Ads 468x60px

10/12/2011

ARAGUATINS: 21 partidos aptos para disputar eleição em 2012

Muitos lideres, empresários e parlamentares estão de olho na cadeira que o atual prefeito Rocha Miranda deve deixar em 31 de dezembro de 2012. Restando apenas 1 ano à frente do comando da Prefeitura. Para se saber quem sucederá Miranda, falta menos ainda, 10 meses, pois como de costume a eleição será em outubro.





Este tempo para política é curto, e muito dos pretensos candidatos sabem disso. Enquanto uns desistem, outros vêem esperanças renascerem. Mas o poder de articulação é fundamental. Juntar grupos e partidos em um projeto político é duro, demanda muita conversa, acordos, estrutura e promessas de poder futuro.



O processo vai se afunilando os nomes vão se definindo e quem exercerá papel importante de agora para frente serão os partidos políticos. Em Araguatins esta eleição vai bater um recorde histórico. Pela primeira vez 21 legendas partidárias das 27 existentes no país, estarão no cenário prontas para participarem do processo de escolha de candidatos a vereadores e prefeitos ou a quem apoiar. E os partidos valem muito. Valem candidaturas, valem tempo de propaganda de rádio, valem militantes nas campanhas.



Nunca aconteceu de tantos partidos estarem efetivamente organizados no município. Outro ponto que o eleitor araguatinense vai observar na eleição do ano que vem, será o efeito do elevado numero de legendas, que trará consigo um forte aumento do numero de candidatos a vereador, que sempre foi alto, mas em 2012 promete ser ainda maior.



Para se fazer um comparativo, Tocantinópolis por exemplo na eleição de 2008 teve 51 candidatos a vereador disputando 9 vagas, uma média de 5,6 candidatos por vaga. Em Araguatins foram 72 candidatos resultando uma média de 8 candidatos por vaga. Augustinópolis 47 candidatos, 5,2 por vaga. Ananás 30 candidatos, 3,3 por vaga.



As correntes partidárias estão atendendo os mais variados seguimentos da sociedade, só presidentes de partidos ligados às igrejas são pelo menos três, DEM, PSC e PHS. O meio empresarial tem como lideres representantes o PTB, PT e PSDB. Os emergentes são representados por PRP, PPS, PDT e PSL. Os que estão em baixo das asas de parlamentares são PMDB, PR, PSD, PSB e PP. Existem também os partidos satélites aqueles que estão no jogo já definidos tentando representar os interesses de algum grupo com o PTC, PMN e PCdoB. Outra categoria é a dos profissionais liberais como é o caso de PTdoB e PRB.



Veja lista completa de partidos organizados em Araguatins e seus presidentes

DEM
Pedro Gomes dos Santos

PCdoB
Jorge Paulo Pontes da Silva

PDT
Lourival Pereira dos Santos (Lorim)

PHS
Raimundo Pereira Filho

PMDB
Cláudio Carneiro Santana

PMN
Osmar Pereira Milhomem

PP
Abraão da Gama Lima

PPS
Euclides Souza Guimarães (Soldado Guimarães)

PR
Francisco de Assis Almeida

PRB
Wendell Silva Miranda

PRP
José Aparecido Vieira (Aparecido da Belina)

PSB
José Vaz da Costa (Zé do Coco)

PSC
Natividae Alves

PSD
Josenildo Marques Amado

PSDB
Maria Ires da Gama Lima (Dona Ires)

PSL
Antônio Frasão Neto
PT
João Rodrigues de Queiroz Júnior (Júnior da Vidraçaria)

PTdoB
Wiston Fernandes Dantas (Dr. Wiston)

PTB
Macos Antônio Feitosa da Costa (Marcos da Eticcam)

PTC
Carlos Cezar Aquino Leal

PTN
João Renildo Gomes Aguiar

0 comentários:

Postar um comentário