Ads 468x60px

18/07/2012

ARAGUATINS: Cláudio Santana e Rocha Miranda cobram de ministro implantação do Luz Para Todos Postado por Agência Araguaia CAPC em 6 de fevereiro de 2012 em Bico do Papagaio · 19 Comentários

O prefeito de Araguatins e o presidente da Câmara Municipal, Rocha Miranda e Cláudio Santana, respectivamente, estiveram em Brasília, em audiência com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, para tratar da execução do programa Luz Para Todos no município.
Cláudio Santana solicitou ao ministro, Lobão, agilidade no processo de efetiva instalação nas propriedades rurais que ainda não contam com energia elétrica. Segundo o vereador, atualmente, Araguatins já conta com 75% das propriedades atendidas pelo serviço, mas as atenções estão voltadas para a finalização dos 25% restantes. “Nossa conversa com o ministro Lobão foi franca e aberta, cobramos dele o empenho para finalização dos trabalhos em Araguatins, pois entendemos que o progresso do município também passa pelo desenvolvimento da zona rural, e não abriremos mão”, disso Cláudio Santana.
Ainda segundo o vereador a resposta de Lobão foi positiva e garantiu atenção ao pleito.
O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica (Luz Para Todos) foi lançado em novembro de 2003 com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. A meta de levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008 foi atingida em maio de 2009.
Até a implantação do programa, o mapa da exclusão elétrica no país revelava que as famílias sem acesso à energia estavam majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano, como é o caso do Bico do Papagaio e nas camadas de baixa renda. Cerca de 90% dessas famílias tinham renda inferior a três salários mínimos e 80% viviam no meio rural.
O programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia é operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. O orçamento é composto por recursos federais dos fundos setoriais de energia – a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR) – e o restante é partilhado entre governos estaduais e as empresas de energia elétrica.
Cláudio Santana salientou ainda que o processo de industrialização, mecanização e efetivo desenvolvimento das formas produtivas vão avançar ainda mais em Araguatins, com a cobertura e oferecimento de energia elétrica em 100% das propriedades rurais do município.

0 comentários:

Postar um comentário