Ads 468x60px

30/01/2011

ARAGUATINS: Diretora da FAIARA comenta ao site sobre nota ruim da instituição

A diretora da Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA), Elizabeth Rocha, encaminhou mensagem ao Folha do Bico comentando sobre a reportagem que apresentou a reprovação da instituição no Índice Geral de Curso (IGC) do Ministério da Educação. Confira as explicações da diretora:
O conceito que refere-se a reportagem é do curso de Pedagogia da FAIARA e não da Instituição de Ensino Superior FAIARA, que tem outros cursos além de Pedagogia. Esta avaliação foi feita no final do segundo semestre de 2008 por alunos do primeiro e do sexto período do curso de Pedagogia, curso este que possui oito períodos. O resultado desta avaliação foi divulgado no segundo semestre de 2009 no site do MEC, e foi amplamente discutido com os alunos desta instituição.
Apesar de nota estar abaixo da média ela não reprova o curso de Pedagogia e muito menos a FAIARA, pois sendo esta afirmação verdadeira, estaríamos impedidos de funcionar. Estamos aguardando comunicado do MEC para realizarmos novas avaliações.
O Índice Geral de Cursos – IGC, é calculado com base na média dos alunos participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e dos dados do Censo da Educação Superior, que considera a formação e experiência dos professores do curso avaliado e a estrutura física da Instituição.
A FAIARA teve seu funcionamento autorizado no ano de 2006, portanto, é uma das Instituições de Ensino Superior mais nova, senão a mais nova do estado do Tocantins. Não tem sede própria e funciona em salas alugadas das escolas públicas do Estado, ou seja não tem uma estrutura física adequada. Fato este que contribuiu muito para o baixo desempenho do curso de Pedagogia.
Possui no seu quadro de funcionários professores com especialização, mestrado e doutorado. Temos professores em nosso quadro de funcionários que atuam em nosso município sim, todos com especialização e experiência em outras instituições de ensino superior, como a UNITINS. A FAIARA acredita na capacidade e valoriza os profissionais de Araguatins, e ficamos sinceramente preocupados quando percebemos o preconceito que existe contra este professores, principalmente por que parte de pessoas que se dizem preocupadas com o Araguatins.
A FAIARA tem as mensalidades mais baixas do estado, entre as instituições de ensino superior na modalidade presencial.
Para compararmos a FAIARA com outras instituições como o CEULP ULBRA, UFT, e outras que foram citadas nos comentários, não podemos desconsiderar o tempo de funcionamento destas instituições, a estrutura física e tecnológica invejável que possuem e o valor de suas mensalidades, no caso das particulares, que possibilitam a contratação de professores em sua maioria mestres e doutores. Aliás, acreditamos que devido a toda a estrutura que as cerca, as mesmas tinham obrigação possuírem um conceito acima da média.
O conceito 02 do curso de Pedagogia da FAIARA é igual ao conceito de outras instituições que possuem estrutura física e tecnológica muito melhor que a nossa e atuam no mercado há mais tempo que a FAIARA, como se pode verificar na reportagem. Com isso não quero afirmar que o conceito 02 é bom, mas que é justificável devido as condições da FAIARA, mas estamos trabalhando para melhorar.
No entanto, apesar do conceito do curso de Pedagogia ter ficado abaixo da média, e dos muitos problemas que a FAIARA enfrenta para manter-se funcionando, a instituição tem cumprido seu papel de formar bons profissionais para o mercado de trabalho. No ano de 2009 formamos nossas primeiras turmas do curso de Pedagogia e Administração e em 2010 uma turma de Letras/Inglês e outra de Administração que ainda vão colar grau. Profissionais estes que já estão atuando no mercado de trabalho com êxito e contribuindo para o desenvolvimento do nosso município e região. Muitos deles foram aprovados no Concurso do Estado, do Instituto Federal de Educação e no concurso do Município de Araguatins. Tomaram posse e já estão atuando.

0 comentários:

Postar um comentário