Durante o II Encontro de Gestores Públicos Esportivos do Tocantins, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório do Palácio Araguaia, o secretário Melquíades Neto explanou sobre a Rede Estadual de Saúde, e esclareceu sobre a situação dos HPP’s – Hospitais de Pequeno Porte.
O gestor mostrou que a demanda de 96,7% da população tocantinense é destinada ao atendimento no SUS – Sistema Único de Saúde, organizado no Tocantins em 15 regionais de saúde, criadas para melhor distribuir os serviços, de forma a contemplar toda a sociedade do Estado. Falou das competências e responsabilidades dos entes federados (esfera federal, estadual e municipal) elucidadas com o Pacto pela Saúde. Melquíades Neto destacou ainda que o Governo investe mensalmente R$ 45 milhões em itens, como compra de medicamentos, manutenção da rede, recursos humanos e contratos de média e alta complexidade, cumprindo a Emenda Constitucional nº29. Disse ainda que conta com 1.382 leitos públicos, o que representa 60,6% dos leitos ofertados na região, cinco vezes mais que o preconizado pelo Ministério da Saúde.
Os prefeitos sabatinaram o secretário e acordaram em criar uma comissão entre as instituições para fazer um estudo técnico-financeiro que resolva as dificuldades apresentadas pelos gestores municipais. O secretário colocou-se a disposição para discutir individualmente a situação de cada HPP.
Em seu discurso, o governador Carlos Gaguim assegurou a melhora nas áreas básicas da administração municipal, com apoio do Governo do Estado. “Recebi reivindicação dos prefeitos, e sabemos das dificuldades na Saúde. Entre as ações iminentes, está a entrega de ambulâncias equipadas com ar-condicionado, em no máximo 20 dias, o que vai suprir uma necessidade real dos gestores”, finalizou. (Keliane Vale)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário