Ruraltins estima atender cerca de 30 mil agricultores neste ano de 2010
No Tocantins, são 45 mil agricultores responsáveis por 70% dos alimentos consumidos pela população local. Eles cultivam principalmente o arroz, o milho, a mandioca e o feijão, criam animais de pequeno porte (aves e suínos) e gado; na área de fruticultura as principais são a banana, o abacaxi, a melancia e o maracujá. Com essas atividades conseguem gerar renda para as famílias e emprego para jovens e adultos que têm afinidade com as ações do campo.Por todas essas características, os agricultores têm um papel essencial na sociedade tocantinense e contam com o apoio do Governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – que é responsável pelo crescimento da cadeia produtiva e fortalecimento da agricultura familiar.
Para este ano, 2010, está programado, no PPA (Plano Plurianual), que o órgão atenda mais de 30 mil agricultores levando assistência técnica. Cerca de um mil agricultores receberão ações nas áreas de conservação e recuperação de agroecossistemas e mais de oito mil serão capacitados.
Outra atividade que será realizada pelo Ruraltins é cerca de 20 feiras e encontros da agricultura familiar, que estimulam e orientam os agricultores a comercializarem seus produtos. “Nas feiras são realizadas trocas de experiências e a inclusão social dos agricultores, eles se sentem valorizados e são incentivados a produzirem mais”, justifica o presidente o Ruraltins, José Elias Júnior.
O Programa Federal de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local, que é executado pelo órgão, no Tocantins, irá beneficiar mais de dois mil agricultores e cerca de 100 mil pessoas em vulnerabilidade alimentar e nutricional.
Com o Projeto Estadual Quintal Verde, 123.940 pessoas receberão sementes de hortaliças e verduras para cultivarem hortas sejam nos quintais, nas escolas, em comunidades e/ou no campo. Para este projeto está previsto o recurso no valor de R$ 2.168.911,00.
Para realizar o trabalho de assistência técnica, o Ruraltins conta com cerca de 380 técnicos e 97 escritórios, sendo um escritório central, em Palmas, sete escritórios regionais (Araguaína, Araguatins, Gurupi, Miracema, Paraíso, Porto Nacional e Taguatinga) e 89 Unidades Locais de Execução de Serviços. (Bárbara Vasconcelos)Fonte Voz do Bico
0 comentários:
Postar um comentário