio da Gama e Vasconcellos e s.m. D. Antónia Josefa Verbana de Vasconcellos. Tiveram :

D. TERESA ARCANGELA DE VASCONCELLOS E SOUSA, casou em Lisboa (Anjos) a 4.7.1760 com JOSE REBELLO DE ANDRADE, FCCR. Tiveram :

JOSE MARIA REBELLO DE ANDRADE DE VASCONCELLOS E SOUSA, FCCR, Cavaleiro da Torre e Espada, General, Comandante da Guarda Real no Rio de Janeiro, n. em Lisboa a 16.10.1773 (Encarnação).Casou com D.JERONIMA PEREIRA DA CUNHA COELHO HENRIQUES Y OSMA, que nasceu a 28.4.1773 em Ouguela, filha do Dezembargador Doutor João Venâncio Pereira da Cunha Coelho Henriques, FCCR (12.6.1771), FSO, e s.m. D.JOANA DE OSMA, n. de Albuquerque, Espanha. Tiveram :

D. MARIANA DAS DORES PEREIRA DA CUNHA COELHO HENRIQUES DE VASCONCELLOS E SOUSA, n. a 26.3.1803 (Sé - Elvas),que casou com MANUEL SEVERO CORREA DE BRITO GUEDES, FCR, filho de José Nogueira Pereira Guedes e s.m. D. Maria Eufrásia Pinto Correia de Andrade. Tiveram :

D. CAROLINA AMELIA COELHO HENRIQUES DE VASCONCELLOS E SOUSA PEREIRA GUEDES, que casou com FREDERICO AUGUSTO RODOLFO LEOPOLDO CAVILLA PARRAL COELHO Y CHICHON. Tiveram :

D. MARIANA CAROLINA DE VASCONCELLOS E SOUSA GUEDES COELHO, n.a 19.4.1866 (S. Julião - Setubal), que casou a 16.7.1892 (S.José - Lisboa) com seu parente AUGUSTO BOTELHO DE MORAES SARMENTO. São os avós paternos da minha mãe.

Mais uma vez lhe fico grato por todas as informações que me possa facultar.

Com os melhores cumprimentos

Luis B.de M.S. Pinto Gonçalves
RE: Família: Siqueira 23-07-2001, 01:04
Autor: PMEQAAT      [responder para o fórum]

Caro Luiz Pinto Gonçalves

Esses Pinto Pacheco e esses Freire de Andrade interessam-me, já que também são meus antepassados pelo lado Eça de Queiroz.Para além das informações que enunciou gostaria de ter acesso a quaisquer outras que possua sobre estas famílias.Elas vêm descritas no F.Gayo?

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira
RE: Família: Siqueira 23-07-2001, 01:44
Autor: LBMSPG      [responder para o fórum]

Caro Pedro,

Estes são, genéricamente,os elementos que tenho deste ramo, e gostaria, tal como você, complementar e trocar com outros ramos descendentes do casamento Pinto Pacheco / Freire de Andrade.

Como reparou na minha mensagem anterior, fiquei surpreendido, pois era um ramo que tinha mais ou menos encalhado, e o que sei é somente os da minha ascendência, não tendo praticamente nada de remos colatrais. Espero que respondam à minha solicitação e enviem brevemente os elementos disponiveis, assim como cotas e referencias no Gayo e outros nobiliários.

Já agora ficava-lhe grato se me informasse como entroncam aí os Eça de Queiroz.

Uma pergunta. Você é irmão da Rita ?

Um abraço

Luis Pinto Gonçalves
RE: Família: Siqueira 23-07-2001, 02:04
Autor: LBMSPG      [responder para o fórum]

Caro Pedro,

Estive a ver no Gayo, e encontrei o casamento de José Pinto Pacheco e D. Josefa Freire de Andrade em "Moura Coutinho, de Lamego",volume VII, página 553, Pereira d'Eça, N9.

Como referi na primeira mensagem o nome que inicialmente tinha da mãe de José Pinto Pacheco, era de Isabel Figueira (e não Siqueira, como refere Marsousa). Gayo chama-lhe D. Isabel Figueira de Padilla.O que acho uma certa graça, pois tenho outros ramos de Padillas na minha ascendência !

Um abraço,

Luis Pinto Gonçalves
RE: Família: Siqueira 23-07-2001, 03:34
Autor: PMEQAAT      [responder para o fórum]

Caro Luiz

Sou de facto irmão da Rita.Eu sou filho do 1ºcasamento do meu pai e a Rita é filha do 2º.
Pelo que me pareceu das informações que me foram prestadas pelo nosso confrade Rui Pereira,aliás a quem desde já volto a agradecer,parece que também sou descendente do casal José Pinto Pacheco/D.Maria Josefa Freire de Andrade,e daí para cima.Ao que parece este casal são 5os avós do Eça e, portanto ,meus 9os avós(tudo pelo lado Pereira d'Eça).Aliás os Pereira d'Eça têm varonia feudal Coutinho como refere, e bem, o Gayo.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira
RE: Família: Siqueira 23-07-2001, 22:55
Autor: rmfrp      [responder para o fórum]

Caros Senhores:

Tenho algumas informações de interesse sobre a ascendência Pinto Pacheco / Freire de Andrade. Antes, porém, permitam-me fazer um ponto de situação.

De acordo com os dados que foram surgindo de várias fontes, José Pinto Pacheco e D. Maria Josefa Freire de Andrade tiveram pelo menos três filhas:

- D. Luísa Teodósia de Castro (que casou com Gonçalo de Sousa de Menezes)
- D. Catarina de Azevedo e Siqueira (que casou com Amaro de Siqueira Mimoso)
- D. Teresa Josefa Freire de Andrade (que casou com Severino de Vasconcellos e Sousa)

Note-se que no registo de casamento de Amaro e D. Catarina eu li (bem ou mal, não o posso verificar neste momento) "Siqueira" e não "Figueira".

Em relação à família de José Pinto Pacheco e D. Maria Josefa Freire de Andrade, pode ser encontrada muita informação na habilitação para Familiar do Santo Ofício do marido de D. Luísa, Gonçalo de Sousa de Menezes (ANTT, maço 7, nº 120). Tive oportunidade de fazer uma rápida consulta, na qual não encontrei referências às irmãs D. Catarina e D. Teresa, mas apenas a parentes mais antigos. Registei o seguinte:

D. LUÍSA TEODÓSIA DE CASTRO é filha legítima, natural de Santarém e baptizada na freguesia de São Julião dessa cidade.

O pai é JOSÉ PINTO PACHECO, natural de Lisboa, baptizado na freguesia de São José. Foi para Santarém, onde serviu o ofício de escrivão das rendas do Cabido da Real Colegiada daquela vila. Este ofício lhe houve, ou comprou, seu irmão inteiro, o Padre Manuel Pinto, cónego na dita Colegiada. Posteriormente, José foi para o Algarve para servir a ocupação de escrivão dos órfãos. Um outro irmão destes, António Pinto Pacheco, foi grande toureador.

A mãe é D. MARIA JOSEFA FREIRE DE ANDRADE, igualmente natural de Lisboa e igualmente baptizada na freguesia de São José. Um irmão desta senhora, o Padre Manuel Freire de Andrade, foi Secretário do Santo Ofício.

Os pais são ambos filhos legítimos.

O avô paterno é FRANCISCO PINTO PACHECO, natural de Lisboa, baptizado na freguesia de São Julião. Foi Cavaleiro da Ordem de Cristo, e "mestre de picaria de quase todos os cavalheiros desta Corte". Foi também comissário das diligências de genere dos que queriam entrar na Ordem, pela Mesa da Consciência. O seu pai foi também Cavaleiro da Ordem de Cristo, Moço de Câmara, ou Guarda-Roupa do rei D. Pedro II.

A avó paterna é D. ISABEL FIGUEIRA DE PADILHA, primeira mulher do anterior, da qual descendem todos os três irmãos Pinto Pacheco, natural e baptizada em Vila Franca de Xira.

(Francisco Pinto Pacheco casou segunda vez com D. Maria de Vasconcellos, e terceira vez com D. Isabel de Zarco Rebelo)

O avô materno é o CAP. ANTÓNIO DE ARAÚJO FALCÃO, natural de Lisboa, baptizado na Igreja da Conceição Velha. Era filho de Francisco de Araújo, cirurgião, e de Ana Henriques, e sobrinho paterno de Manuel de Araújo.

A avó materna é D. MARIA DA ENCARNAÇÃO FREIRE, natural de Lisboa, baptizada na freguesia de São Julião. Esta senhora tinha um irmão, o Padre António Fernandes Freire, coadjutor na freguesia de São José, em Lisboa. Era tia direita de Manuel Freire, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Familiar do Santo Ofício, este filho de Francisca Freire e de António Álvares.

Recomendo aos interessados a consulta do processo.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira
RE: Família: Siqueira 24-07-2001, 01:50
Autor: LBMSPG      [responder para o fórum]

Caro Rui Pereira,

Muito grato lhe fico pelas informações que enviou, e que me são muito uteis.

Em relação às três irmãs, filhas de José Pinto Pacheco e de s.m. D. Maria Josefa Freire de Andrade, ficamos a saber que de D. Catarina provêm entre outras familias os Eças de Queiroz / Queiroz de Andrada, etc.; de D. Tereza Josefa descendem entre outras os Botelhos de Moraes Sarmento ; e do casamento de D. Luisa Theodósia de Castro com Gonçalo de Sousa e Menezes ? Poderá informar-me que familias descendem deste casamento ? Muito agradecido lhe fico por esta sua informação.

Já agora, e por pura curiosidade, reparo que o padrinho de baptismo de D. Teresa Arcangela de Vasconcellos e Sousa, (neta de Severino de Vasconcellos e Sousa e D.Teresa Josefa Freire de Andrade),chama-se João Bernardo de Sousa e Menezes...

Mais uma vez obrigado pelas informações prestadas, com os melhores cumprimentos,

Luis B.de M.S.Pinto Gonçalves
RE: Família: Siqueira 24-07-2001, 14:40
Autor: rmfrp      [responder para o fórum]

Caro Luis Pinto Gonçalves:

De Gonçalo de Sousa de Menezes e D. Luísa Teodósia de Castro sei que descendem os senhores, e depois condes de Bertiandos.

Pode ver a descendência do casal no § 63 do título de Pereiras de Felgueiras Gayo (os nomes aparecem como Gonçalo Pereira da Silva e Menezes, e D. Luísa "Teodora"). A continuação mais recente já está aqui no GP, segundo creio.

Espero que esta informação lhe seja útil. E se por acaso lhe aparecer um padrinho de apelido Mimoso, não deixe de me informar.

Rui Pereira
RE: Família: Siqueira 27-07-2001, 03:13
Autor: LBMSPG      [responder para o fórum]

Caro Rui Pereira

Mais uma vez obrigado pela sua preciosa colaboração. Espero poder dar-lhe noticias em breve.

Com os melhores cumprimentos


Luis B.de M.S.Pinto Gonçalves
RE: Família: Siqueira 27-07-2001, 01:06
Autor: rmfrp      [responder para o fórum]

Caro Pedro Ahrens Teixeira:

Aqui estão os dados do registo de baptismo da sua antepassada D. Luísa Joana de Azevedo Freire de Castro.

Luísa, filha do Dr. Amaro de Siqueira Mimoso e de sua mulher D. Catarina de Azevedo Freire, moradores na vila de Santarém, foi baptizada na freguesia de Salvador de Torres Novas em 28 de Setembro de 1718. Não é indicada a data de nascimento. Nasceu nesta vila por a mãe se encontrar aí de visita. Foram padrinhos Gonçalo de Sousa de Menezes, fidalgo da casa de S. M., aí assistente, e D. Maria Francisca Clara Juliana (?) Amância (?) ..., de Santarém (esta por procuração a Filipe José Coutinho).

(livro de baptismos de Salvador de 1689-1732, a f. 98 verso)

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira
RE: Família: Siqueira 27-07-2001, 09:42
Autor: PMEQAAT      [responder para o fórum]

Caro Rui Pereira

Mais uma vez muito obrigado.Registo a preciosa informação.
Não sabia que o nosso Eça era parente relativamente próximo dos morgados(e depois senhores donatários,viscondes e condes)de Bertiandos.
Rocha Martins, no seu livro "Os Românticos Antepassados de Eça de Queiroz",fala também,pelo lado Pereira d'Eça,de ligações de parentesco com os condes das Antas.Será possível?E se sim,como?Ele não explica.Maria Augusta d'Eça de Alpuim diz a mesma coisa mas também não explica como.O que é facto é que o tio direito de Eça de Queiroz,general José António Pereira d'Eça, foi ajudante do Estado Maior do "seu parente" general conde das Antas.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira
RE: Família: Siqueira 27-07-2001, 21:11
Autor: rmfrp      [responder para o fórum]

Caro Pedro Ahrens Teixeira:

Da descendência de Amaro de Siqueira Mimoso conheço apenas (de uma rápida consulta) o que vem referido na genealogia dos Pereira d'Eça feita por Domingos de Araújo Afonso, que já conhece.

Uma vez que este ramo de Pereira d'Eça já tem parentesco comigo desde o século XVIII, também eu estou interessado em saber dessa descendência.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira
RE: Família: Siqueira 14-08-2001, 01:27
Autor: rmfrp      [responder para o fórum]

Boa noite.

Em relação a Amaro de Siqueira Mimoso, posso informar que no ficheiro dos alunos do Arquivo da Universidade de Coimbra consta:

Amaro de Sequeira, natural de Faro, filho de Manuel Rolhão (!), do curso de Cânones, com inscrições em 01-10-1704, 01-10-1705, 01-10-1706, 01-10-1707, 01-10-1708 e 01-10-1709. Bacharelato em 28-05-1709. Formatura em 24-07-1710.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira
RE: Família: Siqueira 16-08-2001, 01:52
Autor: PMEQAAT      [responder para o fórum]

Caro Rui Pereira

Mais uma vez obrigado pela informação.

Cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira
RE: Família: Siqueira 24-08-2001, 20:15
Autor: rmfrp      [responder para o fórum]

Boa noite.

Aqui fica mais um dado: no índice do Registo Geral de Mercês do ANTT aparece em 1826 uma mercê a Francisco de Sequeira Mimoso Pinto Pacheco - Alvará de foro de Fidalgo da Câmara.

Rui Pereira
RE: Família: Siqueira 01-04-2003, 14:52
Autor: camisao65      [responder para o fórum]

Caro Primo,

No registo que o Luiz Alberto da Costa Fernandes enviou do Brasil, (ver tópico Família Camisão sobre o assunto), existe um António Dutra Camisão, que casou em 1873, com uma senhora de nome, Januária Maria de SIQUEIRA Coutinho.

Um abraço

Luís Camizão
RE: Família: Siqueira 29-12-2001, 03:48
Autor: arezdasilva      [responder para o fórum]

meu caro ahrens teixeira sabia que os teixeira de queiros tem um ramo na india com descendencia ainda aí
jorge arez
RE: Família: Siqueira 15-04-2010, 21:57
Autor: soaressara      [responder para o fórum]

Caro Luis Pinto Gonçalves,

Sabe qual é a filiação de FREDERICO AUGUSTO RODOLFO LEOPOLDO CAVILLA PARRAL COELHO Y CHICHON?

Ando á procura de um João Miguel Coelho casado com Ana Cavilla, provavelmente em Gibraltar antes de 1824, mas em Lisboa cerca de 1840.
Um dos sobrinhos desse João Coelho, Ricardo Leopoldo Lopes Guibara, também baptizado em Gibraltar em 1829 teve como padrinhos José Agostinho Parral, então consul de Portugal em Gibraltar.

Cumprimentos

Sara Pinto Soares
RE: Família: Siqueira 17-04-2010, 19:35
Autor: LBMS      [responder para o fórum]

Sara Pinto Soares,

Segundo as certidões de nascimento de Manoel , Miguel e de D. Mariana Carolina de Vasconcellos e Sousa Guedes Coelho (minha bisavó), são filhos de " Frederico Augusto Rodolfo Leopoldo Cavilha Parral Coelho y Chichon e s.m. a Excelentissima Senhora Dona Carolina Amélia Coelho Henriques de Vasconcellos e Sousa Pereira Guedes", netos paternos de "Miguel João Coelho e de s.m. Dona Ana Cavilla" e netos maternos do " Preclarissimo e Excelentissimo Senhor Comendador Manuel Severo Correa de Brito Guedes, e s.m. Dona Mariana das Dores Pereira da Cunha Coelho Henriques de Vasconcellos e Sousa."

Mais não lhe sei dizer, mas fico na espectativa se me quizer dar mais alguma informação adicional. Sei que o Miguel e o Manuel Gudes Coelho não tiveram descendência, tendo sido os dois excelentes cavaleiros tauromáquicos e forcados amadores.

Com os melhores cumprimentos

Luis Pinto-Gonçalves
RE: Família: Siqueira 17-04-2010, 20:52
Autor: alaps      [responder para o fórum]

Caro Luis Pinto Gonçalves,

Muito obrigada pela sua resposta.
Que boas noticias, a sua bisavó é portanto neta do casal que procuro.
Na verdade quem eu procuro é uma irmã de Miguel João Coelho, Maria Coelho.
Saberá por acaso me dizer qual a naturalidade de Miguel João Coelho e de Ana Cavilla, ou de Frederico Augusto Rodolfo Leopoldo Cavilha Parral Coelho y Chichon?

Cumprimentos

Sara Pinto Soares
RE: Família: Siqueira 17-04-2010, 21:19
Autor: soaressara      [responder para o fórum]

Caro Luis Pinto Gonçalves,

Acabei de reparar que lhe mandei uma resposta com o username do meu pai, por favor responda-me para esta resposta.

Cumprimentos,

Sara Pinto Soares
RE: Família: Siqueira 20-08-2001, 07:39
Autor: egas45      [responder para o fórum]

Os siqueiras derivam dos sequeiras.É que a família da minha mãe é Sequeira.
RE: Família: Siqueira 26-04-2007, 16:57
Autor: sfreitas2004      [responder para o fórum]

Olá,

Procuro informações sobre uma pessoa que veio para o Brasil , meus bisavós Siqueira Pinto de Freitas. Não sei o nome dele sei que era este apelido. Pois a sua esposa era india e chamava-se francisca siqueira pinto de freitas.
obrigado.

Sandro
RE: Família: Siqueira 09-05-2006, 16:13
Autor: denise1234      [responder para o fórum]

Cara Maria Manuela,

Tens alguma informação sobre a família Siqueira de Coimbra (em espacial do casal Antonio Siqueira e Alexandrina Siqueira cujo filho João (ou Juan) José de Siqueira veio para o Brasil no início do século XX?
Família Siqueira 18-09-2006, 15:36
Autor: Lourval      [responder para o fórum]

Cara Denise,
A melhor coisa que você tem a fazer é escrever para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro pedindo pelo prontuário de seu bisavô. Neste prontuário é provável que tenha a informação que procura.
Lourval
RE: Família Siqueira 10-10-2006, 03:26
Autor: denise1234      [responder para o fórum]

Caro Lourval,

Agradeço muito sua atenção em responder minha mensagem pois não tinha idéia de como começar a busca que, me parece, será bem difícil. Vou seguir sua sugestão.
Muito obrigada, Denise
RE: Família: Siqueira 29-01-2008, 14:51
Autor: hsantos      [responder para o fórum]

Bernardo de Siqueira
* Celorico da Beira, Mesquitela, Cadouço 1685
Casamentos
Helena Forte * 1687
Filhos
•Maria Forte de Siqueira * 1712 casa c/ Manoel de Albuquerque


Caríssima Sr.ª D. Maria Manuela / Outros

Sou completamente novato nestas coisas da genealogia, no entanto, acho que é do maior interesse saber de onde se vem para melhor se decidir para onde se vai.

