Ads 468x60px

03/03/2011

Encontro “Caminhos para o Emprego” vai motivar trabalhadores cadastrados no Sine

Em parceria, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social e a Secretaria das Oportunidades realizam o encontro “Caminhos para o Emprego”, nesta quinta-feira, 3, a partir das 15h. O encontro acontece no auditório da Associação Tocantinense de Município e de acordo com o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, tem a finalidade de diminuir o índice de vagas de emprego não aproveitadas no Estado.


“Baseados nos dados que nós temos, o Sine consegue encaminhar um grande número de pessoas, mas o índice de aproveitamento ainda é baixo. No ano passado cerca de 42% das vagas não foram preenchidas”, explicou o secretário, que também enfatizou que por meio do encontro a intenção é motivar os trabalhadores e ouvir deles suas dificuldades. “Vamos ter as palestras e também vamos poder ouvir os trabalhadores, para identificar quais são as dificuldades e trabalhar em cima delas”, frisou o secretário.

Esta é a primeira vez que o encontro é promovido e segundo o secretário o intuito é que ele se repita outras vezes. “Queremos fazer outras vezes para que as pessoas tenham oportunidade de se prepararem melhor para o mercado de trabalho".

Para o secretário das Oportunidades, Omar Hennemann, é preciso ouvir as pessoas para melhor direcioná-las. " Existe um vazio entre o que o mercado quer, em termos de mãos de obra e qualificação, ou falta dela, entre as pessoas que estão pleiteando uma vaga", disse.

Hennemann acrescentou ainda que este é o primeiro evento de uma série que serão realizados não somente em Palmas, mas nas principais cidades do Tocantins. "O governador Siqueira Campos quer de fato cuidar das pessoas, e cuidar das pessoas é gerar oportunidades", concluiu.

Palestras

Durante o encontro “Caminho para o Emprego” os trabalhadores cadastrados no Sine participam de duas palestras. Uma com o tema “Dicas de Sucesso na Entrevista de Emprego”, que será ministrada pelo palestrante A’Erossaytt Gomes e a outra com o tema “Pessoas e Resultados”, que será apresentada pelo secretário das Oportunidades, Omar Hennemann.

Ações
De acordo com Agimiro Costa, após identificar as dificuldades mais recorrentes entre os trabalhadores no momento de conseguir um emprego, as secretarias do Trabalho e das Oportunidades irão buscar junto ao sistema “S” promover ações voltadas a sanar essas dificuldades. Fazem parte do sistema “S”, o Senar, o Senac, o Sesc, a Sescoop, o Senai, o Sesi, o Sest, o Senat e o Sebrae.

“Essa é uma determinação do governador, que nós trabalhemos a transversalidade dentro do Governo e também fora dele, por isso nossa meta também é promover essa aproximação com o sistema “S” para qualificar o nosso trabalhador”, concluiu o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário