Ads 468x60px

26/10/2010

Regional do Naturatins em Araguatins realizou a primeira etapa de soltura dos quelônios do Tocantins

O Governo do Estado do Tocantins vem buscando sistematicamente desenvolver ações objetivando a minimização e solução da caça predatória de tartarugas-da-amazônia e tracajás, que todos os anos consomem milhares de indivíduos bem como seus ovos depositados nas praias dos rios. Geralmente os esforços eram feitos de forma isolada, com as instituições desenvolvendo trabalhos paralelos e com poucos resultados práticos no controle e na diminuição da caça predatória nas regiões de desova.


No intuito de visualizar as inter-relações entre o desenvolvimento e os possíveis impactos gerados ao meio ambiente, o Governo do Estado e Sociedade Civil Organizada, tomou medidas para monitoramento, controle e fiscalização dos quelônios, especialmente tartarugas-da-amazônia e tracajás, no seu território, através da criação do Projeto Quelônios do Tocantins e da Portaria/NATURATINS nº 25, de 14 de junho de 2000.

Em face desse quadro regional, pretende-se realizar o monitoramento, o controle e a fiscalização dos quelônios em 01 (uma) base operacional na região de Araguatins, criando condições básicas para preservação dos quelônios (tartarugas-da-amazônia e tracajás) na bacia do rio Araguaia.

A proposta deste plano baseia-se em diretrizes técnicas e operacionais articuladas de forma estratégica, que prevêem, além da obtenção de informações técnicas relevantes por meio de ações de monitoramento, a utilização eficiente destas, consolidando uma base analítica e operacional localizada na praia do Angical no município de Araguatins, buscando a preservação das espécies levando-as a saírem da lista de animais em extinção.
O Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins - por meio da Unidade Regional de Araguatins/TO, realizou nesta sexta feira, 22 de outubro de 2010, a primeira etapa de soltura dos quelônios do Tocantins (Tartarugas e Tracajás da Amazônia), no Cais do Porto, Distrito do Falcão, município de Araguatins - TO, contando com a presença dos alunos e professores da rede publica de ensino e comunidade local, na ocasião foram devolvidos a natureza 3.000(três mil filhotes). O projeto quelônio do Tocantins é desenvolvido pelo Instituto Natureza do Tocantins-NATURATINS, em parceria com a iniciativa privada. Sendo os Principais parceiros do projeto: Prefeitura Municipal de Araguatins, Veneza Comercio de Carnes LTDA, Auto Posto Goiás, Auto Posto Sat. Tobasa Bioindustrial de Babaçu S.A., Siderúrgica Norte Brasil S/A - Sinobrás, Companhia Siderúrgica do Pará – Cosipar, Cerealista Araguatins. Cerealista Castanheira. Araguaia Center, Nobre - Investe. Cerâmica Taguari LTDA, Pontal Construções, Edu Construções LTDA e Aquiles da Areia.
Mauro Antonio dos Santos
Gerente da Unidade Regional de Araguatins.

0 comentários:

Postar um comentário