Ads 468x60px

28/01/10

Índice de desemprego é mantido no país

Índice de desemprego é mantido no país

A taxa de desemprego no Brasil em dezembro ficou em 6,8%, segundo o IBGE. Foi o mesmo índice registrado em dezembro de 2008, os menores em oito anos.

A taxa de desemprego no Brasil em dezembro ficou em 6,8%, segundo o IBGE. Foi o mesmo índice registrado em dezembro de 2008, os menores em oito anos.


Os setores que mais contrataram foram a construção civil e os serviços domésticos.

Menino de três anos salva avó nos EUA Nos Estados Unidos o neto telefonou para a emergência e salvou a avó que estava tendo um derrame cerebral.

A mãe do garoto contou que ensinou o filho a ligar para o resgate caso alguém passasse mal em casa.
Nos Estados Unidos o neto telefonou para a emergência e salvou a avó que estava tendo um derrame cerebral.

Os médicos disseram que a mulher sobreviveu graças à reação rápida do menino que fez o socorro chegar a tempo

Orçamento de 2010 'não atende necessidades da saúde', diz Temporão

Peça orçamentária foi sancionada pelo presidente Lula na terça-feira (26).
‘Ministro da Saúde tem que chorar o tempo inteiro’ atrás de recursos, disse.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira (28) que o Orçamento da União, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (26), é insuficiente para manter as ações da pasta neste ano.

“O orçamento sancionado pelo presidente evidentemente não atende as necessidades do ministério. Já estamos conversando com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) e com o presidente Lula para que possamos ter os recursos para manter todos os programas do ministério”, disse Temporão, durante entrevista ao programa de rádio, "Bom dia, Ministro".

A causa da falta de recursos, segundo Temporão, é a forma como o orçamento da pasta é corrigido. A verba destinada ao ministério é atualizada a partir do cálculo da soma da inflação com a soma do crescimento econômico do país.
É a correção nominal do PIB (Produto Interno Bruto). Sabemos que o ano passado o crescimento econômico, se não for zero vai dar crescimento negativo. Então, isso afetou a correção do orçamento do ministério”, explicou o ministro.

Temporão também lembrou que as “demandas da área são gigantescas”. “O ministro da Saúde é sempre um ministro que reclama da falta de dinheiro. Na Saúde, as demandas são gigantescas e a realidade para atender (essas demandas) muitas vezes são limitadas. Ministro da Saúde é chorão. Tem que chorar o tempo todo atrás de dinheiro”, afirmou.

O Orçamento da União para este ano prevê R$ 66,9 bilhões para o Ministério da Saúde. O valor só perde para o Ministério da Previdência Social (R$ 258 bilhões) e para o Ministério de Minas e Energia (94 bilhões).

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fala a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação, durante o programa Bom Dia, Ministro, sobre a estratégia do país para enfrentar a pandemia de influenza A (H1N1) neste ano. (Foto: Elza Fiúza/ABr)

ômega 7 eventos



Seja bem vindo ao portal da Ômega7 Eventos.



                                                    Ômega 7 eventos:

Estar a disposição de nossos clientes para atendê-los na organização de sua festa ou evento, é a certeza garantida a você nosso cliente amigo pela Ômega 7. Temos a confiança de que supriremos suas necessidades e expectativas, assim trabalha uma empresa com a responsabilidade e o comprometimento atuante no Estado a mais de 3 anos, prestando serviços no setor de eventos e festas para as empresas privadas, órgãos públicos e pessoa física. A Ômega 7 cuida de seu evento ou festa para que você possa cuidar daquilo que é mais importante para a Ômega 7; Você!
A Ômega 7 oferece também: aluguel de mesas, cadeiras, palcos, som, iluminação, ventiladores umidificadores, tablados, banheiros químicos e os mais variados produtos para sua festa ou evento.
Ômega 7, deixando seu evento ou festa muito mais elegante, confortável e com um toque de sofisticação


Locações de Tendas, Banheiros Quimicos, Palco, Som, toda estrutura para seu evento. 

Nova lei de adoção quer impedir que crianças e adolescentes permaneçam em abrigos

Impedir que crianças e adolescentes permaneçam vários anos em abrigos, tirando a chance delas encontrarem um lar adotivo ou retornarem para o convívio dos parentes é o principal objetivo da nova lei de adoção, que entra em vigor no dia três de novembro.
A institucionalização por tempo indeterminado reduz, dia a dia, a possibilidade da criança encontrar uma nova família, já que a preferência dos casais brasileiros continua sendo por bebês ou meninas de até dois anos de idade.
Na avaliação do promotor da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, José Antônio Borges, a Justiça e o Estado precisam ser rápidos na solução desses problemas. A nova lei propõe um modelo que dispensa os abrigos e prevê a instituição de famílias acolhedoras. Essas famílias cuidariam das crianças até que elas encontrassem um novo lar. Para o promotor, a proposta é interessante, mas ele ainda tem reservas sobre a sua funcionalidade. Se de um lado a proposta é positiva porque pode transformar famílias acolhedoras em futuros lares adotivos, do outro pode originar problemas futuros, criados pelos laços de amizade e amor que possam vir a unir as famílias às crianças, que podem não desejar mais voltar para a casa da família biológica, na maior parte das vezes mais humilde.
Em Cuiabá existem 46 crianças abrigadas, sendo que 619 já passaram pelos abrigos públicos de janeiro a setembro deste ano. Em pelo menos 50% dos casos, o que levou o poder público a retirar a criança da convivência dos pais foram maus-tratos. A outra metade foi a pobreza e as consequências que ela traz, como falta de saúde, educação e moradia. No Distrito Federal, há 163 crianças e adolescentes a espera de adoção. 93 têm entre doze e 18 anos e muitos entraram ainda bebês ou crianças pequenas. Em todo o Brasil, esse número chega a três mil.
De acordo com o chefe do Serviço de Adoção da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF, Walter Gomes Sousa, não faltam famílias já cadastradas e habilitadas à espera de um filho adotivo. São 419 casais na fila de adoção, quase três vezes mais do que o número de crianças que precisam de um novo lar. Mas, segundo ele, o problema é que 99% destas pessoas querem um bebê recém-nascido, ao passo que a maior parte destas crianças têm mais de cinco anos de idade.

Lula passa mal no avião e é internado com pressão alta

O presidente foi medicado e recebeu alta do hospital no Recife. Segue para São Bernardo do Campo, onde deve descansar.
O presidente teve uma crise hipertensiva, ontem à noite, quando embarcava para o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. A viagem foi cancelada e Lula foi levado para o Hospital Português, no Recife.
Após fazer exames e ser medicado, o presidente recebeu alta do Hospital Português por volta de 7h (hora de Brasília). Ao sair, cumprimentou funcionários do hospital e acenou para os jornalistas, mostrando que estava tudo bem com ele. O presidente não quis gravar entrevista.
Do Recife, ele segue para São Bernardo do Campo (SP), onde descansa até domingo (31). Todos os compromissos foram cancelados. Ele vai descansar e retoma a agenda presidencial na segunda-feira (1).

Ontem, na capital pernambucana, Lula teve uma pesada agenda, que terminou com um jantar com o governador do estado, Eduardo Campos. O presidente Lula já estava dentro do avião quando passou mal.

Durante a agenda de trabalho que cumpriu na capital pernambucana, o presidente chegou a se queixar de dor de garganta e indisposição. Mas de médicos dizem que o presidente teve uma forte crise hipertensiva. A pressão arterial do presidente chegou a 18 por 12.

O médico da Presidência da República, Cléber Ferreira, e o ministro de Comunicação Social, Franklin Martins, convocaram uma entrevista coletiva. Eles informaram que o presidente foi medicado e passa bem.

“Tirei o presidente do avião e achei que ele não deveria viajar. Foi por ordem médica. Ele até relutou, queria viajar. Não existe um motivo. Não é o trabalho em si. É o estresse, o cansaço, um pouco de cada coisa, a gripe. Isso tudo desencadeou uma crise e a pressão dele se normalizou com pouca medicação”, disse o médico da Presidência da República Cléber Ferreira.

O ministro de Comunicação Social Franklin Martins informou que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, vai representar o presidente Lula no Fórum Econômico Mundial, na Suíça. O presidente Lula receberia o título de Estadista Global do ano de 2009.

“Dormiriam em Zurique, pegaria um trem ou helicóptero, dependendo do clima, iria para Davos, participaria da solenidade, voltaria para Zurique e pegaria um avião de volta. Uma batida pesada”, comentou Franklin Martins.

Os assessores da presidência da República confirmaram que o presidente não deve fazer novos exames. Mais cedo, eles trabalhavam com a possibilidade de Lula ir ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Os assessores lembraram que o presidente Lula é muito preocupado com a saúde. Todo ano, ele e Dona Marisa fazem um check up. A recomendação médica tem sido sempre exercícios físicos e dieta alimentar.
Em um discurso, em dezembro, Lula comentou que não tinha feito o check up, porque o vice José Alencar e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff estavam com problemas de saúde. E brincou: “Se nos meus exames forem constatados problemas, a República estará desgraçada”.

Ainda no discurso, Lula, de 64 anos, prometeu fazer o check up ainda em janeiro.
No Recife, o presidente Lula foi submetido a uma bateria de exames: eletrocardiograma, raio-X e tomografia do tórax, ecocardiograma e exames de sangue. Com os resultados, o médico receitou diuréticos que funcionaram e normalizaram a pressão do presidente.

27/01/10

Lula dá bolsa a policiais que trabalharão na Copa e nas Olimpíadas


O presidente Lula assinou, nesta terça-feira (26), um decreto que cria uma ajuda financeira para os policiais que trabalharão na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. A complementação será paga a partir de julho deste ano.

Para policiais e bombeiros das capitais que vão sediar jogos da Copa, o pagamento mensal começa em R$ 550 e chegará a R$ 1 mil em 2014. Já a Bolsa Olimpíada terá um valor fixo de R$ 1,2 mil para policiais civis e militares, bombeiros e guardas municipais do Rio de Janeiro.

Lula dá bolsa a policiais que trabalharão na Copa e nas Olimpíadas


O presidente Lula assinou, nesta terça-feira (26), um decreto que cria uma ajuda financeira para os policiais que trabalharão na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. A complementação será paga a partir de julho deste ano.
Para policiais e bombeiros das capitais que vão sediar jogos da Copa, o pagamento mensal começa em R$ 550 e chegará a R$ 1 mil em 2014. Já a Bolsa Olimpíada terá um valor fixo de R$ 1,2 mil para policiais civis e militares, bombeiros e guardas municipais do Rio de Janeiro

Mangaba se mostra eficaz no combate à hipertensão

O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, por exemplo, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta.

Ela já foi tão comum que deu nome ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Nas lojas de produtos naturais, é procurada pelo nome do fruto, mangaba, e vendida como cascas do tronco.

“Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, para quem tem pressão alta”, disse a vendedora de ervas Silvana Morais.

O que a sabedoria popular já dizia, agora foi comprovado em pesquisa científica e, mais do que isso, o resultado surpreendeu os farmacêuticos.

No combate à hipertensão, a mangabeira tem substâncias que na dose certa podem ser mais potentes e mais eficientes que remédios muitos usados hoje.

Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos.

As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta.

O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada.

“O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá preparado rotineiramente”, disse Virgínia Soares Lemos, professora do Departamento de Farmacologia da UFMG.

O comerciante Daniel Gonçalves toma o chá de casca de mangabeira há seis meses. Conheceu a receita com um sertanejo baiano.

“Realmente baixou minha pressão. O último exame que eu fiz foi em janeiro desse ano e realmente comprovou essa eficácia da mangaba”.

A especialista em plantas medicinais, Maria das Graças Lins Brandão, professora da UFMG, alerta que não se deve trocar medicamentos por chá sem autorização médica.

“O perigo é de fazer o remédio de forma inadequada, extrair uma quantidade grande de princípio ativo, usar uma dose excessiva e fazer até mal ou não fazer o efeito adequado”.

Os testes em humanos devem começar neste ano. A pesquisa também investiga os poderes da raiz do olho-de-boi contra a pressão alta.

Conheça os benefícios da soja

Pesquisadores brasileiros estão conseguindo potencializar os efeitos da soja no organismo. Esse grão diminui os efeitos da menopausa, combate o câncer e retarda o envelhecimento.
Aos 80 anos de idade um pesquisador da Universidade de Campinas tem um segredo para toda essa energia. “Todos os dias estou tomando soja também”, conta Cléber Silveira Moraes, doutor em ciências de alimentos (Unicamp).

Ele conhece os benefícios. É o responsável pela descoberta de um composto que extrai os nutrientes da soja.

O estudo isolou a isoflavona, substância química que substitui os hormônios femininos reduzidos durante a menopausa. Ela tem uma absorção difícil no organismo por causa da glicose e boa parte dos nutrientes acaba eliminada. No laboratório da Unicamp o trabalho do pesquisador foi separar a glicose da isoflavona, para evitar a perda dos nutrientes.

“Seria como potencializar a absorção desse composto, no caso a isoflavona. Ela sem a glicose é mais facilmente absorvida. Portanto depois de absorvida ela vai trazer todos os benefícios com maior intensidade”, explica.

Os benefícios são muitos. “Estudos mostram que a isoflavona pode diminuir os feitos da menopausa nas mulheres como sudorese, dores e cansaço. Como é um alimento funcional pode atuar em várias funções. Ela também tem atividade anti-cancerígena, principalmente câncer de mama e próstata, ela tem atividade antioxidante, envelhecimento precoce. Além disso é usado na osteoporose, redução do colesterol”.

A soja ainda tem vitamina E que combate o envelhecimento, saponina que previne esclerose das artérias, lecitina que ativa células do cérebro, fibras que ajudam no funcionamento do intestino e o cálcio que fortalece os ossos.

Os benefícios são comprovados pela ciência e pelos orientais que esbanjam vitalidade com ingestão diária no cardápio. Alguns produtos a base de soja são mais indicados, pois tem uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. É o caso do queijo tofu, e do missushyro, feito a base dessa pasta que é o myssu.

Por que esses alimentos são mais saudáveis? “Porque eles são fermentados. No processo eles recebem bactérias que quebram a cadeia de nutrientes e então fica melhor para serem digeridos”, explica a nutricionista.

A nutricionista mostra algumas opções para o consumo de soja. “Nós temos o extrato de soja puro, com isso você pode preparar receitas de bolo, pudim e biscoitos. Aqui nós trouxemos uma sugestão de salada de frutas, com uma farofa de soja, moída. Nós temos o leite em duas versões. Nós fazemos de um jeito em que fique com mais nutrientes. Você pode bater com uma fruta de sua preferência”.

Para ter o efeito benéfico a indicação é de 30 miligramas por dia. Isso equivale a duas colheres de sopa do produto in natura.

No caso do tofu essa quantidade pode ser obtida com duas fatias do queijo. Já no leite a recomendação diária só é atendida com a ingestão de um litro de leite.

Uma dica importante: para consumir a soja você deve cozinha-lá primeiro. O legal é bater em um liquidificador o grão já cozido com a água da fervura. Fica como um purê. Assim você não perde a isoflavona que foi liberada na água.

MEC vai divulgar resultados do Enem nesta quinta

Em uma área específica na página do MEC, o aluno poderá escolher a vaga de acordo com sua pontuação no Enem. Mas os resultados podem mudar de um dia para outro. São mais de 47 mil vagas.

A seleção vai ser feita exclusivamente pela internet. Numa área específica na página do Mec, o aluno vai digitar a senha dele do Enem. O sistema vai carregar as notas. E mostrar as vagas disponíveis em cada curso por instituição de ensino. São 47 mil e novecentas vagas.

O estudante vai escolher a opção que deseja. No fim de cada dia, o sistema do Ministério vai calcular entre todos os inscritos, quem teria média suficiente pra entrar em cada curso. Mas esses resultados podem mudar de um dia pro outro.

Quem não conseguir vaga pode mudar a opção de curso e de universidade, quantas vezes quiser, enquanto as inscrições estiverem abertas. No dia cinco de fevereiro sairá a primeira lista de selecionados. As vagas que sobrarem voltarão a ser disputadas, da mesma maneira, em mais duas etapas.

Para consultas do número de vagas disponíveis o site já está funcionando . Inscrições mesmo, só a partir das seis da manhã de sexta-feira.


Raul Filho inicia visitas ao Bico do Papagaio no sábado

Classificado em material de divulgação da sigla como pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, o prefeito de Palmas, Raul Filho, prepara visita região do Bico do Papagaio. A agenda inicia nesse sábado, 30, em Ananás, Piraque e Muricilândia e domingo, 31, em Xambioá e Tocantinópolis.
“O pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores estará acompanhado do Presidente Estadual do PT, Donizeti Nogueira, do Senador Sadi Cassol e de outras lideranças partidária”, diz material de divulgação da sigla. Raul participará da solenidade de posse dos diretórios municipais, eleitos no último PED (Processo de Eleições Diretas), realizado em novembro do ano passado. Estará a cargo do petista o debate sobre a participação do PT nas eleições de outubro.

ARAGUATINS: Wadson recebe convite para ser candidato a deputado e representar juventude


O jovem Wadson Nélio Oliveira Apinagés, filho do conhecidíssimo Vavá, fez contato com nossa redação para comunicar o convite recebido por ele diretamente da direção estadual do DEM Jovem para ser candidato a deputado estadual representando Araguatins.
Segundo Wadson o convite partiu da necessidade do seguimento jovem do partido se expandir e assim dar oportunidade para o surgimento de novos nomes que tenha compromisso em assumir uma política séria e sem vícios, uma política renovada.
Wadson afirmou também que pretende busca apoio principalmente na juventude onde esperar ter seu principal apoio. O pré-candidato espera contar com o apoio de pessoas da sociedade que são seus simpatizantes, esses não só de Araguatins mais de toda região do Bico.
A principal estratégia, é mobilizar os seguimentos juvenis com propostas de melhoria na qualidade de vidas do tal seguimento, com políticas publicas e ações voltadas a assistenc

TOCANTINÓPOLIS: Mutirão do Sub-Registro realiza cerca de 4 mil atendimentos Enviado por Agência Araguaia CAPC em 27 de janeiro de 2010


Quase quatro mil atendimentos marcaram o primeiro dia do Mutirão do Sub-Registro em Tocantinópolis. A fotografia 3×4 superou todos os atendimentos, com 1.648 pedidos.
Esta é a segunda edição do mutirão para a erradicação do sub-registro no Tocantins. Os atendimentos estão sendo realizados na Escola Municipal Alto da Boa Vista II. Os municípios de Itaguatins, Maurilândia, Nazaré, Aguiarnópolis e as 22 aldeias indígenas Apinajé também estão sendo beneficiados. A previsão é que os serviços sejam finalizados às 16h desta quarta-feira, 27. Nos dias 28 e 29 a equipe estará em Ananás.
Depois da fotografia, os serviços mais procurados foram: xerox, com 1.451 emissões; 331 CPF’s; 228 RG’s (carteira de identidade); 216 carteiras de trabalho; 135 atendimentos no Registro Civil – segundas vias da certidão de nascimento; 10 atendimentos com o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social e 30 atendimentos com a Defensoria Pública. Dentre as pessoas beneficiadas com a ação, estavam aproximadamente 500 indígenas da etnia Apinajé, ribeirinhos e trabalhadores rurais.
O lavrador José Alan Resplande Carneiro, casado, 38 anos e pai de quatro filhos, mora na zona rural de Tocantinópolis há 30 anos e nunca sentiu a necessidade de ter os documentos. Morando na roça, mantinha a família com as plantações que tinha. O estudo, até a quarta série, foi dado por sua mãe que era professora. Precisando ir à escola, ficou impossibilitado porque não tinha nenhum documento. Parou de estudar. Nunca exerceu o direito do voto, mas continua sendo um de seus sonhos. Mudou recentemente para a cidade e ficou sabendo do mutirão do sub-registro. A esposa incentivou-o a ir atrás da sua cidadania. José Alan acatou e está prestes a virar um cidadão de verdade. “Se não fosse ela eu não teria vindo. Três dos meus quatro filhos já foram beneficiados com o CPF, a carteira de identidade, fotos 3×4 e xerox. Agora é a minha vez. Estou indo para o cartório tirar a minha primeira certidão de nascimento. Sinto-me feliz e assustado ao mesmo tempo”.
De acordo com a coordenadora da Ação, Olinda Nogueira, a expectativa é que sejam prestados 10 mil atendimentos.
O Governo do Tocantins aposta no cumprimento da meta da Campanha Nacional para a Erradicação do Sub-Registro, que é alcançar até final de 2010, o índice igual ou inferior a 5% de pessoas que não possuem Certidão de Nascimento.
Indígenas 
No pólo de Tocantinópolis, existem 22 aldeias com, aproximadamente, 1.750 indígenas da etnia Apinajé. Destes, cerca de 450 não têm o primeiro registro. No primeiro dia do mutirão do sub-registro cerca de 60 indígenas foram beneficiados com a primeira certidão de nascimento.
Segundo informações dos agentes da Funai – Fundação Nacional do Índio, do núcleo de representação local, a certidão administrativa da Funai não vale para a emissão de outros documentos como o RG. A Secretaria da Segurança Pública através do Instituto de Identificação, responsável pela emissão da carteira de identidade, tem normas para a emissão do documento. (Umbelina Costa)

ARAGUATINS: Investimento no carnaval será de R$500 Mil


O Carnaval de Araguatins estará de cara nova esse ano. Para isso, será investido um montante de R$500 mil em infraestrutura e gastronomia. Informou o prefeito Rocha Miranda, durante encontro com o presidente da Adtur, Wylkyson Gomes de Sousa, ocorrido nesta terça-feira,26.
De acordo com o prefeito, os valores são de recursos próprios e o objetivo é reestruturar a festa. “Estamos ampliando a programação, incluindo bandas nacionais”, frisou.
Rocha conta que a inovação inclui também investimento no setor de alimentação. “Queremos oferecer bons serviços aos turistas e visitantes”, pontua, informando que a cidade conta com 6 hotéis e dezenas de restaurantes.
Um dos destaques da tradicional folia é a escola de samba “Unidos do Sossego”, que já desfila pelo terceiro ano consecutivo. Ao todo são 6 blocos,  entre os quais está o “Gargalo”, que esbanja a alegria dos seus componentes.
Com grande movimentação, o carnaval de Araguatins recebe em média 15 mil pessoas por noite. A maioria dos turistas e visitantes vem do próprio Tocantins, seguidos dos estados do Maranhão e Pará.
Esse ano, a Prefeitura também fará inovações na Temporada de Praia e Férias (em Julho) e no Festival Gastronômico de Araguatins (em Agosto). Está firmada uma parceria com a CNTUR – Confederação Nacional do Turismo com foco na capitação para o turismo.
O presidente da Adtur garantiu esforços para ampliar a melhoria da oferta turística em Araguatins. “Queremos ajudar os prefeitos, dando suporte técnico e divulgando seus eventos e produtos”, destacou. (Carlos Magno) Fonte Folha do Bico

ARAGUATINS: Investimento no carnaval será de R$500 Mil Enviado por Agência Araguaia CAPC em 27 de janeiro de 2010 – 0:03

O Carnaval de Araguatins estará de cara nova esse ano. Para isso, será investido um montante de R$500 mil em infraestrutura e gastronomia. Informou o prefeito Rocha Miranda, durante encontro com o presidente da Adtur, Wylkyson Gomes de Sousa, ocorrido nesta terça-feira,26.
De acordo com o prefeito, os valores são de recursos próprios e o objetivo é reestruturar a festa. “Estamos ampliando a programação, incluindo bandas nacionais”, frisou.
Rocha conta que a inovação inclui também investimento no setor de alimentação. “Queremos oferecer bons serviços aos turistas e visitantes”, pontua, informando que a cidade conta com 6 hotéis e dezenas de restaurantes.
Um dos destaques da tradicional folia é a escola de samba “Unidos do Sossego”, que já desfila pelo terceiro ano consecutivo. Ao todo são 6 blocos,  entre os quais está o “Gargalo”, que esbanja a alegria dos seus componentes.
Com grande movimentação, o carnaval de Araguatins recebe em média 15 mil pessoas por noite. A maioria dos turistas e visitantes vem do próprio Tocantins, seguidos dos estados do Maranhão e Pará.
Esse ano, a Prefeitura também fará inovações na Temporada de Praia e Férias (em Julho) e no Festival Gastronômico de Araguatins (em Agosto). Está firmada uma parceria com a CNTUR – Confederação Nacional do Turismo com foco na capitação para o turismo.
O presidente da Adtur garantiu esforços para ampliar a melhoria da oferta turística em Araguatins. “Queremos ajudar os prefeitos, dando suporte técnico e divulgando seus eventos e produtos”, destacou. (Carlos Magno)

26/01/10

Conheça os peixes ornamentais da Amazônia

PA e AM são os estados que mais exportam peixes de aquário no país.
Captura é feita com autorização e movimenta milhões de reais.
Um pedacinho da Amazônia pode estar vivendo dentro da sua casa, sem você saber. A região de Barcelos, no Amazonas, é uma das mais ricas do planeta em peixes ornamentais, que são capturadas lá e vivem em aquários espalhados por todo o mundo.

Siga o Globo Amazônia no Twitter

Segundo as últimas estatísticas do Ibama, o Brasil exportou, em 2007, R$ 5,9 milhões em pequenos peixes de água doce, sendo que 90% desse valor veio de espécies capturadas no Pará e no Amazonas. O animal mais popular é foi o tetra cardinal (Paracheirodon axelrodi), da Região Norte, que alcançou a marca de 18,3 milhões de unidades exportadas.

Acará-disco é uma das 'estrelas' da Amazônia. Na reserva de Amanã, a coleta é acompanhada de estudos científicos para causar pouco impacto sobre a natureza. (Foto: Henrique Lazzarotto-Instituto Mamiraúa/Divulgação)

A maior parte da atividade é feita de forma legal, e o Ibama tem uma lista de 379 espécies que podem ser coletadas. Na reserva de Amanã, no Amazonas, a captura é feita com o acompanhamento de cientistas, que estudam a melhor forma de tirar os peixinhos da natureza com o mínimo impacto.

Poloneses morrem por causa das baixas temperaturas


Em dois meses, cerca de duzentas pessoas morreram.
A maioria das vítimas é de moradores de rua.

Só nos últimos três dias, foram trinta mortes. A temperatura na capital Varsóvia é de 22ºC negativos.

O rio Vístula que corta a cidade congelou.

O transporte está prejudicado.

Polícia ambiental se mobiliza para libertar jacaré

Um jacaré mobilizou uma equipe da polícia ambiental, em Florianópolis. Ele ficou preso na rede de água da chuva.


Uma grande operação foi montada para libertar o animal.

Para resgatar o jacaré, que tinha aproximadamente um metro e meio, os policiais ambientais precisaram quebrar a calçada num trabalho que durou cerca de 40 minutos. Depois de ser capturado o jacaré foi avaliado por um técnico do Ibama e solto em um manguezal.

Remédios piratas são vendidos nas ruas do Maranhão

O crime desafia a polícia. O comércio pirata é praticado a céu aberto, sem qualquer cerimônia.
A venda de remédios caseiros é tão escancarada que nem é preciso usar uma câmera escondida. Tudo é feito à luz do dia mesmo, sem nenhuma fiscalização.

Feirante - Esse serve para dor de cabeça, só que não é para vender. O rapaz deixou aqui e vai levar para o interior.
Repórter - Mas atrás tem preço em cada um deles. Por que tem preço?
Feirante - Não vou falar nada.

Em uma banca, além das garrafadas e raízes também são vendidos medicamentos industrializados. A feirante Francisca orienta os compradores: “Eles não deixam receita, de jeito nenhum. Só dizem que compra e leva e pronto”.
Pimentão, tomate, cebola e também remédios - não deveria, mas a venda de medicamentos é uma prática muito comum nas feiras livres e nas ruas de pequenas cidades do interior do Maranhão. Já farmacêuticos e bioquímicos, ou qualquer profissional dessa área, não são encontrados por aqui.



No fim do ano passado, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária fecharam dois laboratórios clandestinos no estado. Em um deles havia uma tonelada de remédios fitoterápicos e 500 quilos de matéria-prima.

"As condições são bem precárias e ficamos até assustados mesmo com as condições que encontramos”, comenta o fiscal da Anvisa Renato Hurtado.

Poucos dias depois, uma surpresa. Quase todos os remédios expostos na prateleira de uma loja foram fabricados no laboratório que tinha sido interditado.
"A população precisa ajudar, denunciar, porque é a grande prejudicada", alerta a coordenadora de Vigilância Sanitária Elisângela Machado.

Segundo a Anvisa, ano passado, em todo o Brasil, foram recolhidas 330 toneladas de remédios falsificados, sem registro ou contrabandeados.

Poluição pode causar infertilidade em homens

É o que concluiu uma pesquisa feita por cientistas da USP. Homens que ficam expostos à poluição por pouco mais de duas horas por dia podem ser afetados
Dirigir a kombi no trânsito difícil do Rio de Janeiro não foi tão difícil para Bruno Pereira quanto encarar o fato de ser um homem que não conseguia ter filhos. Quem conta é a mulher dele, a dona de casa Aline Pereira: “Quando decidimos tentar engravidar, ficamos dois anos e três meses tentando naturalmente. Comecei a perceber que tinha alguma coisa errada, procurei urologista, descobri que ele tinha pouco esperma”.

O corretor de imóveis Marcio Oliveira se viu na mesma situação. Não entendeu porque ele já tinha uma filha de 24 anos, do primeiro casamento: "Fiquei surpreso”, confirma.

Ficou mais surpreso ainda quando soube a razão. Como corretor de seguros, passa muito tempo exposto à fumaça, à descarga dos ônibus, à poeira.

Segundo o Ministério da Saúde, 40% das situações de infertilidade em um casal são por causa do homem. A surpresa que a pesquisa traz é mostrar o quanto dessa infertilidade pode ser causado pela poluição.

É o que diz um estudo da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo. Ele indica que até mesmo homens que ficam expostos à poluição por pouco mais de duas horas por dia podem ser afetados. A pesquisa foi realizada com 748 homens, divididos em três grupos: o primeiro, de homens férteis, o segundo, de homens com problemas de fertilidade e o terceiro, de taxistas e motoboys, que passam entre seis e oito horas por dia expostos à fumaça dos carros.

De acordo com a pesquisa, a poluição cria uma desfunção na produção de espermatozóides. Eles não seriam mais capazes de reconhecer o óvulo - e assim não conseguiriam fecundá-lo. A poluição também tornaria o espermatozóide mais lento.

A gasolina e o diesel, que concentram uma grande quantidade de metais pesados, que são lançados no ar, seriam responsáveis por desencadear uma reação imunológica no organismo, que passa a ver o espermatozóide como uma célula invasora. E o ataca.

“Nos últimos 15 anos, a rede latino-americana nos refere que houve um aumento de 50% em tratamento laboratoriais de alta complexidade. Cada vez mais a reprodução humana passa a ser laboratorial”, calcula o médico João Ricardo Auler.

Para quem quer ter filhos, existem tratamentos que funcionam em 60% dos casos. Foi o que fizeram Aline e Bruno. Ela está grávida de gêmeos. Eles ainda não sabem o sexo.

Para Márcio e a mulher foi um pouco mais difícil. “Eu fiz três tentativas até que obtivesse êxito”, explica o corretor de imóveis Marcio Oliveira. Semana passada nasceram dois meninos: Isaac e Samuel. “É um sonho realizado”, comemora o pai.

Especialistas ouvidos pela nossa produção explicaram o seguinte: o tratamento para quem apresenta esse tipo de problema é rápido. Da primeira consulta até a gravidez, pode ser de apenas três meses.

Confira a correção da prova de linguagens do vestibular 2010 da Unesp

Confira a correção da prova de linguagens do vestibular 2010 da Unesp

Foram cobradas 12 questões discursivas.
Professores de cursinhos também comentam a redação.
Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
Professores de cursinhos ouvidos pelo G1 consideraram de fácil para médio o nível de dificuldade da segunda prova da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aplicada nesta segunda-feira (21). O exame cobrou, principalmente, interpretação de textos.

Os candidatos fizeram a prova de linguagens - com oito questões de português, quatro de inglês e uma redação. Foi o último dia da segunda fase do vestibular 2010. A lista de convocados será divulgada no dia 29 de janeiro.

Professora de inglês do Anglo, Sirlene Aparecida Arão ressalta que a maior dificuldade das provas dissertativas para os alunos é escrever corretamente. "Antes, havia poucos vestibulares com questões dissertativas, mas os alunos devem começar a se acostumar. Os candidatos têm de expressar corretamente o que pensam, de maneira clara e precisa. Precisam ter cuidado para o fluxo do pensamento não passar para o papel", diz.

O professor Héric José Palos, do curso Etapa, alerta que o desempenho de todos os alunos terá de ser alto. “Os detalhes vão pesar muito nessa prova. Um erro bobo neste tipo de exame pesa muito e pode fazer diferença, porque a maioria dos candidatos vai bem”, afirma.

O professor Nelson Dutra, do Objetivo, explica que o candidato com domínio linguístico maior vai mostrar essa habilidade em toda a prova. “Dependendo da forma como uma questão é respondida, ela pode influenciar diretamente o resultado final.”

Confira o caderno de questões do exame de linguagens e a redação da Unesp 2010


 
Veja comentários por matéria:
Português
O supervisor de literatura do Anglo, Dácio Antonio de Castro, afirma que algumas questões tiveram nível de dificuldade razoável, mas a maioria era fácil. “Não chegam a ser questões complexas. A prova foi montada a partir de um paradigma de comparação. Com isso, promoveram um diálogo intertextual, tanto de época quanto de gêneros distintos”, afirma.

Já o professor Héric José Palos, do curso Etapa, avalia que o exame foi curto e de fácil entendimento, com tempo suficiente para cada candidato fazer uma boa prova. “Foi uma prova tranquila, com enunciados de questões que ajudavam a composição das respostas. A seleção de textos não teve problemas. Todos eram simples e claros.”

O professor Nelson Dutra, do Objetivo, afirma que a prova exigiu interpretação de texto, mas também considerou o teste relativamente fácil. “Houve um número menor de questões. Os textos selecionados também eram mais simples. A prova exigia uma competência lingüística e de dificuldade média, no máximo.”
Inglês
O coordenador de inglês do curso Etapa, Alahkin de Barros Filho, explicou que o exame de inglês também cobrou interpretação de texto dos estudantes. “Escolheram um texto retirado de um jornal com vocabulário de dificuldade média e um tema conhecido, o filme sobre a vida de Jean Charles de Menezes. O objetivo era avaliar se o candidato entendeu o texto. As três perguntas iniciais eram simples e fáceis. A última era um pouco mais complicada”, diz o professor.

A coordenadora de inglês do curso Objetivo, Cristina Armaganijan, afirma que o exame exigia conhecimentos de inglês aprendidos no ensino médio. “Havia questões um pouco mais complicadas, com palavras e expressões para testar vocabulário. Quem acompanhou bem o ensino médio, faria a prova com tranquilidade”, diz.

A professora de inglês Sirlene Aparecida Arão, do Anglo, afirmou que a prova foi mais trabalhosa do que difícil. Para ela, os alunos deveriam ficar atentos com a formulação das respostas para não cometer erros. “Cada pergunta tinha várias partes. Não era simplesmente interpretação de texto, o aluno tinha que ler, entender, interpretar e explicar em português. Mas, por ter como tema um assunto conhecido, o exame não deve ter oferecido problema”, diz.
Redação
O professor de literatura Eduardo Calbucci, do Anglo, avalia que o tema pedido na redação foi pouco criativo. “Era uma dissertação com um tema explícito, sobre o ter e o ser. A própria proposta da banca ajudava o candidato, que relê os textos da prova sobre essas relações. Optaram por facilitar a vida dos alunos, que têm mais tempo para discorrer sobre o tema”, diz.

Para Calbucci, o candidato poderia ancorar seu discurso na realidade, apesar do tema proposto ser abstrato. “Em tese, este era um tema filosófico, universal. Não era um tema sobre um fato atual, mas dava margem para um discurso sobre a realidade”.