Deixando o pequeno intróito e, tendo por referência os dados em seu poder, ficar-lhe-ei muito grato se algo tiver sobre estes meus avós “Siqueira”; a data de nascimento de Bernardo é mais ou menos esta (visto só ter informação mais rigorosa sobre os Albuquerques); assim como se residia em Celorico ou se era natural de Celorico, a carta de casamento com Helena diz ser este de Celorico e ela de Gouveia, Folgosinho, 1687.

Os Siqueiras aparecem em vários casamentos com Albuquerques (na minha família, claro) mas não tenho mais informação que esta, sobre estes meus avós 12ª avós Siqueira.

Fica o meu e.mail euhe@iol.pt e desde já o maior agradecimento.
HSantos
RE: Família: Siqueira 29-01-2008, 16:37
Autor: Nelita      [responder para o fórum]

HSantos:

Os "Sequeiras" meus ascendentes eram "Sequeiras de Almeida", da`Póvoa de Penedono.
Casaram e dispersaram por vàrias terras, mas não tenho nas minhas notas ninguém Albuquerque.
Se me aparecer qualquer referência a Celorico da Beira ou a Sequeiras, que pense lhe seja útil, enviarei.
Cumprimentos
Nelita.
RE: Família: Siqueira 29-01-2008, 17:23
Autor: hsantos      [responder para o fórum]

Nelita,

Muito obrigado, pela disponibilidade.

Escrevo "Siqueira" porque é assim que está na documentação que tenho.

Sou a acrescentar que Bernardo de Siqueira casado com Helena Forte tem uma filha Maria Forte de Siqueira; (finais de 1600)

Pela mesma época José de Siqueira (1703) casa com Maria Nunes tem uma filha Tereza Nunes de Siqueira;

Ambas minhas 11ª avós.

Ambas casam, respectivamente, com Manoel de Albuquerque e Manoel de Albuquerque Dias;

Assim, sendo, identificados só tenho estes dois Siqueiras (masculinos), ambos de Celorico da Beira, Mesquitela.

Cumprimentos
HSantos
RE: Família: Siqueira 27-05-2009, 19:27
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

carissimo
Acabei de ver os elementos referentes ao seu antepassado Bernardo de Siqueira. Tenho um antepassado que era de vide de linhares e nasceu .....?. O seu nome era António de Siqueira casado com Isabel João eram pais de Bernardo de Siqueira que casou com Antónia Rodrigues. A única data de que disponho é a de baptismo do neto de António de Siqueira que nasceu a 18-06-1719 chamava-se Martinho de Siqueira e casou cm Maria Coelha, em S. Brás-Elvas, no dia 1-06-1740.
Se por acaso tiver alguns elementos referentes ao meu antepassado agradecia. Obrigada.
RE: Família: Siqueira 12-06-2009, 09:05
Autor: hsantos      [responder para o fórum]

Cara M P Sequeira

Cheguei agora de umas férias e ainda não tive tempo para ver/cruzar com calma a documentação referente a Bernardo de Siqueira.
Assim, que consiga direi qq coisa.
Obrigado pelo contacto.
Hélder Eduardo dos Santos
RE: Família: Siqueira 12-06-2009, 14:41
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Obrigada
Estou um pouco desesperada pq me parece que não sou capaz de tirar partido de certa documentação que possa estar disponível nos sites dos arquivos históricos. o que é facto é que gostava de ir mais além.... Já que se trata de uma familia de longa história.

Fico a aguardar a sua reposta.
RE: Família: Siqueira 09-06-2010, 13:38
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Atrevo-me a ser um pouco irónica...... estou à espera da sua resposta, mas nunca mais chega. As muitas consultas que tenho feito leva-me a acreditar que somos mesmo parentes. O seu Bernardo (1685) tem que ser alguma coisa ao meu António de Siqueira cujo filho se chamava Bernardo. Este teve 2 filhos (que eu tivesse identificado nos registos) o Martinho n. 1719 e o Bernardo que nasceu em 1735.
A chave do problema está na guarda. O Hélder não sabe por acaso o nome dos pais do seu Bernardo????????? Veja lá se consegue. Temos que chegar aos ascendentes de Braga.
Estive a ver os seus registos. O Helder é um jovem portanto força....

Obrigada
Maria Sequeira
RE: Família: Siqueira 11-02-2008, 17:56
Autor: hsantos      [responder para o fórum]

Cara Maria Manuela

Tenho o nome de Siqueira na familia até finais do sec XVIII.

Estes Sequeiras são "naturais" ou residentes em Mesquitela casando com Albuquerques.

Se me confirmar que tem informação sobre Siqueiras em Mesquitela, nomeadamente:

Bernardo de Siqueira nascido +- 1685 e casado com Helena Forte;
José de Siqueira nascido +- 1703 e casado Maria Nunes;

ou algo que se possa relacionar com estes, fico muito agradecido.

Cumprimentos
HSantos
RE: Família: Siqueira 12-02-2008, 19:01
Autor: Nelita      [responder para o fórum]

Caro HSantos:

Os Sequeiras ou Siqueiras a que me refiro são oriundos da Póvoa de Penela e espalharm-se por terras circundantes. Eu estudo terras do Alto Douro e nas minhas investigações encontro alguns. Mas não sei se e de que modo se relacionam com os seus.
Cumprimentos
Nelita
RE: Família: Siqueira 26-01-2009, 19:35
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Pertenço à familia Sequeira do alentejo - ELVAS. Nos meus ascendentes existe um Bernardo de Siqueira nascido por volta de 1720 em que os pais vêm da região da Guarda e de nome António de Siqueira e Isabel João. Será que há alguma relação?
Agradeço informação
RE: Família: Siqueira 26-01-2009, 21:56
Autor: hsantos      [responder para o fórum]

Caro/a mpsequeira

Penso que poderá haver.
O meu Bernardo de Siqueira nasce cerca de 1685 casando com Helena Forte.
Nasce Maria de Siqueira (na regiao da Guarda, Mesquitela) + - 1712 que casou com Manuel de Albuquerque que nasceu a 11.01.1696 (a diferença de idades é grande, mas nao anormal). Para já, não tenho mais nenhum elemento sobre estes Siqueiras, no entanto, vou ver (nao tenho aqui) nomes de padrinhos e padres.
Podemos ter como irmão de Maria de Siqueira o seu Bernardo. Se tiver elementos sobre os ascendentes do seu Bernardo, com sorte ainda somos "parentes"
Já agora, a minha familia das beiras tambem vai descendo e cruzando com outras gentes desse magnifico alentejo, Sousel, etc, etc
Diga qq coisa, para cruzarmos informação.
Nao sei se está editado no Genell ou se tem pagina pessoal
no Geneall pode ver o que ja está editado referente a minha familia o meu nome é
Hélder Eduardo de Jesus dos Santos
Cumprimentos e muito obrigado
RE: Família: Siqueira 27-01-2009, 18:19
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Agradeço a resposta. O meu ascendente Bernardo de Siqueira já nasceu na Freguesia de S. Brás em Elvas. Era filho de António de Siqueira e Isabel João naturais de Vide de montes .... de LINHARES . O Bernardo casou com Antónia Rodrigues e em 1719 nasce um filho Martinho de Siqueira que vai dar origem aos meus ascendentes.
Eu não tenho página pessoal. Sou principiante neste tipo de estudos. Mas muito interessada. Vou ver se consigo ver o que me diz estar editado em seu nome. Vamos ver se sou capaz....
Maria Sequeira
Muito Obrigada.
RE: Família: Siqueira 09-06-2010, 14:39
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Afinal eu é que estava em falta. As minhas desculpas.
Não concordo que a Maria seja irmã do meu Bernardo. Eu suponho que o meu António de Sequeira tenha nascido em finais de 1600.
Maria Sequeira
RE: Família: Siqueira 02-07-2010, 14:41
Autor: Paulo Monteiro      [responder para o fórum]

Boa Tarde,

Existe alguma possibilidade dos Sequeiras de que falam terem alguma ligação aos Sequeiras de Quintela da Lapa, Caria, Pera Velha?


Cumpprimentos

Paulo Monteiro
RE: Família: Siqueira 02-07-2010, 21:42
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Boa Noite
Não sei a que data se está a referir. Actualmente os sequeiras que refiro estão no Alentejo. Vieram da Guarda em 1690.
Cumprimentos
maria sequeira
RE: Família: Siqueira 05-07-2010, 08:55
Autor: Paulo Monteiro      [responder para o fórum]

Bom Dia,

Estou a falar de datas mais recentes. Tenho também Sequeiras em Outeiro dos Gatos (Guarda). Mas por esse ramo ainda não explorei.


Cumprimentos,

Paulo Monteiro
RE: Família: Siqueira 05-07-2010, 13:45
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Tenho um antepassado que era Linhares e nasceu por volta qe 1690. O seu nome era António de Siqueira casado com Isabel João (ou Isabel Francisca)eram pais de Bernardo de Siqueira(este nasceu no Alentejo) que casou com Antónia Rodrigues. A única data de que disponho é a de baptismo do neto de António de Siqueira que nasceu a 18-06-1719 chamava-se Martinho de Siqueira e casou cm Maria Coelha, em S. Brás-Elvas, no dia 1-06-1740.
Se por acaso tiver alguns elementos referentes ao meu antepassado agradecia.
Eu julgo que o meu antepassado ANTÓNIO DE SIQUEIRA teria deixado por ai irmãos e outros parentes. Só que ainda não tive disponibilidade para ir ao arquivo Histórico da Guarda. Portanto, é muito natural que haja alguma ligação.

Obrigada pela sua resposta.
Maria Sequeira
RE: Família: Siqueira 05-07-2010, 15:24
Autor: Paulo Monteiro      [responder para o fórum]

Boa Tarde,

Infelizmente ainda não fiu tão dentro da árvore como a Maria. A razão prende-se essencialmente com a questão do arquivo de Lamego, para o qual o acesso não é tão fácil como os Arquivos Ditritais.

De todas as formas:

O meu trisavô Sebastião Sequeira nasceu na Lapa distrito de Viseu) em 23-05-1833 o seu pai era Jozé de Sequeira de Quintela da Lapa (desconheço data de nascimento e óbito) a sua mãe era Angélica Maria de Forles (desconheço data de nascimento e óbito), os seus avós eram António de Sequeira e Angélica Forno de Quintela da Lapa e para os quais desconheço outros dados.

Relativamente ao outro ramo tenho a minha trisavó Maria Cândida nascida em Outeiro dos Gatos - Meda em 1892-08-14 e os seus eram António Manuel Pimentel e Maria Justina de Sequeira ambos de Outeiro dos Gatos e sobre os quais desconheço mais dados.


Cumprimentos,

Paulo Monteiro
RE: Família: Siqueira 05-07-2010, 23:12
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Boa noite

Tenho em meu poder a certidão de casamento (11-12-1780) de João de Siqueira, morador em Elvas, freguesia de Santo Ildefonso, natural de Quintela da Lapa, Bispado de Lamego, com Maria da Conceição, natural da Guarda e vivia em Elvas na freguesia de S. Lourenço.
Os pais de João de Siqueira eram Caetano da Costa e Ana de Siqueira, naturais de Quintela da Lapa, Bispado de Lamego.
Os pais de M. da Conceição eram José Roiz e Maria de Mattos, naturais de S. Marcos cncelho da Guarda.

Acontece que não sei qual o parentesco deste JOÃO de SIQUEIRA ou ANNA de SIQUEIRA com o meu ANTÓNIO DE SIQUEIRA que veio da Guarda e casou com uma Isabel.

Se conseguir dados agradeço que me ajude, pois estes assuntos merecem toda a minha atenção. Tenho encontrado coisas muito interessantes.

O meu trisavô nasceu em 1827, a mãe era M. Rosa de Sequeira e o seu avô era António de Sequeira que nasceu em 1756. O pai deste era Martinho de Siqueira e o pai deste era Bernardo de Siqueira, o qual era filho do tal António de Siqueira casado com a Isabel e que vieram da Guarda.

OBRIGADA
MARIA
RE: Família: Siqueira 06-07-2010, 10:34
Autor: Paulo Monteiro      [responder para o fórum]

Bom Dia Maria,

Obrigado pele sua resposta.
Primeiro de tudo gostaria de dizer que até à data não encontrei nenhum SIQUEIRA na minha árvore, mas sim SEQUEIRA. Não sei se houve aqui alguma alteração de apelido, como muitas vezes acontece.
Realmente o facto de haver um ponto comum que é Quintela da Lapa, não deixa de ser interessante. Agora não deixa de ser verdade que naquela localidade existem muitos Sequeiras.

Tenho noutro ramo Sequeiras que vem de Outeiro dos Gatos, como já lhe exoliquei.

O meu problema neste momento é que as minhas pesquisas terão que se situar em Lamego. O que para mim é muito complicado. Vivo em Oeiras e desloco-me para a minha terra 2 a 3 vezes por ano (Sendim, concelho de Tabuaço), das quais só uma semana no verão. o que não me tem facilitado as pesquisas.

De todas as maneiras como tenho todos os documentos em formato digital, todas as minhas pesquisas são suas, ou de qualquer pessoa para a qual isso tenha interesse.

Cumprimentos,

Paulo
RE: Família: Siqueira 06-07-2010, 11:55
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Bom dia

Obrigada pela resposta ainda não amadureci a resposta. Primeiro que tudo o meu ascendente que veio da Guarda é António de Siqueira, o filho e o neto continuam a ser, mas depois passam a ser de Sequeira. A mãe do meu trisavô era M. Rosa de Sequeira, e até ao neto desta senhora os descendentes foram de Sequeira. O meu bisavô já não pôs de Sequeira aos filhos, pôs simplesmente Sequeira.
Agora como encontrei um entusiasta da geneologia que estuda Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe, sugiro que consulte este forum 'Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe'http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=258027.

