Ads 468x60px

04/09/2011

Halum diz que não coordenou coleta de assinaturas no Estado, mas garante que PSD tem certificações acima do exigido

Por meio de nota o deputado federal César Halum afirmou que não coordenou a coleta de assinaturas no Estado e diz que é preciso "aguardar a apuração das denúncias e deixar as investigações nas mãos dos órgãos responsáveis e competentes"
O deputado federal César Hallum disse em entrevista ao Site Roberta Tum que não coordenou o processo de coleta de assinaturas para criação do PSD no estado, trabalho que foi feito pelo escritório da senadora Kátia Abreu, “líder maior do partido” no Tocantins. Das 15 mil assinaturas certificadas ele afirma ser responsável por 6 mil, na região de Araguaína, entorno e parte do Bico do Papagaio.

Para o deputado existe uma forte articulação para desestabilizar o início das filiações ao PSD, por parte de adversários, mas as assinaturas certificadas em todo país são em número superior ao necessário para o registro da legenda.

“Eu coletei cerca de 8 mil assinaturas. Destas, o cartório eleitoral certificou 6 mil, o que é normal, já que eles estão comparando as assinaturas na folha de coleta, com a assinatura que está na folha de votação das últimas eleições”, disse ele.

Hallum vê uma forte articulação contrária  num período em que vão começar as filiações partidárias necessárias à participação do processo eleitoral do próximo ano. “A função dos cartórios é justamente esta: conferir e certificar ou não estas assinaturas. E isto só está acontecendo com o PSD, que é um partido que está nascendo forte e incomodando muita gente”, afirmou.

Nota à imprensa

A assessoria de imprensa do deputado encaminhou nota à imprensa em que ele afirma que “um outro excesso pode ter sido cometido”, mas que cabe aos órgãos encarregados a verificação da autenticidade das assinaturas.

“O partido entregou mais de 541 mil assinaturas certificadas. Isto é mais do que o necessário para o registro. Nós não vamos encontrar problemas”, finalizou.

Confira a nota na íntegra:

Nota Oficial. Nº 105/2011 – GCH 282
À imprensa

À titulo de esclarecimento a todos os veículos da imprensa, que ora entram em contato conosco na busca de informações a respeito da reportagem exibida ontem (29.08) no Jornal Nacional veiculado pela Rede Globo de televisão, faço os seguintes apensos:

O Partido Social Democrata coletou as assinaturas que foram enviadas aos Cartórios Eleitorais do Estado para serem certificadas ou não, antecedendo o seu envio para o Tribunal Superior Eleitoral. Os responsáveis por coletar tais assinaturas podem ter tido um excesso ou outro, mas é justamente por isso que existem os cartórios, que selecionam, filtram e certificam os dados contidos nas fichas de criação.

Esclareço que a coordenação no Estado do Tocantins na ação da coleta de assinaturas não foi de minha responsabilidade.

Precisamos aguardar a apuração das denúncias e deixar as investigações nas mãos dos órgãos responsáveis e competentes.

César Halum
Deputado federal

0 comentários:

Postar um comentário