Ads 468x60px

26/03/2010

ARAGUATINS: Documentário o “Mistério do Globo Ocular” será exibido hoje em rede nacional de TV Fonte Folha do Bico

Chegou a hora do Tocantins e do restante do País conhecer o drama vivido por alguns moradores de Araguatins, acometidos pela misteriosa cegueira. Será exibido nessa quinta-feira, 25, às 23h, pela TV Brasil (Redesat – TV Palmas), canal 13. a produção tocantinense da série DOCTV IV, “O Mistério do Globo Ocular”, do jornalista Wherbert Araújo.

O filme de 52 minutos aborda a estranha doença que afetou os olhos, principalmente, das crianças da cidade de Araguatins, às margens do rio Araguaia, causando cegueira. O autor e diretor tenta responder ao mistério por meio das várias versões e o imaginário da população, e a abordagem da ciência. A obra teve a sua pré-estreia em junho de 2009 no Cine Sesc, em Palmas, quando foi lançada a série composta por 55 documentários de todo país, produzidos na quarta edição do Programa DOCTV.

O filme já foi apresentado também nas cidades de Araguaína, Pedro Afonso, Paraíso e Miracema, mas é a primeira vez que será exibido em rede de televisão para todo o país. Em caráter nacional, o documentário recebeu destaque no site cultural Overmundo e também no Jornal O Globo.

O documentário é uma co-produção da Redesat, a ABEPEC – Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais,Wherbert Araújo e Virtual Criação e Produção, em parceria com a Public Propaganda e Marketing.
Segundo o diretor, Wherbert Araújo, até hoje não foi dado uma resposta ao problema. Ele afirma que, mesmo depois da produção do documentário, várias pessoas na cidade de Araguatins foram atingidas pela doença. As filmagens foram realizadas em novembro de 2008 e o aparecimento do surto há mais de quatro anos. Segundo Araújo, o documentário chama para reflexão. “Como autor e diretor, quis trazer com o filme uma reflexão para o problema das pessoas afetadas”, disse. Araújo afirmou ainda que, em função do problema, as pessoas que foram atingidas estão tendo a iniciativa da criação de uma ONG para atender e assistir os afetados pela doença.
Concepção do filme

O mistério do globo ocular, como proposto em seu projeto original, não traz respostas a este caso, que levou a cidade de Araguatins, no estado do Tocantins, a tornar-se o centro das atenções da comunidade científica mundial – pois o surto não teve precedentes na história da medicina e tampouco teve sua causa identificada. O filme, dirigido pelo jornalista Wherbert Araújo, traz as hipóteses para o surgimento do surto e traduz, por meio de uma edição ágil, o medo e as perdas sofridas pela comunidade – perdas econômicas para a cidade e físicas e psicológicas para os personagens envolvidos.
Este é o mérito do filme: não se propor a desvendar o mistério, mas conseguir reproduzir a confusão que transformou a vida de uma cidade no ano de 2005, com a infecção de centenas de pessoas (principalmente crianças do sexo masculino) e que, até hoje, povoa o dia-a-dia da população, pela falta de uma resposta.

Para o problema, só há especulações, perdas e traumas. Mas uma coisa aquela população sabe: a chave do mistério está no desequilibro ambiental. As pistas existem, mas pesquisador de nenhum estado brasileiro ou do exterior conseguiu decrifá-las. Para compor a equipe de produção, foram selecionados os mesmos profissionais que atuaram em Raimunda, a quebradeira, representante de Tocantins no Doc TV III. Na trilha sonora, destaque para a música Noites do Irã, de Rodrigo Maranhão.

Sobre o diretor

Wherbert Araújo é jornalista, natural de Pedro Afonso – TO. Na produção audiovisual, foi o vencedor do festival de cinema universitário do Tocantins, Chico, no ano 2000 como melhor fotografia e melhor júri popular. Atuou na produção local da minissérie cinematográfica Alice, da HBO, cujo primeiros capítulos se passam na capital, Palmas.O Doc TV é sua primeira produção nacional, onde o filme “O Mistério do Globo Ocular” vai representar o Tocantins na quarta edição do concurso
Sobre o DOC TV
O DOCTV – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD. (Wherbert Araújo)

0 comentários:

Postar um comentário