Ads 468x60px

11/03/2011

Produção de algodão pluma cresce 29% em área de plantio no Tocantins


A produção da cultura do algodão pluma no Tocantins é promissora. Segundo dados da coordenadoria de produção vegetal da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e Desenvolvimento Agrário, a safra atual teve um crescimento expressivo de 29% na área plantada, em relação à safra passada. Na safra anterior foram plantados 4 mil hectares, aumentando para 5,2 mil hectares nesta safra 2010-2011.
A estimativa de colheita é alcançar uma produtividade de 15% a mais, alcançando 18,7 mil toneladas, ultrapassando a anterior que ficou em 12,6 ,mil toneladas. As plantações estão localizadas na região da chamada “chapada da garganta” na divisa dos estados Tocantins e Bahia e na divisa dos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.
Segundo o coordenador de produção vegetal, José Waltex, esse crescimento é fruto de alguns aspectos relacionados à queda da safra mundial causado por problemas climáticos e a forte demanda pelo produto, uma vez que as indústrias têxteis aumentaram a capacidade de produção. Waltex acrescenta ainda que o mercado de produção de algodão no Tocantins é favorável, pois o Estado possui clima e terras propícias para a cotonicultura.
A produção do Brasil, na última safra, aumentou 137%, em relação à safra anterior. Segundo dados do site Portal do Agronegócio, esse grande avanço é o maior no valor do preço na historia do país. Em janeiro de 2009, a cotação de compra do algodão era de 1.42 libras/peso. Já em janeiro de 2011 subiu para 3.66 libras/peso.

0 comentários:

Postar um comentário