Ads 468x60px

10/09/2011

O que acontece com a vitamina C quando fazemos sucos “mixados” (cenoura com laranja, abacaxi com laranja)? Ivan de Carvalho e Mello, do Recife (PE)

Quando adicionamos polpa de acerola a um suco qualquer, por exemplo. Mas bater um suco com leite diminui a estabilidade da vitamina C, pois o pH do leite não favorece sua estabilização. De qualquer forma a vitamina C não é destruída imediatamente. Existe uma taxa de degradação que aumenta de acordo com a combinação de uma série de fatores como incidência de luz, calor, ar, o tempo de exposição e a presença de substâncias que podem oxidar irreversivelmente a vitamina C, substâncias estas que podem estar naturalmente presentes na própria fruta.
No caso do abacaxi, a acidez natural tende a manter a vitamina C estabilizada, mas a conservação da vitamina é quimicamente complexa. Há outras substâncias naturais da própria fruta que ajudam a degradar a vitamina C mais rapidamente. Algumas frutas, como o morango, que nós já testamos no laboratório, “perdem” a vitamina C com maior rapidez. Nunca testamos a estabilidade da vitamina C nestas duas misturas (abacaxi com laranja e laranja com cenoura).

Vale lembrar que há uma taxa de degradação que pode ser maior ou menor de fruta para fruta e de acordo com as condições de armazenamento.

Misturar o suco congelado a outras bebidas (como leite) prejudica o nível de vitamina C? Devemos beber o suco só com água? Fernanda Alves, de Fortaleza (CE)

Se for um suco que foi extraído e colocado no congelador, depois batido com leite, você está fazendo um somatório de fatores desfavoráveis: congelamento inadequado e pH mais alto. Pensando só na vitamina C, o ideal é beber só com água ou misturar com frutas com igual ou teor próximo de vitamina C.

A vitamina C, consumida no suco de laranja, é 100% absorvida pelo corpo ou parcialmente? Qual seria esse percentual? Wilian Rubber Pereira

Existem muitos estudos sobre a absorção da vitamina C no organismo, mas é difícil estabelecer isto numericamente. Depende do metabolismo/estado de saúde de cada pessoa.

O caldo de cana tem vitamina C? Quanto tempo ele pode durar, tanto puro quanto misturado com limão, abacaxi, maracujá Dayane Miriani Gomes, de Santo André (SP)

Nunca analisamos caldo de cana no Laboratório de Cromatografia Líquida da Embrapa, mas tabelas de composição de alimentos reportam teores baixos, em torno de 2-3mg de vitamina C por 100g de caldo de cana. Ou seja, um copo de 300ml de caldo de cana deve ter no máximo 9mg de vitamina C. Isso é pouco se comparado com o suco de laranja, em que encontramos o equivalente a 90 mg de vitamina C para um copo de 300ml.

As vitaminas se mantêm nas polpas congeladas que compramos prontas? Como fazer para ter o máximo de vitamina C preservado ao congelar um suco? Daniela Pinto, do Rio de Janeiro (RJ)

A vitamina C se mantém nas polpas, mas é claro que há uma perda com o congelamento. Se houver problemas no armazenamento, a degradação será obviamente maior. As polpas são concentradas e a quantidade de vitamina C que a pessoa vai ingerir pode ser maior ou menor dependendo da quantidade de água que colocar no suco. Se houver um bom congelamento, um bom armazenamento e um bom preparo, não se deve perder mais que 20% da vitamina C.

A quantidade de vitamina presente em uma polpa de fruta dependerá principalmente de qual é a fruta. Há estudos realizados por médicos que sugerem a diminuição da absorção intestinal da vitamina C à medida que a dose ingerida aumenta. Vale lembrar que a ingestão diária recomendada de vitamina C no Brasil é 60mg/dia. (Na amostra testada no dia da reportagem, 100 ml de suco tinham 33mg de vitamina C. Lembre aqui)

A produção de uma polpa de fruta congelada segue etapas com padrões de higiene pré-estabelecidos que vão desde recepção da fruta na fábrica até armazenamento no ponto de venda e na casa do consumidor.

Sucos caseiros não são utilizados para congelamento porque a formação lenta dos cristais de gelo é mais um fator de aceleração de perda da vitamina C.

Mas, para quem tem costume de congelar as polpas, Jeane dá dicas sobre a maneira correta:

- Lave sempre as mãos
- Use roupas e utensílios limpos
- Escolha alimentos frescos, de boa qualidade, sem “machucados” e em quantidade abundante
- Não deixe ar no saquinho
- Use um canudo de refrigerante e sugue todo o ar do saco. Feche imediatamente. O ideal é usar seladoras a vácuo
- Se puder usar um saquinho escuro, ou pelo menos opaco, é melhor
- Cuidado com a qualidade do plástico
- Faça o resfriamento o mais rápido possível (alguns freezers domésticos têm esta função)
- Não sobrecarregue o freezer, deixe espaço entre os recipientes para que o ar frio circule com maior facilidade.

0 comentários:

Postar um comentário