Ads 468x60px

06/11/2011

Bonifácio deixa liderança do Governo na AL

Os deputados aprovaram, por unanimidade, na sessão da manhã desta quarta-feira, 21, requerimento em regime de urgência convocando o secretário da Comunicação, Arrhenius Naves, para prestar esclarecimento em relação à contratação de agências de publicidade e propaganda, no valor de R$ 3,2 milhões, sem processo licitatório. O requerimento, além de ser uma das poucas aprovações que a oposição conseguiu nesse ano no Plenário, gerou polêmica e resultou na saída do deputado José Bonifácio (PR) da liderança do governo. Essa é segunda vez em oito meses que o governo terá de trocar o seu líder na Assembleia. De autoria de Wanderlei Barbosa (PSB), o documento lembra que as explicações do Estado, que alegou necessidade emergencial para a realização das campanhas, foram rechaçadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). O MPE ingressou com ação na Justiça acusando o secretário e a as quatro agências contratadas sem licitação de improbidade administrativa.
Polêmica
Apesar da unanimidade na aprovação, deputados avaliaram que os parlamentares da base de apoio ao governador Siqueira Campos (PSDB) não teriam percebido a votação e, desta forma, acabaram deixando a convocação passar. Alguns governistas, inclusive, cobraram falta de orientação do líder Bonifácio.
De oposição, Solange Duailibe (PT) disse que os deputados da base governista não ficaram atentos na hora que o requerimento foi votado. “Então foi falta de atenção dos deputados da base governista”, enfatizou. No entanto, Bonifácio negou a distração no momento da votação e disse que ele votou no requerimento porque quis. “Eu vi o requerimento e ele será convocado, como outros já vieram. Todo mundo votou a favor, ninguém é analfabeto ou cego”, frisou.
O presidente da Assembleia Legislativa (AL), Raimundo Moreira (PSDB), destacou que o governo não tem nada a esconder.
Liderança
Com essa “distração” da bancada de situação, várias discussões sobre o assunto foram geradas na Casa de Leis e uma delas foi sobre a liderança de Bonifácio na AL. Após as discussões, Bonifácio deixou a liderança. Segundo ele, o motivo seria porque não há uma união entre a bancada governista. “Não tem uma união na bancada. Eu não estou conseguindo unir a bancada. Eu consigo conversar mais com a oposição do que com a situação. Existem muitos interesses em conflitos. Muitos querem disputar as eleições em 2012. Só aqui têm uns oito. Muita gente querendo ser prefeito e aproveitar a chance em cima de mim e eu não concordo. Estou aqui para defender o governo com sinceridade”, disse.
Ainda segundo Bonifácio, o governador do Estado, Siqueira Campos (PSDB),  irá ser comunicado oficialmente hoje sobre sua saída da liderança, mas ele já pediu para o ex-deputado Homero Barreto comunicar ao governador, ontem mesmo, sobre sua saída.
Questionado sobre quem ele iria indicar para assumir o posto, Bonifácio disse que sugeria os deputados Marcelo Lelis (PV) e Amélio Cayres (PR). (Jornal do Tocantins)

0 comentários:

Postar um comentário