Ads 468x60px

27/05/2010

Sampaio, Buriti e Araguatins figuram entre melhores do Bico na avaliação da CNM

Criado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para avaliar o desempenho das cidades brasileiras, o Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e Gestão Social (IRFS) teve seus resultados relativos a 2008 divulgados pelo órgão. No levantamento, o Tocantins aparece na 17ª posição, com 0,479. O levantamento não considerou os municípios do Distrito Federal e, por isso, os dados se referem a 26 unidades da federação. Os estados que estão com indicadores piores que os do Tocantins são: Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Amapá, Bahia, Pará, Sergipe e Maranhão.
O IFRS leva em conta os indicadores fiscais, sociais e de gestão de cada município. Todos os indicadores vão de 0 a 1 – praticamente o mesmo método da medição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Separadamente por item, na questão Fiscal, a posição do Tocantins melhora consideravelmente, com os municípios do Estado saltando cinco posições e ficando, portanto, na 12ª colocação, com 0,509.
Segundo o levantamento da CNM, que conta com 79 páginas, o índice fiscal “reflete a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal”. Além dos sete estados que já são superados pelo Tocantins no Índice Geral, quando o assunto é especificamente a questão fiscal, os municípios tocantinenses estão na frente do Paraná, do Ceará, de Roraima, Acre e Rio Grande do Norte.
Gestão
No entanto, quando a avaliação recai para o item gestão, ou seja, a forma como as prefeituras escolhem a sua prioridade, os município tocantinenses despencam para a 23ª posição, só superando o Paraná, o Sergipe e o Maranhão. O índice nesse quesito das cidades do Tocantins é 0,392.No indicador social, o Tocantins é o 10º melhor do Brasil, só perdendo para São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará. No levantamento, para avaliar esse quesito são levados em contas os percentuais em investimento nas áreas de saúde e educação. O índice do Tocantins é de 0,536.
Tocantins
No levantamento, a CNM também divulgou as 30 melhores cidades em IRFS por Estado. No Tocantins, a liderança é de Tupiartins, cidade localizada no noroeste do Estado, a 275 quilômetros de Palmas e com população de cerca de 2 mil habitantes. Tupiratins atingiu o índice geral de 0,562.A segunda colocação ficou com Divinópolis, que atingiu o índice de 0,552. A cidade é da região centro-oeste, está a 117 quilômetros de Palmas e possui população de mais de pouco mais de 6,3 mil habitantes. Na terceira posição, aparece o município de Rio da Conceição, no sudeste do Tocantins, a 346 quilômetros da Capital e com população de cerca de 1,4 mil habitantes.
Bico do Papagaio
Os municípios do Bico do Papagaio que obtiveram melhor desempenho foram: Sampaio, que ficou no ranking estadual com a 4º posição com 0,551; Buriti do Tocantins na 22º posição com 0, 518; e Araguatins na 28º posição com 0,511. Os três municípios figuram entre os 30 melhores índices do Tocantins e acima da média nacional que é de 0,494. (Com informações de Daniel Machado – Jornal do Tocantins)

0 comentários:

Postar um comentário