Ads 468x60px

23/12/2010

Wanderlei aponta erros no censo 2009 e estima mais de 220 mil moradores na Capital 17/11/09 14h58

Valmir Araújo
Da Redação

O presidente da Câmara dos Vereadores, Wardelei Barbosa (PSB), convidou o chefe da unidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Tocantins, Francisco Soares, para discutir a realização do censo 2010, durante a sessão desta terça-feira. 17. Segundo o vereador, é importante o poder público de Capital acompanhar este trabalho, para evitar possíveis transtornos.

"Atualmente acredito que em Palmas moram mais de 220 mil pessoas. No entanto, o censo deste ano aponta apenas 185 mil habitantes e o município perde em arrecadações com isto”, afirmou o presidente.

O chefe do IBGE disse que o censo não leva em consideração a população flutuante, como por exemplo estudantes universitários que residem em Palmas, mas são sustentados por seus país que moram em outra cidade. “É importante que os municípios polós trabalhem para gerar empregos para seus estudantes, para que assim eles possam ser contabilizados pelo censo nestas cidades”.

O prefeito da Capital, Raul Filho (PT) também foi convidado para discutir o assunto. Segundo o gestor, é de total interesse do município de Palmas que os “possíveis erros” relativos ao censo na cidade sejam corridos.

O censo de 2010 é uma pesquisa detalhada, onde pretende-se contabilizar todos os moradores das cidades brasileiras, como também colher informações relativas a situação financeiro e qualidade de vida da população. O último censo deste porte foi realizado no ano de 2000.

0 comentários:

Postar um comentário