Ads 468x60px

31/03/2010

OPINIÃO: O trabalho na terra do carnaval biquense “Araguatins” Fonte Folha do Bico

Por: João Renildo Gomes Aguiar




    Os conceitos de trabalho e emprego confundem-se em Araguatins. O primeiro tem para todos desde que haja vontade de fazer e dedicação para continuar, enquanto o segundo depende das decisões do governo Rocha Miranda, do modelo de desenvolvimento do Estado do Tocantins e da hoje estabilidade da economia nacional.

Já vi grupos com anúncios escritos a mão em cartazes pendurados em arvores no decorrer da avenida Araguaia oferecendo serviço de “Chapa” num desejo explícito de trabalhar, enquanto outras esperaram meses ou anos em vão o emprego bater na porta do lar.

Fala-se de crise financeira mundial, oscilação nas bolsas de valores, queda de investimentos, falta de poupança interna, políticas que beneficiam os pujantes, perda de empregos. Em terra araguatinense, já ouvimos de tudo. Menos que chegamos ao padrão desejável de funcionamento da sociedade e de empregabilidade.
O cenário politiqueiro que vigora em Araguatins não é auspicioso para o emprego de nosso povo.

A crença excludente em algumas opção é traiçoeira.

Cada grupo tenta puxar do seu lado: vereadores, prefeito, sindicatos, associação comercial, igrejas, etc.

mania de projeção de crescimento econômico para os próximos anos traz poucos benefícios à massa carente do mais básico das necessidades. Sabemos que a maior parte dos proveitos do crescimento econômico é açambarcado por um grupo minoritário, que não esconde a indisposição de repartir a renda.

Num município onde quase tudo se nos tira, por mal quando não por bem, ainda nos resta sonhar.

Logo a tradição araguatinense de tomar para si o que é de todos nos impede de projetar coletivamente. Araguatins tem sido moldada erroneamente de acordo com interesses políticos, egoístas e, a contragosto dos bem intencionados, a esperança seca e endurece.

Faltam políticas públicas para as pequenas empresas, que geram empregos. Ainda que se desprendam esforços hercúleos, uma minoria delas supera a burocracia, as malandragens do setor privado.

Estaremos cada vez mais vulneráveis a condições degradantes de trabalho para que as cifras de emprego sustentem as macro-políticas obsoletas que se prendem ao crescimento econômico e às demandas do mercado. A pressão vem de fora para dentro.

Na semana que antecedeu o carnaval em Araguatins, vi o depoimento de um dono de bloco que se orgulhava de trabalhar dia e noite na organização do tal bloco. Suspirou e comentou que estava sem tempo para outras atividades.

Trabalho tem. Bobos os nossos governantes, que discutem emprego. (Artigo escrito por João Renildo Gomes Aguiar, estudante de Direito / Até o mês que vem o site Folha do Bico colocará no ar três blogs de opinião escrito por cidadãos araguatinenses mostrandos suas visões particulares sobre os acontecimentos locais, já na semana que vem o primeiro blog a entrar no ar será o Blog do João Renildo)

0 comentários:

Postar um comentário