Ads 468x60px

11/04/2011

ARAGUATINS: Dona Ires derrota Pretinho em primeira batalha pelo comando do PSDB

Presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) há mais de oito anos, a empresaria Maria Ires da Gama Lima, a Dona Ires, vinha sofrendo investidas pesadas por parte do “Grupo da Elite” com pretensão de destituí-la do comando do partido. As investidas foram orquestradas pelo conselheiro do Tribunal de Contas, Vagner Praxedes, que fez contato com o presidente estadual do PSDB, Ernani Siqueira, solicitando urgência na mudança de direção do partido em Araguatins, escalando o empresário Pretinho do Supermercado para comandar uma nova comissão provisória.
Antes que a solicitação de Praxedes fosse efetivamente colocada em pratica, a informação vazou e chegou ao conhecimento de Dona Ires, que de imediato reagiu. A primeira ação de Dona Ires foi ligar diretamente no gabinete do governador Siqueira Campos e exigir explicações formais sobre o assunto. Atendida pela auxiliar direta do governador à srª Maria Tereza, responsável também por articulações do PSDB, Dona Ires não contou conversa, foi direto ao assunto e questionou a legitimidade da troca. Ires além das diversas ponderações que fez, afirmou com todas as letras que só deixaria o comando do partido se recebesse uma carta oficial, diretamente do governador, informando à ela os motivos da substituição, caso contrário não deixaria sob hipótese alguma a presidência municipal do PSDB. Outra ligação importante de Dona Ires foi ao presidente estadual do PSDB, Ernani Siqueira, do qual ela exigiu que ele revelasse quem foi o responsável pelo pedido de troca no partido. Ernani por sua vez tentou omitir a informação, mas acabou confirmando que a solicitação havia sido feita pelo conselheiro, Vagner Praxedes. Dona Ires voltou a informar só que agora à Ernani que só deixaria a direção do partido se recebesse explicações formais e assinada pelo governador e pelo próprio Ernani, pois faria uma denúncia diretamente no diretório nacional contra as atitudes interventivas, e também levaria à conhecimento dos órgãos superiores da área, a atuação política do conselheiro Vagner Praxedes, proibida pela Constituição.
Daí então, depois de se mostrar firme e decidida em tocar à frente as afirmações colocadas à Ernani Siqueira e Maria Tereza, os mesmos resolveram recuar da vontade em atender Praxedes e mantiveram o PSDB sobre comando de Dona Ires, ate março de 2011.
Pretinho
Nessa história o empresário Pretinho do Supermercado ficou o tempo inteiro escondido na sobra do conselheiro, Vagner Praxedes, esperando e contando como certo que assumiria a direção do partido, fato que terá de esperar mais um pouco. Vale ressaltar que a direção do PSDB foi renovada tendo Dona Ires como presidente até março do ano que vem, à três meses das convenções que definirão quem realmente será candidato. Esse fato é importante, pois Dona Ires ainda não tem garantia alguma que após esse período ela permanecerá como presidente, podendo ser substituída por Pretinho nos meses de abril, maio ou junho. No meio político muitos apostam que a solução adotada de prorrogar a comissão provisória ate março de 2011 serviu apenas para resolver momentaneamente a situação, pois nos bastidores a guerra estratégica tendo de um lado Vagner/Pretinho e do outro Dona Ires vai continuar, pois março ainda em termos de definição eleitoral é muito distante de junho, mês de convenções.
Todos em Araguatins sabem das pretensões de Pretinho como candidato à prefeito e de Vagner também. A saída de Pretinho do PR para o PSDB foi estratégica, e o empresário tenta apostar em dois fatos: Popularidade de Siqueira e desconfiança de Bolecho, Ronald Correa e do senador João Ribeiro. Pretinho acredita que se permanecesse no PR suas chance de candidatura seriam mínimas. Já Vagner só deixa o Tribunal de Contas para tentar ser prefeito se construir totais condições de vencer, pois terá de abrir mão de um cargo importante, caso veja que não vencerá colocará Pretinho como seu candidato.
Confira como ficou a nova direção do PSDB em Araguatins

0 comentários:

Postar um comentário