Gostaria imenso de ser capaz de fazer a ligação de todos estes Sequeira. Se conseguir diga. Eu sou de Elvas, portanto um pouco afastada da Beira. A pouco e pouco vamos conseguir.
Adeus e obrigada
M. Sequeira
RE: Família: Siqueira 06-07-2010, 14:51
Autor: Paulo Monteiro      [responder para o fórum]

Boa tarde,

Obrigado pela sua informação.
Estou certo que duma forma ou doutra a haverei de ajudar como a Maria me está já a ajudar a mim.
Se depender de mim haveremos de descobrir a ligação desses Sequeiras e Siqueiras.
Entretanto vou contactar o tal entusiasata de Quintela da Lapa ... certo que a Maria vai acompanhar e participar nessa nossa conversa.

Cumprimentos,

Paulo
RE: Família: Siqueira 06-07-2010, 21:39
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Não tenho visto as suas intervenções no forum.
As muitas consultas que tenho feito leva-me a acreditar que somos mesmo parentes. O seu Bernardo (1685) tem que ser alguma coisa ao meu António de Siqueira cujo filho se chamava Bernardo. Este teve 2 filhos (que eu tivesse identificado nos registos) o Martinho n. 1719 e o Bernardo que nasceu em 1735.
A chave do problema está na guarda. O Hélder não sabe por acaso o nome dos pais do seu Bernardo????????? Veja lá se consegue. Temos que chegar aos ascendentes de Braga.
Estive a ver os seus registos. O Helder é um jovem portanto força....

Obrigada
Maria Sequeira

[Voltar] [Topo]
RE: Família: Siqueira 27-01-2009, 09:55
Autor: jsequeira      [responder para o fórum]

Caro mpsequeira

A minha família (Sequeira) vem de Peso da Régua e, antes de Braga, onde existe uma localidade com o mesmo nome.

Cumprimentos

José Sequeira
RE: Família: Siqueira 27-01-2009, 18:25
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Agradeço a resposta. Julgo que os meus ascendentes tem a mesma proveniência isto é na freguesia de SEQUEIRA, mas até à data só me foi possível fazer a pesquisa até António de Siqueira. O meu ascendente Bernardo de Siqueira já nasceu na Freguesia de S. Brás em Elvas. Era filho de António de Siqueira e Isabel João naturais de Vide de montes .... de LINHARES . O Bernardo casou com Antónia Rodrigues e em 1719 nasce um filho Martinho de Siqueira que vai dar origem aos meus ascendentes.

Maria Sequeira
Muito Obrigada.
RE: Família: Siqueira 27-01-2009, 23:10
Autor: jsequeira      [responder para o fórum]

Cara Maria

Pois... o meu trisavô paterno, mas da parte da minha avó, também se chamava António de Sequeira mas era natural de Moura Morta, concelho de Peso da Régua, distrito de Vila Real, portanto um ramo já afastado, embora também originário da zona de Braga, Freguesia de Sequeira.

Cumprimentos e boas buscas

José Sequeira
RE: Família: Siqueira 27-01-2009, 23:29
Autor: MariaDavid      [responder para o fórum]

Caro José Sequeira

Os meus Sequeiras, como deve ter reparado, são oriundos do alentejo. Lamento não poder contribuir com qualquer dado para si. Vou aguardar, para ver se alguém tem qualquer ligação ao meu ramo.

Os meus cumprimentos e boa sorte nas suas pesquisas.

Maria
RE: Família: Siqueira 28-01-2009, 10:46
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

De que região? E como se chamam?
Cumprimentos
Maria
RE: Família: Siqueira 28-01-2009, 13:41
Autor: MariaDavid      [responder para o fórum]

Para mpsequeira e outros interessados


Os meus 10ºs avós:

Gaspar de Sequeira- nasceu cerca de 1590 e faleceu em 18.11.1646 (pais dele: Gomes Ferreira e Inês de Sequeira; avós maternos: Rodrigo de Sequeira e Luisa Pereira)
Grácia Mendes - nasceu cerca de 1600 e faleceu em 21.08.1644 (pais dela: Gaspar Mendes e Inês da Silva; avós paternos: António Mendes e Mécia Alexandre; avós maternos: Diogo da Silva e Grácia Fernandes).

Filhos do casal:

Maria de Sequeira
Gaspar Mendes
Bento de Sequeira
Tomé de Sequeira
Inês de Sequeira
Luisa Pereira

Em relação a Bento de Sequeira, através de outros processos do StºOfício, sabe-se que também foi preso e prestou declarações. Um dos netos diz que ele faleceu no Teixoso mas até ao momento ainda não encontrei qualquer confirmação. Seria importante para mim qualquer data, para me ajudar a situar as buscas.
Este Bento de Sequeira saiu do alentejo com a mulher e um filho pequeno, Manuel da Silva, segundo as declarações de uma irmã, igualmente presa pela inquisição, fixando-se na Covilhã ou Fundão ou Teixoso.

Nota: Neste ramo familiar há vários Gaspar de Sequeira, Rodrigo de Sequeira e Inês de Sequeira, entre primos e irmãos. As terras de oriegem deste ramo familiar situam-se entre Sousel, Veiros e Portalegre.

Aos confrades que investigam famílias alentejanas, agradeço qualquer informação que me ajude a avançar.

Com os meus melhores cumprimentos
Maria
RE: Família: Siqueira 28-01-2009, 15:45
Autor: ffarrajota      [responder para o fórum]

Olá a todos os Sequeiras ou Siqueiras e descendentes:
Tenho também antepassados com este apelido escrito das duas maneiras.
Segue uma lista dos meus para o caso de alguém ter estes antepassados:
- Beatriz Sequeira, de Sandomil cc.Francisco Figueiredo, de Sandomil casamento
(1590?)
- Mariana Siqueira, de Santiago-Seia filha de João Alves e Maria Fernandes, de Sta.Comba de Seia, cc. Domingos Ferrão, de Santiago, filho de João Ferrão e de Ana de Siqueira, de Travanca de Lagos (casamento 1680-1690?)
-Francisco Siqueira, de Folgosa, Santiago, Seia cc.Luísa de Gouveia, de Folgosa-Seia
(casamento 1690/1700)
- Maria Siqueira, de Póvoa das Quartas, Lagos da Beira cc.Manuel Francisco (casamento 1680?)
Se por acaso alguém aqui tiver informação, agradeço o contacto.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Família: Siqueira 23-04-2009, 20:00
Autor: MILTONSIQUEIRA      [responder para o fórum]

