Ads 468x60px

21/02/2011

Homero Junior assume Consorcio Intermunicipal

Prefeitos membros da Ambip (Associação dos Municípios do Bico do Papagaio), consorcio que agrega 25 cidades da região, elegeu por aclamação o prefeito de Itaguatins, Homero Junior, novo presidente da entidade para o biênio 2011/2012. A eleição aconteceu no auditório Filemon Suarte Bandeira, e contou com a presença maciça de todos os prefeitos da região, do Secretário Estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Dimas; Olintho Neto, Secretário Estadual da Juventude e Esporte; Homero Barreto, sub-secretário Estadual de Planejamento e Modernização da Gestão Publica e Manoel Silvino, prefeito de Tocantinia, presidente da ATM.




Antes da eleição, Euripides Lourenço, prefeito de Riachinho, que encerrava seu mandato como presidente da Ambip fez uma rápida prestação de contas.



Propostas

Logo após a eleição, o cerimonial apresentou em slide as propostas de gestão para os próximos dois anos, que se ancora em quatro eixos que o novo presidente tem como importante e estratégico para o desenvolvimento da região e apoio aos governantes municipais.

Sistema de Informações Regionais

Tem com meta produzir, sistematizar e disponibilizar informações e dados socioeconômicos sobre a região, com a finalidade de orientar novos investimentos e auxiliar na formulação de políticas públicas de interesse para o Bico do Papagaio.

Marketing Regional

Conduzirá as ações de marketing regional, com a divulgação interna e externa da força econômica e das diversas potencialidades da região, focado no turismo, na agricultura e piscicultura devido as terras férteis e o potencial hídrico;

Apoio e Fomento às Prefeituras e Novos Projetos

Coordenar e implementar projetos e ações que propiciem o desenvolvimento econômico. Dentre esses, cabe desenvolver uma estrutura para captação de recursos e financiamentos de projetos. Além disso, procura desenvolver ações de fortalecimento das cadeias produtivas existentes e o incremento de vocações emergentes, bem como a implementação de programas de difusão e capacitação tecnológica ;

Trabalho e Qualificação Profissional

Por último estimular, desenvolver ou gerenciar programas que promovam as condições de empregabilidade e geração de trabalho e renda.

Para a concretização destas proposta a presidência procurará firmar parcerias com o Governo Federal e Estadual, confederações (CNI, CNC, CNA, CNT) e federações (Fieto, Fecomercio, Faet, Sest/Senat) e seus Sindicatos Patronais, SEBRAE e Associações Comerciais, empresas privadas (Vale, Votorantin...), Sindicatos de Trabalhadores, Universidades, Institutos e Faculdades, entre outras.

Outro ponto que vale ser ressaltado é a idealização de uma Feira do Bico do Papagaio, com proposta para ser realizada anualmente, apoiada pela AMBIP e por entidades empresariais que representam os 25 municípios da região. Seria, no entender da nova gestão uma grande oportunidade para que as empresas instaladas na região e empreendedores locais apresentem para o mercado externo seus produtos, buscando atrair consumidores das diversas regiões brasileiras.

Desafios

“Recebo esta missão, como um grande desafio para mim e para todos os companheiros prefeitos do Bico do Papagaio. E nós, como gestores público não podemos em nenhum momento fugir dos desafios que se colocam a nossa frente, e neste caso em particular, o grande desafio nosso será fazer desta região do Tocantins, não apenas uma região promissora, o que aqui já é, mas uma região do Tocantins onde o desenvolvimento sustentado esteja a todo vapor com empresas instaladas e pleno emprego para nossos jovens”, disse o refeito em entrevista exclusiva ao VBoline.

O prefeito acrescenta que a falta de emprego é hoje a questão mais delicada que os prefeitos da região lindam no dia e a solução, segundo ele e as parceria com os governos do estado e da União, para através das entidades como Senai, Sesi e Sebrae qualificar e mão de obra local para atrair empresas para a região.

0 comentários:

Postar um comentário