Ads 468x60px

09/01/2011

Defensores do concurso esperam por diálogo com governador Siqueira e solução "rápida e cabível”

Valmir Araújo


Da Redação



Em nota, a Comissão de Defesa do Concurso do Quadro Geral diz que espera por diálogo com o novo governador Siqueira Campos (PSDB) e também pela solução "rápida e cabível”, para o concurso público realizado no dia 15 de fevereiro de 2009 (quase dois anos atrás), em que mais de 100 mil pessoas fizeram as provas. A comissão de defesa do concurso, que tem o apoio de cerca de 2 mil candidatos, acredita na validação do concurso.



“Nós acreditamos na lisura do certame, pois analisamos todo o processo e acompanhamos seu julgamento até aqui, tivemos pareceres do Ministério Público Estadual favorável e uma decisão em primeira instancia colocando o autor como litispendente e agindo de má fé”, declarou o presidente da comissão, Claudio Nogueira, em nota.

De acordo com o presidente da comissão nos últimos meses não houve mobilização, pois os membros da comissão acreditavam com o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) “não tinha condições de promover a resolução do pleito”. Para a comissão que defende o concurso, realizado pelo ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), Carlos Gaguim “não entendia o grande sofrimento de todos nós". "E não promovia sequer o diálogo com nossos representantes”.

Entenda

O Certame do Quadro Geral foi lançado pelo por Marcelo Miranda em 22 de outubro de 2008, com a oferta de 6.352 vagas. No dia 15 de fevereiro de 2009 foram realizadas as provas e logo depois vieram às reclamações de supostos erros, até o advogado Florismar de Paula Sandoval entrar com uma ação popular contra o concurso, que foi depois disso foi suspenso pela Justiça, que até esta data não referendou uma decisão sobre o assunto.

Segue abaixo nota da comissão de defesa do concurso:

"COMISSÃO INDEPENDENTE DE CANDIDATOS AO CONCURSO DO QUADRO GERAL DO PODER EXECUTIVO DO TOCANTINS - EDITAL 001/2009.

NOTA

Primeiramente parabenizamos o novo governador e desejamos sucesso em seu mandato.

Lembramos que somos um movimento organizado e consistente que vem lutando pelo julgamento, conclusão, homologação e posse dos aprovados do concurso do quadro geral do Estado do Tocantins, desde o início de 2009.

Durante todo este tempo não descansamos em cobrar agilidade e resolução do impasse. Contudo a inércia, a falta de interesse e respeito ao candidato não permitiu que acabasse com todo este sofrimento que recobre mais de 104 mil candidatos há quase dois anos.

É necessário esclarecer que no final do mandato do Ex-Governador Carlos Henrique Amorin, decidimos não mais nos pronunciar. Não por não acreditar na lisura do certame. Não por não entender a enorme necessidade de liberação do concurso. Não por não saber o infinito prejuízo que todos os candidatos já tiveram. Nós nos furtamos de novos pronunciamentos por entender que o Ex-Governador não tinha condições de promover a resolução do pleito. Não entendia o grande sofrimento de todos nós. E não promovia sequer o diálogo com nossos representantes.

Por tudo isso, aguardamos o novo governo, acreditando que o diálogo será aberto, e que este imbróglio seja resolvido o mais rápido possível, pois dois anos se passaram. Para muitos, tempo suficiente para mudanças radicais em suas vidas. Muitos se mudaram para outros Estados, outros estão desempregados, e a grande maioria dos comissionados do próprio governo vê a iminência do desemprego por decisão judicial, aguardando a resolução deste concurso.



Nós acreditamos na lisura do certame, pois analisamos todo o processo e acompanhamos seu julgamento até aqui, tivemos pareceres do Ministério Público Estadual favorável e uma decisão em primeira instancia colocando o autor como litispendente e agindo de má-fé.

A partir de agora voltamos a visitar e cobrar de órgãos da Administração Estadual envolvidos no problema (Unitins, Secad, PGE) uma resolução rápida e esperamos a receptividade cabível a um grupo de mais de 2.000 (dois mil) cidadãos representados diretamente por esta comissão e outros milhares de candidatos e familiares que são representados indiretamente.

Continuaremos a lutar pelo interesse coletivo, e por aquilo que acreditamos certo, pois é assim que entendemos a democracia e a verdadeira participação popular.

Claudio Nogueira

Presidente da Comissão Independente em Defesa do Concurso do Quadro Geral"

0 comentários:

Postar um comentário