Saudações

Como alguns já poderam notar, na minha família neste século passado houve alteraçõestbém de Siqueira para Serqueira ou Cerqueira... ou vice e versa...
Gostaria de ser informado de como posso começar minhas buscas para fazer minha árvore geneológica. Só sei que meus avós (in memorian) eram de 3 corações-MG o Sr. Joaquim Antunes Siqueira e Sra. Petronilia Antunes Siqueira.; E tbém gostaria que alguém daki que tenha o brasão da Família Siqueira q me mande pelo email kzo22@hotmail.com
Agradeço desde já....
Milton Siqueira
RE: Família: Siqueira 28-01-2009, 10:42
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Eu sou actualmente sequeira. O meu bisaô era António de Sequeira (1862). O bisavô deste tb António de Sequeira (1756), era filho de Martinho de Siqueira(1719), este filho de Bernardo de Siqueira Vide e por sua vez o Bernardo é filho do sr António de Siqueira e Isabel João naturais de Vide de montes .... de LINHARES. Aqui começam a falta de dados. O seu trisâvo é de que ano?
Agradeço a resposta.
Maria
RE: Família: Siqueira 24-07-2001, 16:19
Autor: GML      [responder para o fórum]

Existe um ramo de Siqueiras (ou Sequeiras) no Alentejo, nomeadamente em Campo Maior, que se liga aos Mexias daquela região.
RE: Família: Siqueira 17-11-2001, 06:44
Autor: Castro      [responder para o fórum]

Eu estou pesquisando nos microfilmes do CHF (Igreja Mormon)a freguesia de Nossa Senhora da Expectação. Um dos pesquisados é Pedro Afonso Galvão, batisado em 06/06/1658, casado em 09/06/1698 com Joana Mexia Galvão, batisada em 11/02/1674, filha de João Bernardo Pereira e Francisca de Siqueira(2.o casamento, o 1.o foi com Maria Mexia.
Gostaria de trocar informaçoes sobre os Mexias e Siqueiras.

Antonio Carlos de Castro

Campinas-SP
Brasil
RE: Família: Siqueira 23-04-2009, 22:33
Autor: MariaDavid      [responder para o fórum]

Renovando o meu pedido...


Para mpsequeira e outros interessados


Os meus 10ºs avós:

Gaspar de Sequeira- nasceu cerca de 1590 e faleceu em 18.11.1646 (pais dele: Gomes Ferreira e Inês de Sequeira; avós maternos: Rodrigo de Sequeira e Luisa Pereira)
Grácia Mendes - nasceu cerca de 1600 e faleceu em 21.08.1644 (pais dela: Gaspar Mendes e Inês da Silva; avós paternos: António Mendes e Mécia Alexandre; avós maternos: Diogo da Silva e Grácia Fernandes).

Filhos do casal:

Maria de Sequeira
Gaspar Mendes
Bento de Sequeira
Tomé de Sequeira
Inês de Sequeira
Luisa Pereira

Em relação a Bento de Sequeira, através de outros processos do StºOfício, sabe-se que também foi preso e prestou declarações. Um dos netos diz que ele faleceu no Teixoso mas até ao momento ainda não encontrei qualquer confirmação. Seria importante para mim qualquer data, para me ajudar a situar as buscas.
Este Bento de Sequeira saiu do alentejo com a mulher e um filho pequeno, Manuel da Silva, segundo as declarações de uma irmã, igualmente presa pela inquisição, fixando-se na Covilhã ou Fundão ou Teixoso.

Nota: Neste ramo familiar há vários Gaspar de Sequeira, Rodrigo de Sequeira e Inês de Sequeira, entre primos e irmãos. As terras de oriegem deste ramo familiar situam-se entre Sousel, Veiros e Portalegre.

Aos confrades que investigam famílias alentejanas, agradeço qualquer informação que me ajude a avançar.

Com os meus melhores cumprimentos
Maria
RE: Família: Siqueira 24-04-2009, 00:15
Autor: LProjecto      [responder para o fórum]

Cara Maria David:

Começo por lamentar não poder contribuir com nenhum elemento que ajude a clarificar a origem dos seus "Sequeiras", mas apenas para lhe transmitir (se lhe servir de conforto) que me encontro numa situação semelhante à sua com os meus "Sequeiras" ou "Siqueiras", por sinal também alentejanos, e provavelmente com a mesma raíz dos seus, se considerarmos que a freguesia de origem não dista muito das zonas que referiu.

Assim:

1. Maria SEQUEIRA, c.c. Manuel Martins. Foram pais de:

2. Domingos Martins SEQUEIRA, c.c. Isabel da Cruz, a 15.1.1675 - Rio de Moinhos, Borba. Tiveram:

3. Simão Martins SEQUEIRA, c.c. Catarina Mendes Franca, em 1712 - Rio de Moinhos. C.g.

______

2. Cap. Manuel Martins SEQUEIRA, bp. 23.11.1639 - Rio de Moinhos, c.c. Isabel André. Foram pais de.

3. Cap. José António SEQUEIRA, c.c. Catarina Veiga da Silva, a 24.2.1699 - Rio de Moinhos.

Tenho ainda outro ramo da minha ascendência, que seria certamente dos mesmos mas que o limiar dos paroquiais não deixam recuar:

1. Bento Martins SEQUEIRA, c.c. Maria Rosada, a 30.4.1686 - Rio de Moinhos. Tiveram:

2. Luzia Martins SEQUEIRA, bp. 24.12.1702 - Rio de Moinhos, c.c. Manuel Ferreira, filho de Pedro Ferreira, n. Celorico de Basto, e de Júlia Martins Rodrigues, n. Canal, Estremoz.


A título de curiosidade refiro que a minha esposa também tem na sua ascendência
"Sequeiras", mais antigos, da zona de Elvas, parcialmente documentados pelos nobiliários, a saber:

1. Diogo Álvares de SEQUEIRA, Comendador da Ordem de Aviz (tt. de Sequeiras, Felgueiras Gayo). Casou com N e teve.

2. Constança Álvares de SEQUEIRA, n. Elvas, c.c. Fernão Garcia (Escudeiro Fidalgo que morreu no ano de 1483. Era Juíz em Elvas em 1468, como consta do assento da Capela de S. Domingos fl. 21 e 24 do Acórdão da Câmara de 1477. Foi Juíz, e Vereador em Elvas no tempo do Rei D. Afonso V como consta de vários assentos da Câmara da dita cidade (a este Fernão Gracia deu a Câmara de Elvas licença em 1477 para levantar uns arcos nas suas casas da Praça pelo Acórdão lembrado no texto, In "Felgueiras Gayo, tt.º GRACIAS, Cap. 23, n.º 2"). Fernão Garcia era filho de
Lopo Garcia "Boca Negra" ("...viveu em Elvas dizem alguns ser castelhano natural de Badajoz serviu aos Reis deste Reino nas guerras de África. Casou em Olivença com Elvira Pestana. A este Lopo Gracia escreveu o Rei D. Afonso V uma carta em 1450 quando quis passar a África no ano seguinte...").