O professor Héric José Palos, do curso Etapa, considerou a prova fácil e de nível simples. “Qualquer um já refletiu sobre isso. E mesmo que alguém nunca tivesse pensado a respeito disso, teria argumentos para usar na redação após ler os últimos dois textos da prova de português, que falavam sobre o assunto”, diz.

Apesar de o tema da redação ser bem acessível ao vestibulando, o professor Nelson Dutra, do Objetivo, afirma que o assunto pede uma posição crítica dos candidatos. “Exige certa maturidade linguística também. Por mais fácil que seja o tema, o aluno deve ter articulação e idéias coesas. A grande peneira será a qualidade do texto”, diz.

Primeiro dia da segunda fase

No domingo (20), os candidatos responderam a 24 questões dissertativas, sendo 12 de ciências humanas e outras 12 de ciências da natureza e matemática.

Confira a correção do primeiro dia da segunda fase da Unesp 2010

A universidade vai usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no seu vestibular deste ano desde que o Ministério da Educação entregue as notas dos candidatos da Unesp até o dia 20 de janeiro.

Cientistas da USP criam novo modo de diagnosticar e tratar câncer de pele Aparelho é mais barato e mais rápido do que opções do mercado. Pesquisadores têm R$ 4 milhões do BNDES para fabricar o novo modelo.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo desenvolveram um equipamento de tratamento e de diagnóstico do câncer de pele - que é o mais freqüente, no Brasil - e corresponde a 25% dos tumores malignos registrados.

Visite o site do Jornal Nacional

Mais de 2,5 mil lesões já foram tratadas com o modelo desenvolvido pela USP de São Carlos, que ajuda a tratar lesões causadas pelo câncer de pele, além de diagnosticá-las rapidamente, por um preço mais em conta.

O equipamento desenvolvido pela USP pode ser fabricado por menos de R$ 7 mil, é leve, fácil de transportar - e o melhor - indica na hora se o paciente tem câncer ou não.

Outras opções usadas nesse tipo de tratamento já existem aqui e em outros países. Mas o aparelho é caro, quase R$ 200 mil, e não tem as vantagens do modelo brasileiro.

Os pesquisadores já têm um financiamento de R$ 4 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fabricar o novo modelo. A previsão é de que até o fim do ano, pacientes de cem cidades tenham acesso, de graça, a essa tecnologia.

"Permite a resolução de casos numa faixa bastante grande, 70, 80% dos casos tratados", diz o pesquisador da USP São Carlos, Vanderlei Salvador Bagnato.

“Tem um excelente resultado cosmético, dando menos irritação, menos cicatrizes residuais da lesão tratada e sendo com pouca dor e bem tolerada pelo paciente”, afirma a dermatologista Ana Gabriela Sálvio.

Antes de passar pelo tratamento, o que a professora aposentada Flora Bernardes ouviu de um médico foi assustador. "Ele disse que eu tinha que tirar metade do nariz fora. E o resultado é esse que você está vendo no meu rosto. Eu posso enfrentar qualquer um sem constrangimento”, diz Flora.

TOCANTINS: Diário Oficial desta segunda traz homologação e resultado final de Concurso da Saúde Enviado por Agência Araguaia CAPC em 25 de janeiro de 2010 –

Foi publicada na tarde desta segunda-feira, 25, no Diário Oficial do Estado, o resultado final do concurso do Quadro de Profissionais da Saúde. O Edital 009 de 22 de Janeiro de 2010 foi assinado pelo secretário da Administração, Eugênio Pacceli – secretaria responsável pelo certame – e pelo secretário da Saúde, Francisco Melquíades Neto. O Ato de homologação foi assinado pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na última sexta-feira, 22.
Na publicação constam os classificados e aprovados, por cargo e município, além da pontuação. Os interessados em conferir o resultado devem acessar o site do Diário Oficial (www.diariooficial.to.gov.br) no Diário nº 3.062 de 25/01/2010.
A próxima etapa é o início da convocação e posse dos candidatos classificados que serão chamados conforme a demanda apresentada pela Secretaria de Saúde. De acordo com o governador, os primeiros a serem chamados serão os médicos classificados no certame.
O certame ofereceu 1.218 vagas, distribuídas entre 71 cargos para profissionais da saúde de nível superior e quatro para nível médio. (Joésia Cardoso)Fonte Folha do Bico

ARAGUATINS: Comitê do Sub-registro localiza adultos sem a Certidão de Nascimento Enviado por Agência Araguaia CAPC em 25 de janeiro de 2010 – 22:12 Folha do Bico

Maria Dinalva, sua família e Olinda Nogueira, coordenadora da açãoO Comitê do Sub-registro do Tocantins encontrou várias pessoas adultas na região de Araguatins, sem a Certidão de Nascimento.
Um dos casos curiosos foi o da senhora Maria Dinalva Ribeiro da Cruz, pois o marido a deixou com cinco filhos, nenhum deles registrados em cartório. Maria Dinalva morava no estado do Pará na cidade de Marabá e mudou-se há três anos para Araguatins. Até este ano, ela vinha conseguindo matricular os filhos na escola, mas em Araguatins, as escolas exigiram dela a Certidão de Nascimento dos filhos. Propiciar o acesso à documentação básica à população sem documentos é uma das missões dos mutirões do Comitê do Sub-registro, que estão sendo realizados no Tocantins.
O Comitê do Sub-registro está realizando mutirões da Certidão de Nascimentos nos municípios pólos. O mutirão em Araguatins foi realizado nos dias 22 e 23 de janeiro.
Os sem documentos
O filho mais velho de Maria Dinalva, Paulo Sérgio Ribeiro da Silva, tem 17 anos, em seguida vem Rosinalva de 16 anos, que também é mãe de um filho de pouco mais de 1 ano, Deusinalva de 15, Raieli de 14 e Raiane de 13 anos.
O trabalhador rural Domingos Melo dos Santos, 43 anos, nasceu na área rural e sempre trabalhou na roça. Assim que atingiu a adolescência, Domingos saiu de casa sem documentos pois, pela falta de interesse do pai não foi registrado quando criança. Nunca freqüentou escola, e agora sentiu a necessidade de tirar todos os seus documentos.
Outro caso registrado no atendimento do mutirão do sub-registro em Araguatins foi o de José Calixto Pereira Ribeiro, 23 anos, que trabalha em fazenda e chegou a freqüentar a Escola Municipal Presidente Kennedy. Não conheceu os pais, foi criado pelas avós, a paterna até os 15 anos e a partir daí, pela avó materna até sua morte. Ele tirou sua Certidão de Nascimento e aproveitou para solicitar também a Carteira de Identidade, o CPF e a Carteira de trabalho.
Euzilene Moreira de Araújo, doméstica também aproveitou a ação do Sub-registro para retirar sua Certidão de Nascimento. Aos 22 anos, ela ainda não tinha documentos. Seus quatro irmãos só se registraram após a idade adulta pois os pais não se preocuparam em registrá-los. Ela já tem um filho de 1 ano e 4 meses, quer registrá-lo e acha importante ter sua cidadania legal. (Roberto Oliveira – Foto: )

25/01/10

José Geraldo E-mail: dep.jose.geraldo@al.to.gov.br

José Geraldo de Melo Oliveira (PTB), 43 anos, é natural de Tiros (MG) e veio com a família para o Tocantins em 1971, residindo na cidade de Araguaína. Após uma temporada em São Paulo, retorna ao Estado para a cidade de Paraíso. Como empresário, iniciou suas atividades em 1988. Sua atuação na área institucional começou em 1995, quando fundou e presidiu o Condepar – Conselho de Desenvolvimento de Paraíso -, da Acip – Associação Comercial e Industrial de Paraíso – e da Credipar – Cooperativa de Crédito Rural de Paraíso. Sua carreira política teve início em 1999 ao assumiu a presidência do PTB do município e, em 2000 e 2004, foi candidato a prefeito de Paraíso. Durante o ano de 2002 foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, tendo ações de destaque como a fundação da primeira incubadora de empresas de Paraíso, a redução do IPTU municipal, a redução do ITBI de 3% para 1% e a extinção das cobranças de diversas certidões e taxas municipais, promovendo redução da carga tributária, além de gerar emprego e renda para a população de Paraíso. No pleito passado, conquistou uma vaga no Parlamento Estadual, com 10.710 votos, sendo majoritário em Paraíso, na votação entre todos os candidatos a deputado estadual. Além de Paraíso, José Geraldo também teve expressiva votação em cidades como Lagoa da Confusão, Itaporã e Monte Santo. Suas propostas, como deputado, priorizam a geração de emprego e renda, o fortalecimento de cooperativas e associações, apoio ao produtor rural e as micros e pequenas empresas, bem como a melhoria na qualidade de vida do tocantinense. Atualmente, José Geraldo exerce o cargo de Presidente Regional do PTB no Tocantins. José Geraldo nasceu em 4 de dezembro de 1965

Josi Nunes


A professora Josiniane Braga Nunes (PMDB), mais conhecida como Josi Nunes, 46 anos, nasceu em 10 de maio de 1962, em Porto Nacional (TO). Ela foi reconduzida para seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa como a deputada mais votada, entre todos os candidatos, nas eleições de 2006, com 21.444 votos. Sua base política fica nos municípios das regiões sul, sudoeste, centro e norte do Estado, especialmente nas cidades de Gurupi, Palmas, Pedro Afonso, Luzinópolis e Dueré. Com mais de duas décadas de trabalho em prol das comunidades de baixa renda, a parlamentar sempre defendeu, principalmente, os direitos da mulher, da infância e da juventude. Na Assembléia, Josi Nunes é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Josi fundou, juntamente com sua mãe, Dolores Nunes, a Associação de Mulheres de Gurupi (AMU) e já solicitou, na Assembléia, a criação da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher. A educação e o social são outros segmentos prioritários nas metas das atividades da deputada. Uma de suas lutas foi para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da Educação e para o resgate dos direitos dos professores aposentados. Atualmente, Josi Nunes preside o PMDB Mulher regional e é membro titular do PMDB nacional. A deputada é graduada em Psicologia pela UCG, pós-graduada em Psicopedagogia e mestre em Gestão de Educação. Mãe de Ramirez e Luana, Josi herdou o dom da política dos pais, Jacinto Nunes (ex-prefeito de Gurupi) e Dolores Nunes (ex-deputada estadual).

Fábio Martins


O produtor rural Fábio Martins de Santana (PDT), 59 anos, é natural de General Salgado (SP). Iniciou sua trajetória política em 1992, quando foi eleito prefeito de Porto Nacional. Em 1998, ficou na suplência de deputado estadual do PSDB, assumindo uma cadeira na Casa de Leis, pela primeira vez, em novembro de 2001. Seu mandato como titular foi conquistado nas eleições de 2002. Representante dos municípios de Porto Nacional, Pium, Monte do Carmo, Palmas, Silvanópolis e Chapada da Natividade, dentre outros, foi reeleito deputado estadual em 2006, com um total de 12.251 votos. Além de incansável defensor do meio rural, Fábio Martins acredita que, assim como o setor produtivo, outras áreas como a educação, a saúde, a infra-estrutura e o social devem ser prioridades para os poderes públicos, visando sempre à melhoria na qualidade de vida da população. Fábio Martins nasceu em 10 de março de 1949, é casado com Tereza Cristina Venturine Martins e pai de Lilian, Fabiana, Liliane, Fábio e Fabiano.

Eli Borges


Após três mandatos consecutivos como vereador da Capital, Palmas, Eli Dias Borges (PMDB), 49 anos, foi eleito deputado estadual em 2002. Seu segundo mandato foi conquistado em 2006, com 11.911 votos, sendo a maioria deles nas regiões central e sudeste do Tocantins, em municípios como Palmas, Gurupi, Guaraí, Colméia e Porto Nacional. Como parlamentar, Eli Borges defende a retomada da política de geração de emprego, melhorias na saúde pública e em empreendimentos voltados para a agricultura e para a pecuária. Atualmente, o deputado é o presidente metropolitano do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), líder da bancada da sigla na Assembléia e presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes e Desenvolvimento Urbano e Serviço Público. Eli Borges é natural de Ipameri (GO), começou a trabalhar cedo, aos 15 anos de idade. Ao concluir o curso médio em contabilidade, passou a ser funcionário do Banco do Brasil, função que assumiu durante 14 anos, inclusive em Palmas. Antes de ser bancário, portanto, foi funcionário da concessionária da Volkswagen em Porangatu (GO) e da Telegoiás. Filho de agropecuarista, Eli Dias Borges nasceu em 1º de setembro de 1959, é casado com Maria Ulisses Pedroza Borges e tem três filhos: Thiago, Paulo Henrique e Lucas.

Cacildo Vasconcelos


A trajetória política do deputado Cacildo Vasconcelos se constrói de forma sólida. O fiel representante do Sudeste foi prefeito de Arraias no mandato de 1989/1992 e já é deputado estadual por quatro legislaturas 1995/1998, 1999/2002, 2003/2006 e 2007/2010. Ele foi presidente da Assembléia Legislativa no biênio 1995/1996, líder do Governo de 1999 a 2002 e secretário de Governo entre 2003 e 2005. De origem humilde - filho de agricultores – Cacildo Vasconcelos fez o primeiro e o segundo grau em sua terra natal, Ipameri, Goiás. Aos 19 anos, prestou o serviço militar ao Exército Brasileiro, tendo dado baixa agraciado com a medalha Praça Mais Distinta, honraria concedida pelos bons serviços prestados e o bom comportamento. Sua grande oportunidade viria com a aprovação em concurso público ao Banco do Brasil, então um dos melhores empregos do país. Foi trabalhar no Banco do Brasil em Arraias, tendo aproveitado todas as oportunidades que a instituição ofereceu. Galgou todos os passos, de caixa a gerente. Atuou como chefe da Carteira Agrícola e do Setor de Operações. Nessa época, Cacildo Vasconcelos passou a trabalhar também externamente, o que proporcionou o contato direto com as famílias produtoras. Percorrendo as distâncias invariavelmente a cavalo. Tal dedicação só aumentou o bom relacionamento da região. Cacildo Vasconcelos, que mantinha sua vida intimamente ligada ao Banco do Brasil, deixou sua marca: participou da implantação das agências São Domingos e Campos Belos, em Goiás, Dianópolis, Taguatinga, Palmeirópolis e Combinado, no Tocantins, sendo as duas últimas já exercendo mandato parlamentar. Foi no PDS, em Arraias, que Cacildo Vasconcelos iniciou sua promissora carreira política. Em 1988 foi eleito prefeito do município com ampla maioria de votos. Uma vitória significativa, tendo em vista ter sido a primeira eleição de um candidato nascido em outro município, portanto, fora das tradicionais famílias da região, quebrando assim uma tradição centenária. De 1989 a 1992, confirmou seu talento para administração. Nesse período, a cidade foi beneficiada com cerca de 300 obras sociais e comemorações dos 250 anos de Arraias. A dedicação administrativa a Arraias, aliada à sensibilidade política, fortaleceram Cacildo Vasconcelos. Prestigiado pelos produtores e aprovado pelo povo do município, foi eleito deputado estadual, em 1994, com a primeira votação da região Sudeste e a segunda do Tocantins. Para confirmar o início de uma promissora carreira na Assembléia Legislativa, seria eleito em seguida presidente da Casa. Adotando um estilo próprio de administrar, Cacildo Vasconcelos promoveu mudanças significativas de caráter administrativo e funcional na Assembléia Legislativa. Adotou, com determinação, uma política de austeridade com os gastos públicos; desenvolveu treinamentos e equipou o pessoal, resultando em produtividade e valorização do bem público. A resposta da população foi o interesse em participar das sessões plenárias, inclusive eventos de interesse público. Valorizou o Legislativo, deixando-o mais respeitado e mais próximo do povo. Ao completar quatro mandatos consecutivos, Cacildo Vasconcelos destaca sua atuação como voltada para projetos de infra-estrutura básica, como estradas, escolas, hospitais, energia elétrica, incentivos ao campo e geração de empregos, buscando o desenvolvimento do Estado e a conseqüente melhoria de vida da população. Filiado ao PP, nunca mudou de partido e nem o número do telefone celular. O deputado que é oposição ao governo atual, nasceu em 6 de agosto de 1953, é casado com Mariseth Vasconcelos, ex-prefeita de Arraias, e pai de Flúvia, Débora e Bárbara.

ARAGUATINS: Escola Evangélica Daniel Berg tem nova gestora Enviado por Agência Araguaia CAPC em 23 de janeiro de 2010


Em reunião realizada na noite de sexta-feira, 22, foi nomeada pelo pastor presidente da Igreja Assembléia de Deus – CIADSETA, José Ribamar Carvalho dos Santos a nova diretora da Escola, professora Wilza Sandra.
Estiveram presentes nesta reunião, o Corpo de Ministros da Igreja composto por onze membros; os dezessete irmãos que integram a Associação de Apoio à Escola e todo o quadro de funcionários da mesma.


Presidida pelo pastor presidente da entidade mantenedora José Ribamar, teve a fala a diretora pedagógica Alcinéia Almeida a qual deixou o cargo a pedido próprio e retornará a Secretaria da mesma com a função de Coordenadora, em suas palavras ela agradeceu à Deus, ao pastor presidente pelo o apoio e aos demais presentes na reunião.
A diretora de finanças, Cecília Duarte a qual permanece na função externou seus agradecimentos a todos finalizando sua participação mostrando as prestações de contas da Escola e sua ótima situação financeira atual.


Em agradecimento à Deus e aos presentes, a professora Sandra, se colocou inteiramente à disposição da UE para dar continuidade a gestão escolar e de mãos dadas com a presidência da igreja, os funcionários, pais e alunos buscarem o melhor para Unidade.
    A Escola Evangélica Daniel Berg, é pertencente a Assembléia de Deus em Araguatins, possui convênio firmado com o Estado, um quadro com 31 funcionários e oferece ensino fundamental (1º ao 5º Ano) de qualidade à comunidade da cidade. (Deuramar Ribeiro)Fonte Folha do Bico

TOCANTINS: Diário Oficial desta segunda traz homologação e resultado final de Concurso da Saúde


Foi publicada na tarde desta segunda-feira, 25, no Diário Oficial do Estado, o resultado final do concurso do Quadro de Profissionais da Saúde. O Edital 009 de 22 de Janeiro de 2010 foi assinado pelo secretário da Administração, Eugênio Pacceli – secretaria responsável pelo certame – e pelo secretário da Saúde, Francisco Melquíades Neto. O Ato de homologação foi assinado pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na última sexta-feira, 22.
Na publicação constam os classificados e aprovados, por cargo e município, além da pontuação. Os interessados em conferir o resultado devem acessar o site do Diário Oficial (www.diariooficial.to.gov.br) no Diário nº 3.062 de 25/01/2010.
A próxima etapa é o início da convocação e posse dos candidatos classificados que serão chamados conforme a demanda apresentada pela Secretaria de Saúde. De acordo com o governador, os primeiros a serem chamados serão os médicos classificados no certame.
O certame ofereceu 1.218 vagas, distribuídas entre 71 cargos para profissionais da saúde de nível superior e quatro para nível médio. (Joésia Cardoso)Fonte : Folha do Bico

TOCANTINS: Diário Oficial desta segunda traz homologação e resultado final de Concurso da Saúde 25 de janeiro de 2010 – 17:40 | Sem Comentários

Foi publicada na tarde desta segunda-feira, 25, no Diário Oficial do Estado, o resultado final do concurso do Quadro de Profissionais da Saúde. O Edital 009 de 22 de Janeiro de 2010 foi assinado pelo secretário da Administração, Eugênio Pacceli – secretaria responsável pelo certame – e pelo secretário da Saúde, Francisco Melquíades Neto. O Ato de homologação foi assinado pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na última sexta-feira, 22.
Na publicação constam os classificados e aprovados, por cargo e município, além da pontuação. Os interessados em conferir o resultado devem acessar o site do Diário Oficial (www.diariooficial.to.gov.br) no Diário nº 3.062 de 25/01/2010.
A próxima etapa é o início da convocação e posse dos candidatos classificados que serão chamados conforme a demanda apresentada pela Secretaria de Saúde. De acordo com o governador, os primeiros a serem chamados serão os médicos classificados no certame.
O certame ofereceu 1.218 vagas, distribuídas entre 71 cargos para profissionais da saúde de nível superior e quatro para nível médio. (Joésia Cardoso)

ARAGUATINS: DRE convoca reunião com diretores Enviado por Agência Araguaia CAPC em 25 de janeiro de 2010 – 10:29Sem Comentários

A diretora regional de ensino em Araguatins, Lúcia Lopes, convocou em regime de urgência todos os diretores das unidades escolares do Bico do Papagaio para uma reunião nessa segunda-feira, 25. A reunião acontecerá no auditório da Colégio Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, a partir das 08hs.
A reunião servirá para tratar de assuntos relacionados ao andamento das novas orientações da Secretaria de Educação a cobrança será pesada para que os gestores escolares cumpram a risca todas as determinações. Outro fato que também será colocado em evidencia, mas este mais discretamente será o de possíveis mudanças nas direções escolares.

Vestibular 2010 Resultado Final Edital 26/2009 de 0710/2009


24/01/10

JOÃO E GIBERTO GRUPO BLACKOUT

Festa do PT para pré-candidata Dilma custará R$ 6,5 mil

               Congresso do PT em Brasília vai homologar candidatura da ministra à Presidência

4º Congresso do PT em Brasília, que acontece em fevereiro e deve bater o martelo sobre a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai custar R$ 6,5 milhões ao partido. O tesoureiro do partido, Paulo Ferreira, disse ao R7 que o gasto, o maior dos últimos anos, inclui despesas com passagens, hospedagens, alimentação e transporte dos mais de 1.400 delegados que foram eleitos em novembro do ano passado e tomarão posse no evento.
Este vai ser o congresso mais caro por conta do número de delegados eleitos. Nos últimos, não chegou a mil [o número], eram por volta de 900.
Ferreira disse que o valor da festa será financiado em torno de 60% com recursos do diretório nacional e os outros 40% serão rateados pelos diretórios estaduais, por meio das contribuições individuais dos filiados que votaram na eleição interna em 2009.
Os maiores gastos ficarão por conta das passagens, orçadas em R$ 1,7 milhão, e as hospedagens, que devem girar em torno de R$ 2,6 milhões. O aluguel do centro de convenções Ulysses Guimarães foi contratado no ano passado e custou quase R$ 500 mil.
- Nós fizemos um planejamento que um evento deste tamanho precisa ser organizado com antecedência. O espaço Ulysses Guimarães, por exemplo, foi contratado em março [de 2009] e custou R$ 470 mil. Já está pago.
Mais R$ 500 mil estão reservados para impressão do material com as resoluções gerais que o partido vai distribuir durante o evento: a conjuntura nacional e internacional, tática , candidaturas para as eleições 2010 e o futuro do PT.
Durante o evento também será realizada a posse dos novos dirigentes nacionais do PT, como o presidente eleito do partido, o ex-senador José Eduardo Dutra.

Vestibular e Concursos

PUC-Paraná

Vestibular vai ser realizado em 30 de janeiro

Inscrições: até 27/1
Taxa: até R$ 75 
Provas: 30/1
Telefone:   (41) 3241-2400 
Mais informações: www.vestibular.pucpr.br

Centro Universitário Belas Artes

Inscrições vão até o dia 2 de março

Inscrições: até 2/3
Taxa: R$ 100
Provas: agendadas
Telefone: 0800 7725010
Mais informações: www.belasartes.br

Universidade São Judas Tadeu

Prova da instituição é agendada

Inscrições: até 19/3
Taxa: gratuita
Provas: agendadas
Telefone: (11) 2799 1677
Mais informações: www.usjt.br

Universidade Anhembi Morumbi

Prova vai ser realizada em 31 de janeiro

Inscrições: até 29/1
Taxa: R$ 75
Provas: 31/1
Telefone: 0800 0159020
Mais informações: www.anhembi.br

Instituto Mauá (curso de administração)

Prova da faculdade vai ocorrer em 20 de fevereiro

Inscrições: até 17/2
Taxa: R$ 50
Provas: 20/2
Telefone: 0800 0193100
Mais informações: www.maua.br

Unicid

Vestibular vai ser aplicado em 8 de fevereiro

Inscrições: até 7/2
Taxa: R$ 30
Provas: 8/2
Telefone: (11) 2178 1212
Mais informações: http://www.cidadesp.edu.br/


Carlos Gaguim promove abertura oficial das atividades do Projeto Rondon nesse domingo


O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) abre oficialmente neste domingo, 24, às 10h30, em solenidade no auditório do Palácio Araguaia, as atividades do Projeto Rondon no Tocantins. Estarão presentes estudantes e professores universitários que vêm ao estado para desenvolver ações de caráter social e representantes do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, entidade que coordenará as ações, com apoio do Governo do Estado e das prefeituras envolvidas.

Realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social que envolve universitários: 300, além de 36 professores. Os mais de 500 soldados do 22º Batalhão serão empregados no apoio logístico, entre outros serviços.

As ações do projeto no Estado serão realizadas entre 23 de janeiro e 7 de fevereiro, beneficiando 18 municípios: Arapoema, Colméia, Dois Irmãos, Miranorte, Divinópolis, Pium, Lagoa da Confusão, Aliança do Tocantins, Formoso do Araguaia, Nova Olinda, Itacajá, Guaraí, Miracema, Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo, Silvanópolis, Santa Rosa e São Valério. (Da Secom

Prefeitura de Palmas apresenta programação do Carnaval 2010

O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), apresentou na manhã desta sexta-feira, 22, a programação para o Carnaval de Palmas 2010. O evento acontece de 12 a 16 de fevereiro na Praia da Graciosa. Segundo o prefeito, para este ano, a prefeitura vai ter o mesmo custo da festa de 2009 – cerca de 1,8 milhões – mas que, desta vez, conseguiu negociar mais atrações.

“A cada ano estamos trabalhando para trazer mais atrações de qualidade e desta forma garantir mais opções para o povo palmense e foliões que visitam à Capital, durante os cinco dias de folia”, destacou Raul Filho.

Durante a entrevista coletiva para apresentar as atrações e estrutura, Raul ressaltou a importância de agregar mais parceiros para a festa.
Este ano, além das bandas nacionais e regionais, o circuito da folia contará com a participação do maior bloco de carnaval do Tocantins, o Tropalôka (que era de Gurupi) e de três escolas de samba que representarão as regiões norte, centro e sul de Palmas.

Participarão do Carnaval da Alegria 2010 as bandas nacionais: Tatau, Psirico, GuigGueto, Levada Louca, Novo Amor. As atrações regionais serão: Tom de Alerta, Henrique & Juliano, Balangandaya e Di Levada. A programação do Bloco Tropalôka contará com: Patchanka, Levada Louca, Enzo e Henrique, Balangandaya, Liberou Geral, Sem Frescura, Chilepe Elétrico e DJ’s.

Em 2010, mais uma vez será montada a estrutura do Mega Túnel, onde a diversão é por conta de DJ’s, todos os dias a partir das 22 horas até as 4 horas da manhã.

