Ads 468x60px

27/04/2010

ARAGUATINS: Colapso na educação estoura em nível nacional, TV Globo mostra reportagem

          ARAGUATINS: Colapso na educação estoura em nível nacional, TV Globo mostra reportagem


Enviado por Agência Araguaia CAPC em 27 de abril de 2010 – 0:015 ComentáriosAgora é o Brasil que dá razão as cobranças feitas pelos professores da rede municipal de ensino de Araguatins. Iniciando a 3º semana de greve, professores vêem suas reivindicações e cobranças serem noticiadas no Jornal da Globo, no final da noite de ontem, segunda-feira, 26. Logo abaixo o leitor da Folha do Bico pode ver a integra da matéria que foi publicada no site G1 também da Globo e o vídeo na integra da reportagem do Jornal da Globo:
Bar serve de sala de aula improvisada no Tocantins

Todos os dias crianças se reúnem em uma mesa de madeira, embaixo de uma cobertura de palha, para estudar sem material escolar. No fundo, uma mesa de sinuca, ao lado, adultos bebendo. No bar transformado em sala de aula, os alunos se esforçam para aprender.

São algumas das 300 crianças matriculadas na Escola Municipal Maringá, que tem capacidade para apenas 60 alunos e fica em um assentamento rural, na cidade de Araguatins.

Além do grupo que assiste às aulas no bar, outras turmas estudam em sete locais improvisados, com carteiras quebradas e sem energia elétrica. A neta de Dona Joseci estuda em um galpão de madeira usado como salão de festas aos finais de semana.

“Quando vem chuva molha tudo: carteira, papel, livro, tudo”. Além das salas de aula improvisadas as crianças também têm aula em uma casa que foi cedida pela Associação de Moradores do assentamento.

No começo era para ser por apenas seis meses até que a prefeitura construísse um novo prédio, mas já são onze anos funcionando como escola.

No prédio que deveria receber todos os estudantes, o bebedouro é um galão de água e todos usam o mesmo copo. O único banheiro está interditado e virou depósito, as crianças usam o mato. Mas, para o prefeito da cidade, Rocha Miranda, a escola está em boas condições.

“Aluno bebendo água em caneco? Isso é conversa furada, para boi dormir. O que vou fazer é uma escola nova. As crianças vão ter uma escola nova espero que dentro de 120 dias”, promete. (G1 e Jornal da Globo)

0 comentários:

Postar um comentário