Ads 468x60px

30/08/2010

ARAGUATINS: Seminário debate culturas afro e indígenas

O papel das culturas afro e indígena na construção do conceito de África é tema do III Seminário de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto de 2010 em Araguatins. Organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Araguatins, o III SCABI conta com a participação de professores da rede Estadual e Municipal, diretores de Escola, Secretários Municipais de Educação estudantes da FAIARA (Faculdade Integrada de Araguatins) e com palestrantes de nível nacional como a Profª Drª Maria Aparecida de Oliveira que abrilhantou a manhã do dia 26 de agosto com uma palestra acerca da “Desconstrução do preconceito étnico racial e construção do conceito de cidadania aos afro- decendentes” A palestrante é Professora do curso de História da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora da pós em história e cultura africana e do negro no Brasil. Coordenadora do NEAB. Mestre em história pela PUC/SP “Beleza e ascensão social na imprensa negra paulistana”. Doutora em história pela UNESP História e Memória do negro em São Paulo: efemérides, símbolos e identidade, 1945-1978.

Na manhã da quarta feira dia 26 de agosto o público presente no evento prestigiou ainda a apresentação do Grupo HIS’POART de Praia Norte-TO com a dança Cacuriá.

Durante toda a tarde a programação continuará em torno de oficinas, as quais abordarão os seguintes temas:
- Um olhar étnico-racial sobre as metodologias para o Ensino Fundamental- Profª Eniciene Nunes de Sousa e a Profª Marina Resplandes;
- Resistência feminina negra no período Colonial- profª Sonia Conceição;
- Lendas e Mitos africanos- Professora Eunice Mendes;
- Dança Afro: Maculelê- alunos da Escola Estadual Genésio Gomes de Praia Norte.
A Programação do dia 27 de agosto iniciará com um momento cultural- Dança do Lili- Apresentada pelos alunos da Escola Estadual São Miguel de São Miguel-TO.

0 comentários:

Postar um comentário