Unitins retoma diálogo com MEC sobre credenciamento 22/01/10 10h00


A Comissão Multilateral de Estudos para a Reformulação e a Reestruturação da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), instituída por decreto pelo governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), reuniu-se com o secretário Nacional de Ensino a Distância, Carlos Bielshowsky, no Ministério da Educação (MEC), na tarde desta quinta-feira, 21, em Brasília. O encontro foi para restabelecer o diálogo para o credenciamento da Unitins no ensino à distância e estudar uma solução conjunta.

De acordo com o secretário da Comissão e procurador do Estado do Tocantins, André Gonçalves, as negociações foram reabertas e algumas medidas judiciais e administrativas e ajustes de atividades deverão ser tomados por ambas as partes. “A partir dessa reunião foram estabelecidas algumas condicionantes, tanto para o MEC quanto para a Unitins, que visam, ao final, o credenciamento do ensino à distância”.

Enquanto isso, os estudantes dos cursos em andamento terão assegurado o direito ao diploma de conclusão de curso na modalidade telepresencial. “Mais uma vez ficou reafirmado que aos alunos matriculados está assegurada a continuidade dos cursos e validação do diploma”, afirmou André. Não há um prazo estipulado para realizar os ajustes negociados, mas ambas as instituições continuarão em contato para cumprir as metas estabelecidas.

A Comissão também manifestou interesse em participar da Universidade Aberta, programa do governo federal, e se comprometeu a buscar meios para oferecer os cursos, dependendo apenas do credenciamento do MEC.

Compõem a Comissão: Maria Luiza Nascimento, servidora do Tribunal de Justiça do Tocantins e presidente da Comissão; Lívio William Reis de Carvalho, reitor interino da Unitins; José Kasuo Otsuka, da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenador da comissão; Alvenir Lima e Silva, secretário-chefe do Gabinete do Governador e André Luiz de Matos Gonçalves, procurador do Estado e secretário da comissão.

O subsecretário de Representação, Evandro Campelo, e o diretor de Ensino à Distância da Unitins, Maurício Silva, também participaram da reunião.

Palestra no Tocantins
Pela manhã, a Comissão esteve com o procurador de Justiça do Distrito Federal e professor de Direito, Eduardo Sabo Paes, em busca de informações jurídicas sobre fundações e autarquias e para convidá-lo para palestrar em Palmas. O professor aceitou o convite e nessa terça-feira, 26, deverá ministrar uma palestra na Unitins, à comunidade acadêmica e autoridades convidadas, sobre a natureza jurídica de fundações públicas de direito privado. (Da Secom)

Marcelo Miranda diz que candidatura própria do PMDB é “fundamental” e que não teme ficar sem legenda 23/01/10 12h07



O ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) voltou a defender neste sábado que o PMDB deve ter candidatura própria ao governo do Estado nas eleições de outubro. Ele destacou a importância de alianças com outras siglas, mas enfatizou: “Nesse momento, agora, eu entendo que para o PMDB é de fundamental importância uma candidatura própria”.

Marcelo não quis comentar sobre o possível apoio do PMDB à candidatura de João Ribeiro (PR) ao governo. “Até agora, com respeito a essa aliança, eu não falo nada porque eu não ouvi ainda nenhuma posição do presidente do partido”, disse. João Ribeiro era o líder do bloco de oposição ao governo de Marcelo Miranda enquanto este comandava o Estado.

Miranda enfatizou que essa defesa do nome do senador “é uma posição do governador, que tem que ser respeitada”. Porém, acrescentou: “Agora cabe a mim, não só como ex-governador, mas como membro do partido, defender a bandeira do partido, não descartando as coligações”.

Ele afirmou ainda que vê “com bons olhos” a perspectiva de aliança entre PMDB e PT, destacando que, durante seu governo, nunca teve problemas com esta sigla.

Marcelo destacou que defende candidatura própria do partido desde quando ainda era governador. Para justificar sua defesa, lembrou que o PMDB é hoje um partido que tem à frente o governador do Estado, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e que já teve outros dois ex-governadores – ele e Moisés Avelino.

Por outro lado, declarou que a decisão de ser ou candidato à reeleição, é pessoal do governador Gaguim.

Senado
O ex-governador declarou ainda que não tem preocupação nenhuma com relação à não conseguir legenda para ser candidato pelo PMDB ao Senado. Fontes do CT informaram recentemente que “históricos” peemedebistas estariam preocupados com a possibilidade da liderança do PMDB deixar Marcelo de fora da disputa ao Senado.

“Eu estou muito a vontade para dizer que o meu projeto, o nosso projeto, a nossa candidatura é ao Senado Federal”, declarou, acrescentando que até agora o presidente do partido nunca se posicionou de forma a levar a esse tipo de interpretação. “O partido não está negando candidatura a ninguém, não vai excluir ninguém , todos tem direito”, considerou. Fonte Cleber Toledo

23/01/10

Temporada de Praia 2009


Mediante expectativas já era esperado que a cidade de Araguatins recebesse em toda temporada de veraneio, um grande numero de visitantes atraídos pelas belezas do Rio Araguaia, onde nos meados de julho a setembro é a época da estiagem dos grandes rios formando-se as praias, porém nos últimos dias a cidade ficou pequena para comportar tanta gente.
Seguindo uma ampla programação foi possível conferir atrações diferentes, vale lembrar que a abertura foi com a renomada banda Kassicó e daí se expandia uma agenda turística para satisfazer qualquer visitante, bem como, tivemos a escolha da Garota da Praia 2009, Rock in praia, atividades esportivas como o Paint-Ball, que contou com uma arena montada para as equipes e toda infra-estrutura em palco, barracas e etc. Redação: Assessora de comunicação Nilda Romão. Fotos: Cezar Paparazzo Adm. Rocha Miranda

O Mais Belo Pôr do Sol do Araguaia

O Mais belo Pôr-do Sol do Araguaia...
Localização: região extremo-norte Área: 2.627 Km² Distância a Palmas: 601 km
Aniversário do município: 9 de junho
População: 26.417 habitantes (2007-IBGE)
Prefeito: FRANCISCO DA ROCHA MIRANDA
Telefones da prefeitura: 63 - 3474-2140 / 2259
História: o município foi criado em 21 de junho de 1913.
Araguatins, situado no Vale do Araguaia, começou seu povoamento em 1867, a partir de atividades extrativistas (árvores nativas, como os pequizeiros e oitizeiros) que atraíram trabalhadores vindos de diversas regiões. Em 1872, o local recebeu o nome de São Vicente do Araguaia e em 1913 foi elevado à categoria de município, com o nome de São Vicente. Porém, devido à turbulência política da época, o município só foi instalado em 7 de setembro de 1931.
Assessora de comunicação Nilda Romão. Fotos:Fotos: Cezar Paparazzo

AUGUSTINÓPOLIS: Mutirão do sub-registro continua hoje. Sexta-feira será em Araguatins Enviado por Agência Araguaia CAPC em 20 de janeiro de 2010 –



A primeira ação do grande mutirão de erradicação do sub-registro no Tocantins promovido pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, começou na manhã dês ontem, terça-feira, 19, na Escola Manoel Vicente de Souza, no centro de Augustinópolis. A abertura oficial dos trabalhos aconteceu na própria escola com o subsecretário de Cidadania e Justiça, Cel. Valdemar Tenório Luz, com a prefeita de Augustinópolis, Carmem Alcântara, com o superintendente de Proteção dos Direitos Humanos da Seciju, Crimério Pacheco, e com o coordenador do Balcão da Cidadania, William Duarte.
O mutirão de erradicação do sub-registro permanece ainda durante todo o dia de hoje, quarta-feira, 20, em Augustinópolis e na sexta-feira, 22, estará em Araguatins. O objetivo é alcançar os 139 municípios tocantinenses para que o maior número de pessoas tenham acesso à documentação básica. Também estão sendo atendidos os municípios de Sampaio, São Miguel, Sitio Novo, Axixá, Carrasco Bonito, Buriti e São Bento.
Os trabalhos do mutirão do sub-registro atenderão preferencialmente as pessoas que ainda não possuem a Certidão de Nascimento, documento vital para que a pessoa alcance seus direitos plenos de cidadania e através dele, consigam a retirada de documentos pessoais básicos como a Carteira de Identidade, o CPF, a Carteira de Trabalho e outros documentos.
De acordo com o Coronel Valdemar Tenório, o papel do Governo do Estado é exatamente o de possibilitar ao tocantinense a dignidade plena da cidadania. A prefeita de Augustinópolis ressaltou que o trabalho dos mutirões é de extrema relevância para o Tocantins e que por isso fez questão de se empenhar na divulgação do evento.
Cerca de 30 pessoas compõem a equipe do mutirão com profissionais da Secretaria da Cidadania e Justiça, dos Cartórios de Registro Civil, Secretaria da Segurança Pública (identificação Civil), Defensoria Pública e INSS. A coordenação dos trabalhos da equipe está a cargo da assistente social, Maria Olinda Carvalho de Nogueira, servidora do Balcão da Cidadania. (Roberto Oliveira – Foto: Leide Cursino)
Fonte: folha do Bico