Tiveram:

3. D. Joana Garcia de Oliveira, que consta como "Joana Garcia", em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=237188


Raiz comum? Quem sabe?


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau
RE: Família: Siqueira 24-04-2009, 00:29
Autor: MariaDavid      [responder para o fórum]

Caro Luís, boa noite e muito obrigada pela sua rápida resposta.


Foi óptimo ter passado alguns dos seus dados pois isso permite, caso eu encontre alguém do seu ramo, passar-lhe rapidamente a informação.

Estou a pensar deslocar-me a Portalegre para ver se encontro algo mas há sempre qualquer coisa de última hora que me impede de concretizar essa diligência.
Sobre os nomes que passei aqui, caso algum lhe possa interessar, diga. Enviarei as informações que consegui dos processos consultados.

Entretanto, vamos aguardar que alguém possa ajudar a fazer luz. Uma coisa é certa, este meu núcleo familiar alentejano é muito escorregadio e os membros familiares parecem querer "esconder" algo quando falam da família. São muito parcos em esclarecimentos e muito ricos em contradições.

Cumprimentos e boas pesquisas

Maria
RE: Família: Siqueira 27-01-2009, 15:55
Autor: MariaDavid      [responder para o fórum]

Caros confrades

Investiguei, recentemente, um dos meus ramos -Sequeira- com origens no alto alentejo, mais concretamente Veiros, Portalegre, Sousel. Ainda não foi possível deslocar-me lá para pesquisa de paroquiais mas já tenho alguma informação quanto a processos do StºOfício.

Alguém dos participantes tem Sequeiras desta região, para que possamos trocar informações? Aguardo respostas.

Cumprimentos
Maria
RE: Família: Siqueira 28-01-2009, 17:28
Autor: luso      [responder para o fórum]

Maria Joana Aouad de Mendoça de Siqueira, 8ª condessa de Azambuja

* 16.02.1966
Pais
Pai: António José Aniceto de Siqueira Freire, 6º conde de São Martinho, 7º conde de Azambuja * 17.04.1918
Mãe: Aida Aouad * 17.04.1932
CasamentosAlenquer, Meca 18.07.1993
D. Augusto Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt de Ataíde, 4º conde de Albuquerque * 08.11.1965


Filhos
D. António Ascenso de Mendoça de Siqueira de Albuquerque de Ataíde * 1998
Títulos, Morgados e Senhorios
Condes de Azambuja (8)
Condes de São Martinho (7)

Correcções / Actualizações © 2007-2010 Guarda-Mor
RE: Família: Siqueira 10-04-2010, 20:58
Autor: MariaDavid      [responder para o fórum]

Renovando o meu pedido...mais uma vez


Para mpsequeira e outros interessados


Os meus 10ºs avós:

Gaspar de Sequeira- nasceu cerca de 1590 e faleceu em 18.11.1646 (pais dele: Gomes Ferreira e Inês de Sequeira; avós maternos: Rodrigo de Sequeira e Luisa Pereira)
Grácia Mendes - nasceu cerca de 1600 e faleceu em 21.08.1644 (pais dela: Gaspar Mendes e Inês da Silva; avós paternos: António Mendes e Mécia Alexandre; avós maternos: Diogo da Silva e Grácia Fernandes).

Filhos do casal:

Maria de Sequeira
Gaspar Mendes
Bento de Sequeira
Tomé de Sequeira
Inês de Sequeira
Luisa Pereira

Em relação a Bento de Sequeira, através de outros processos do StºOfício, sabe-se que também foi preso e prestou declarações. Um dos netos diz que ele faleceu no Teixoso mas até ao momento ainda não encontrei qualquer confirmação. Seria importante para mim qualquer data, para me ajudar a situar as buscas.
Este Bento de Sequeira saiu do alentejo com a mulher e um filho pequeno, Manuel da Silva, segundo as declarações de uma irmã, igualmente presa pela inquisição, fixando-se na Covilhã ou Fundão ou Teixoso.

Nota: Neste ramo familiar há vários Gaspar de Sequeira, Rodrigo de Sequeira e Inês de Sequeira, entre primos e irmãos. As terras de oriegem deste ramo familiar situam-se entre Sousel, Veiros e Portalegre.

Aos confrades que investigam famílias alentejanas, agradeço qualquer informação que me ajude a avançar.

Com os meus melhores cumprimentos
Maria
RE: Família: Siqueira 11-04-2010, 22:38
Autor: mpsequeira      [responder para o fórum]

Maria David
li a sua mensagem e informo que embora tivessem existido e, ainda existem, em Elvas outros ramos da Familia Sequeira, eu ainda não encontrei a relação existente entre eles. os meus ascendentes vêm da Guarda por volta de 1690. A INFORMAÇÃO QUE TENHO é que as origens do nome Sequeira está associado à freguesia de Sequeira do Concelho de Braga. Este nome surge quando um senhor de nome Gonçalo Anes Redondo (filho do 2º casamento de João Pires Redondo com Mór Peres) casou em 1230 com Teresa Esteves de Freitas e tiveram um filho Álvaro Gonçalves de Sequeira. Este teve 2 filhos João Redondo de Sequeira e Inês Gonçalves de Sequeira. A descendência de João Redondo Sequeira deu segundo me parece origem aos ramos de Siqueira e de Sequeira.
A Inês Gonçalves de Sequeira casou com Gonçalo Vasques de Moura, alcáide-mór de Moura. Esta descendência não conheço.
Obrigada
Maria Sequeira
RE: Família: Siqueira 11-04-2010, 23:34
Autor: MariaDavid      [responder para o fórum]

Cara Maria Sequeira

Fico-lhe muito agradecida pela sua resposta, apesar de não termos conseguido avançar nas ligações e nos ramos que ambas conhecemos.

Na realidade, os meus Sequeiras, até onde consegui chegar cerca dos meados de 1500, são todos oriundos do alto alentejo, num perímetro delimitado por Veiros, Sousel, Portalegre. Consegui um assento de baptismo de 1596 (na linha directa dos ancestrais) e muitos outros nas linhas colaterais. Daí para trás, só estimativas recolhidas dos vários processos da Inquisição.

Caso consiga aprofundar mais sobre as ditas origens dos Sequeiras e não se importe de partilhar essa informação, entre novamente em contacto comigo, por favor. Da minha parte, o que pretender saber sobre os meus "alentejanos", caso lhe interessem, esteja à vontade para perguntar.

Uma vez mais o meu bem-haja pela sua mensagem.

Maria

0 comentários:

Postar um comentário