Ads 468x60px

17/04/2011

Ao apresentar levantamento feito em 19 hospitais governo pode decretar situação de emergência na saúde pública do Estado

Em entrevista coletiva ocorrida na tarde desta sexta-feira, 15, o governador Siqueira Campos apresentou um diagnóstico da saúde pública no Tocantins que aponta para a falta de manutenção nos hospitais do Estado e anunciou que vai decretar situação de emergência na saúde do estado.
Em entrevista coletiva ocorrida na tarde desta sexta-feira, 15, no Palácio Araguaia, o governador Siqueira Campos apresentou relatório sobre a situação da saúde pública no Tocantins e anunciou que poderá decretar estado de emergencia no setor no começo da próxima semana.
“Declarar situação de emergência, isso eu vou fazer. É ou não é emergencial essa situação? Eu não posso ficar parado, eu vou ter que dar uma solução pra isso, não vou ficar esperando por burocracia”, enfatizou o governador que alegou, ainda, que já pediu a sua assessoria jurídica que buque embasamento para que seja dado o decreto.
As dificuldades apresentadas no vídeo vão desde problemas na tubulação, falta de refrigeração nas salas, degradação da mobília, infiltrações, problemas de iluminação – salas funcionando no escuro-, precariedade no armazenamento dos remédios, problemas de higiene – presença de insetos nas dependências do hospital -, salas de procedimentos sem piso, paredes e banheiros deteriorados.
De acordo com o governador, o decreto pode ser assinado ainda amanhã, sábado, 16, levando em conta a gravidade da situação. “Eu me recuso a administrar um estado nessas condições. Eu me recuso a enganar o povo. O pobre não pode esperar”, destacou.
Responsabilidade será cobrada
Perguntado se o governo vai acionar os antigos administradores pelos prejuízos causados na administração pública, Siqueira Campos alegou que os órgãos competentes já estão tomando as devidas providências para responsabilizar os culpados pela situação.
Durante a coletiva foi apresentado um vídeo que mostrou as condições dos 19 hospitais públicos do Estado que necessitam de uma reforma geral. As fotos apresentadas ilustraram a precariedade dos hospitais que precisam, entre outras coisas, de manutenção predial, manutenção e aquisição de equipamentos, adequação de pessoal e superação de problemas administrativos.
Terceirização
O governador afirmou que uma das possíveis soluções para o problema da saúde pode ser a terceirização dos serviços de gerência dos hospitais. “Não tenho dúvidas que a parceria é a melhor saída, mas não estou dizendo que vou fazer. Vou ouvir meus companheiros, vou ouvir as pessoas para saber o que tem que ser feito, porque quem está doente precisa resolver seu problema”, pontuou.
Siqueira Campos alegou ainda que o que foi apresentado foi um pré-diagnóstico. O diagnóstico definitivo será feita nos próximos meses por empresa especializada e custará 80 mil reais aos cofres públicos. “Vamos pagar esse valor para que os resultados sejam efetivos e para que sejam apontadas as devidas soluções”, finalizou. (Colaborou Sara Cardoso)
 

0 comentários:

Postar um comentário