Ads 468x60px

23/04/2010

Confira dicas do chat do G1 para declarar o Imposto de Renda

                                             Confira dicas do chat do G1 para declarar o Imposto de Renda
          
                                          Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB, respondeu perguntas de internautas.

Prazo para declaração termina no dia 30 de abril.
 
Confira abaixo as principais respostas do chat do G1 realizado na quinta-feira (22) com o consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB, sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010. O prazo para a entrega da declaração à Receita Federal termina no dia 30 de abril.


Faça o download dos programas do IR 2010 no Baixa Tudo

A Receita lembra que o sistema de transmissão das declarações fica fora do ar no período de 1h e 5h da madrugada. Entretanto, o programa de preenchimento pode ser baixado a qualquer hora, inclusive nesse período.
A minha mãe recebe aposentadoria por tempo de contribuição e por pensão de morte do marido dela. Posso colocá-la como minha dependente?

Pai e mão só podem ser dependentes se tiveram rendimentos abaixo de 17 mil no ano.

Eu tive imposto retido na fonte nas duas rendas e mesmo assim há o imposto de mais de 2mil reais para pagar. Como posso verificar?
Geralmente isso acontece quando tem mais de uma fonte de renda ou quando teve pouca retenção durante o ano. Ao somar as rendas, pode também incidir uma alíquota maior.
Meu esposo precisa declarar imposto de renda, geralmente opto pela declaração simplificada. Só que eu não sou obrigada a declarar. Pergunto: aquele campo com o CPF e rendimentos do cônjuge, é obrigatório informar se o cônjuge não declara IR?
O fato de não estar obrigada a declarar, mas se teve algum rendimento e não compensa fazer em conjunto, é bom informar. Por menor que seja o valor, pode justificar futuramente um bem que o marido irá comprar.
Sou casado, minha esposa não trabalha mas faço o recolhimento de INSS pra ela. Gostaria de saber em qual tabela devo lançar essa informação é qual código devo usar?

Não pode abater esse valor pago se esposa que não tem rendimentos. A Receita não aceita esse tipo de pagamento facultativo.
Tenho duas aposentadorias, uma no INSS e a outra na FUNCESP. Como tenho mais de 65 anos tenho direito a descontar mais ou menos 18 mil em cada uma delas. Isso é legal?
Você recebeu comprovante das duas fontes pagadoras e colocaram no limite de 18 mil. Só que a lei do Imposto de Renda só considera isento até R$ 18 mil uma vez só. Na ficha de rendimentos isentos você só pode colocar uma vez o valor de R$ 18 mil.
É preciso baixar novo programa para quem envia pela internet?
Tem que entrar no site da Receita e pegar o programa desse ano. Também tem que pegar o Receitanet 2010 para transmitir.

A empresa que eu trabalhei faliu e não emitiu o informe de rendimentos e os últimos dois pagamentos do ano foram feitos por depósito judicial. Como fazer então a declaração destes rendimentos?

Existe uma ficha de rendimentos sob júdice, uma das novidades desse ano.
Quando compensa fazer a declaração em conjunto?


Em conjunto é compensável quando um dos cônjuges não tenha rendimento. Cada contribuinte tem um limite de R$ 18 mil para cada um, mas como dependente pode abater apenas R$ 1.700. Só compensa declarar em conjunto se tiver uma despesa médica ou outra dedução que ultrapasse o valor de R$ 1.700.

Gostaria de saber se posso declarar compras de remédios?

Não pode. A Receita não permite essa dedução.

Em 2009, fui demitido em junho e, desde então, tenho pago sobre o teto máximo a contribuição oficial INSS, como facultativo. Posso declarar estas contribuições ? Caso afirmativo, qual o campo correto para realizá-las?

Só é permitido deduzir pelo período que você trabalhou.
Ganhei um dinheiro como doação do meu pai pela venda de um imóvel, cujo valor foi dividido com minha irmã. Onde e como declarar esse valor, lembrando que permaneceu menos de 1 semana na minha conta?

Você coloca na ficha de rendimentos isentos. Existe um item próprio para doações e transferência patrimoniais, mesmo que tenha usado esse dinheiro para comprar algo.

O sócio de empresa que não recebe mais que o valor isento está obrigado a declarar?

Sócio de empresa não precisa mais apresentar declaração. É uma novidade desse ano.

Recebi uma indenização por dano moral e material, como declaro o referido valor? É o valor bruto ou liquído?

Declare o valor bruto, e é um rendimento tributável.

Para imóvel comprado na planta, é preciso declarar o saldo devedor no formulário "dívidas e ônus reais"?

Não. Só na declaração de bens, discrimine o apartamento e o valor que você pagou até dezembro.

Curso preparatório para fazer prova de residência média pode deduzir?
Não pode. Só pode deduzir creche, fundamental, médio, profissionalizante, superior e pós-gradução. Inglês, dança, cursinho não podem.

Coloquei meus pais como dependente, mas eles moram em outra cidade, tem problema? Meu pai tem mais de 65 e recebe aposentadoria de aproximadamente 13000 por ano, lanço a renda dele como?

O fato de morar em outra cidade não tem problema. Pelo valor é possível deduzir na ficha de rendimentos isentos, tem uma linha para rendimentos isentos de dependentes.

Estou morando no exterior desde julho do ano passado e meus rendimentos salariais são isentos de imposto (mesmo quando recebia no Brasil). Devo fazer uma declaração? E como declaro o salário ganho no exterior?
Se você não comunicou à Receita sua saída do país, por até um ano todos os rendimentos que você recebe no exterior devem ser tributados pelo carnê-leão. O carnê-leão deveria ter sido pago no mês seguinte ao que você recebeu o salário do exterior.
Como declarar o valor pago a Previdência Social - INSS em função de causa trabalhista? No meu caso o Banco do Brasil não informou o valor do INSS da causa, devo solicitar uma retificação na DIRF do Banco do Brasil?

É aconselhável que o banco faça uma retificação. Precisa ver junto com a fonte pagadora para que possa deduzir esses valores.

Sou dentista, no ano de 2009 comecei a trabalhar com Plano de Saúde, gostaria de saber se posso lançar no livro caixa do meu consultório este rendimento ou se tem que ser separado.

Pode sim. Pelo programa do carnê-leão, existe uma opção de dedução do livro-caixa. O que for ligado a sua profissão, pode ser deduzido.

Comprei um terreno em 2007 no valor de R$ 50000,00 mas hoje esta valendo R$ 60000,00 - gostaria de saber onde devo lançar as melhorias feitas no terreno ( muro, portão, gramado).

Quando você faz uma benfeitoria, você lança dentro do próprio item do bem. Você soma ao valor do bem o que você gastou com as benfeitorias.

0 comentários:

Postar um comentário